Magali Drachler

Esq. para dir.: Caroline Bitencourt, Greice Kellen, Jocelaine Maieron e Ricardo Hermany

A Unisc Sobradinho e o curso de Direito promoveram uma prática de Júri Simulado no Ensino Médio. A primeira edição foi realizada nesta quarta-feira, 17 de outubro, na Câmara de Vereadores. Participaram estudantes concluintes do Ensino Médio das Escolas Estaduais: Padre Benjamim Copetti de Sobradinho, Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre (EEEMAT), Catarina Bridi de Ibarama, Padre Afonso Diehl de Segredo e Cristo Rei de Passa Sete.

De acordo com o coordenador do curso de Direito em Sobradinho, professor Ricardo Hermany, a proposta foi levar, a partir de um caso emblemático do Direito, O Caso de Exploradores de Cavernas, de Lon Fuller, um trabalho simulado, mas que mostrou um pouco da atividade do profissional de Direito. A ideia foi envolver as escolas da região, sendo que uma ficou responsável pela acusação e outra pela defesa. Estudantes de outros educandários estiveram no corpo de jurados, cujo sorteio foi realizado na hora. Hermany destacou a participação dos alunos. “Queremos registrar a grande satisfação do plenário lotado e da qualidade do preparo dos estudantes. Essa é uma das atividades do profissional de Direito, e ele tem um conjunto de campos de atuação. Mas, ao invés de irmos nas escolas divulgar o curso, propusemos algo diferente, ou seja, trazer o aluno para dentro da realidade do dia a dia do profissional de Direito”, comentou.

De sua parte, a coordenadora do Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ), Greice Kellen, disse ter sido importante a participação efetiva do Direito, no caso defesa e acusação, e como isso reflete na nossa vida. “Além de conhecer os professores, os estudantes participaram de algo ativo, que é um júri. A Universidade mostrou como funciona o judiciário e a ideia é realizar a atividade em outros municípios”, salientou.

A coordenadora Administrativa da Unisc Sobradinho, Jocelaine Maieron, avaliou o evento de forma positiva. “Estamos empolgados. Mobilizamos cinco escolas da região. Os alunos se concentraram, prestaram atenção e receberam muito bem a nossa ideia. Houve muita interação. Foi um ano desenvolvendo o projeto, que é inédito na Unisc, ainda é o primeiro, mas que já trouxe resultados”, ressaltou.

Já a chefe do Departamento de Direito, professora Caroline Bitencourt, mencionou a integração entre as escolas. “Essa união que a gente buscou entre a Universidade e as escolas, descobrindo talentos, podendo fomentar o debate e questões críticas e fazer esse caminho tão necessário das escolas com o ensino superior, foi uma experiência enriquecedora, com a participação de alunos, professores e comunidade acadêmica envolvida. Todos saíram ganhando deste momento tão rico para Sobradinho e a região Centro-Serra”, sublinhou.

Publicado por Josemar Santos

Magali Drachler