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A Unisc

O humanismo, a democracia e o ideal comunitário são marcas da UNISC

 

Bloco 25 - Prédio da ReitoriaAo iniciarmos um novo milênio, estamos convictos do nosso compromisso com a ética e com a solidariedade. A Universidade de Santa Cruz do Sul é uma Instituição jovem, que aprendeu nestes poucos anos como Universidade a dar passos firmes na direção da inclusão social, buscando determinação em superar desafios em benefício da coletividade, usando ciência e tecnologia e, sobretudo, vontade de realizar.

A formação de cidadãos íntegros é uma das missões assumidas pela UNISC. Enquanto instituição produtora e socializadora de conhecimento, nosso compromisso também é o de contribuir para a construção de um novo modelo social, alicerçado nos ideais de justiça e de igualdade. No início de um novo milênio, em que o humanismo secular esbarra nas regras do capitalismo globalizado e virtual, temos, mais do que nunca, o desafio de permanecer como o lócus do conhecimento, do humanismo e da discussão das grandes finalidades do ser humano.As instituições de ensino superior não podem se resumir à satisfação das exigências do mercado. A formação de profissionais habilitados e competentes é apenas uma parte do compromisso que assumimos. Somos protagonistas nesse processo de transformação social, porque somente com a ética, o humanismo e transdisciplinaridade nos manteremos entre as grandes instituições de ensino e de pesquisa da atualidade. Se um dos grandes desafios do ensino superior na atualidade é a formação integral do homem, outro diz respeito à inclusão de mais cidadãos no ensino superior.

Esses princípios norteiam a atuação da Universidade, voltada para atender aos anseios da comunidade regional, através do comprometimento com políticas públicas. Estamos constantemente buscando parcerias que possibilitem alternativas para a melhoria da qualidade de vida da população, nas mais diversas áreas.É preciso primar, sobretudo, pela qualidade dos serviços prestados.

Biblioteca CentralNesse sentido, colocamos à disposição dos alunos o melhor em termos de infra-estrutura e de recursos humanos. A cada ano inauguramos novos laboratórios, salas de aula e equipamentos e implementamos o acervo bibliográfico para que o ensino, a pesquisa e a extensão da UNISC sejam de qualidade. Além disso, nossos professores continuam buscando novos patamares de qualificação, reforçando a posição de Universidade com um dos melhores índices de titulação de professores do estado. O corpo docente da Instituição formado por 95% de mestres ou doutores comprova essa afirmação.

Estamos comprometidos com a justiça social e abertos à realidade dinâmica da sociedade, pois o humanismo, a democracia e o ideal comunitário são marcas da nossa Instituição. Mais do que produzir conhecimento, visamos à formação de cidadãos livres e capazes, porque acreditamos na edificação de uma sociedade solidária. Queremos construir, a partir da UNISC, o espaço da igualdade onde não existam muros para o ser e o saber.

 

A concepção de universidade e a missão da UNISC, articuladas aos seus princípios norteadores, sustentam o seguinte conjunto de compromissos básicos que são o substrato de sua operação e de seu funcionamento:

  • Compromisso com a qualidade universitária, que se expressa através de uma política de ensino, pesquisa e extensão, alicerçada num programa permanente de avaliação institucional e num programa de capacitação docente em constante aperfeiçoamento, e de uma política de gestão de pessoas que assegura boas condições de trabalho e qualidade de vida a docentes e técnicos administrativos.
  • Compromisso com a democracia, que se expressa em mecanismos institucionais democráticos, como a exigência estatutária de eleições diretas para todos os cargos de direção, na gestão democrática, no aprofundamento cotidiano da prática participativa e através de todas as relações estabelecidas pela Instituição com a sociedade.
  • Compromisso com a comunidade e realidade regional, que se traduz em um perfil institucional definido a partir das características do modelo comunitário de universidade e das demandas e necessidades da região, em políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, bem como na participação do poder público e da sociedade civil organizada nos órgãos colegiados da Universidade.
  • Compromisso com a responsabilidade social e ambiental, que se expressa por meio dos currículos e de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, realizadas coerentemente em relação aos objetivos e valores institucionais, com respeito, diálogo e transparência para com a sociedade.
  • Compromisso com os direitos humanos, baseado nos princípios da dignidade humana, da igualdade de direitos, do reconhecimento e da valorização das diferenças e das diversidades, da laicidade do Estado, da democracia na educação, da transversalidade, vivência e globalidade, e da sustentabilidade socioambiental.

A História da UNISC se confunde com a história da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul,  sua mantenedora, fundada em 1962. Na época, a APESC já sonhava com uma Universidade, mas percorreu um longo caminho até atingir esse objetivo.

Os esforços da Associação começaram a ser recompensados  em 1964, quando foi criada a Faculdade de Ciências  Contábeis. Em 1967 tiveram início  os cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1968, foi a vez da Faculdade de Direito e, dois anos depois, da Escola Superior de Educação Física.

Como a APESC não possuía patrimônio próprio, as faculdades iniciaram suas atividades em salas de aula  cedidas pelos colégios locais.  Em1973, passaram a ocupar o pavilhão central  do atual Parque da Oktoberfest  e, a partir de 1977, foram transferidas para um prédio próprio, construído pela APESC  nas proximidades desse  parque, na rua Coronel Jost. No início da década de setenta, a APESC, pensando no futuro Campus Universitário, também  adquiriu a excelente área onde hoje se localiza o Campus-sede da UNISC.

Em 1980 a mantenedora obteve a aprovação do MEC para criar as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, a FISC, unindo as quatro faculdades por ela mantidas. Com isso, a conquista da Universidade parecia mais próxima.  

A FISC passou a oferecer cursos de licenciatura em regime especial de férias e cursos de pós-graduação lato sensu em nível de especialização  e, pensando em universidade, incentivava a qualificação docente e as  atividades de pesquisa e de extensão.  A APESC, com o apoio da comunidade, procurava  também a ampliação do acervo da biblioteca, a instalação de  um Centro de Processamento de Dados e a obtenção  de financiamento federal para viabilizar a construção do Campus Universitário.

EM 1982,  o Campus sede da Unisc começou a ser edificado, tendo sido para ele transferidas em 1984 a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas e a Faculdade de Direito.  As demais faculdades e cursos permaneceram no prédio da FISC, aguardando a mantenedora obter recursos para dar continuidade  às obras no Campus.

As crises econômicas e o processo de democratização vivido pelo país na década de oitenta repercutiram na Instituição e contribuíram  para estabelecer e reforçar princípios e valores que se evidenciaram em especial  na vivência democrática em todos os níveis, no planejamento participativo, na transparência administrativa, e no compromisso com a comunidade.

O projeto que deu origem à UNISC foi construído,  assim, com intensa participação da comunidade acadêmica  e regional. A Carta-Consulta com vistas à criação da Universidade, foi aprovada em 1991, pelo então Conselho Federal de Educação - CFE  dando início a um processo de transição em que foram extintas as Faculdades, com reorganização de seus departamentos, que  passaram a ligar-se diretamente à Administração Superior. Em 1993 o processo de criação da Universidade chegou ao fim com pleno êxito, passando a entidade a  denominar-se Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Os anos seguintes foram marcados por um acelerado desenvolvimento em todos os aspectos. Houve uma nova arrancada de obras no Campus, o que permitiu que até 1997 todos os cursos pudessem ser transferidos para esse local.  Muitos novos cursos foram criados, com significativo aumento  do número de estudantes.

Em 1994 a UNISC implantava seu primeiro curso de Pós Graduação Stricto Sensu, o Mestrado em Desenvolvimento Regional que, desde  2005, também oferece Doutorado. Hoje a UNISC também oferece Mestrado e Doutorado em Direito; Mestrado e Doutorado em Educação; Mestrado e Doutorado em Letras; Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental; além de Mestrados em Promoção da Saúde; Sistemas e Processos Industriais; e Mestrado Profissional em Administração.

Na área da Educação Superior,  a conquista do status de Universidade permitiu à Instituição direcionar seu  desenvolvimento para novas áreas, como a da Saúde, com a criação dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Medicina. A área das Engenharias teve também grande expansão, com os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo,  Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica.

Atendendo às propostas de parceria de alguns municípios gaúchos, a  Universidade  estabeleceu Campi fora de sede em Sobradinho, em 1998; em Capão da Canoa, em 2001; em Venâncio Aires, em 2004; e em Montenegro, no ano de 2011.

O caráter comunitário da UNISC faz com que ela cresça  acompanhando os avanços tecnológicos sem descuidar da atenção ao ser humano e ao meio ambiente. Outra preocupação permanente é com a qualidade do trabalho que realiza. Foi dessa forma que a Universidade se destacou, em 2008, na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação - MEC. Em 2010, novamente, a Universidade obteve a nota máxima, cinco, na Avaliação Institucional Externa INEP/SESu/MEC. Em 2011, a Universidade obteve seu recredenciamento por mais dez anos pelo MEC.

Na área tecnológica, a UNISC  está adquirindo densidade não só pelos muitos cursos oferecidos nessa área  e  com os laboratórios que atendem à área , mas também  devido à instalação da  Incubadora Tecnológica e do Parque Científico e Tecnológico da UNISC-Tecnounisc, que está sendo implantado em convênio com o Ministério de Ciência e Tecnologia.

A APESC, além de atuar na área da educação superior, através da UNISC, a partir de 1984 passou a ser também mantenedora da Escola de Ensino Básico Educar-se e, em 1999, do Centro de Educação Profissional da Unisc - CEPRU.

A diversificação de atividades prosseguiu em 2003, com a aquisição pela APESC do Hospital Santa Cruz, a maior e mais antiga casa de saúde do município de Santa Cruz do Sul e da região. Além de campo de estágio para muitos alunos da UNISC, o hospital é referência em várias áreas e atende a pacientes de todos os municípios da região central do estado.

Em 2012, o HSC recebeu dos Ministérios da Saúde e da Educação o reconhecimento como Hospital de Ensino. Entre outros aspectos, contribuíram para a obtenção dessa distinção a excelente avaliação do Curso de Medicina da UNISC pelo MEC e a implantação de Residências Médicas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade e Ginecologia e Obstetrícia.

Os muitos projetos voltados à saúde, à educação, ao esporte, ao meio ambiente, à comunicação e ao desenvolvimento tecnológico reforçam os vínculos de uma Instituição comprometida com princípios éticos e com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está inserida.

Missão

A Missão expressa a razão de ser da Universidade e está ligada diretamente aos objetivos institucionais. Coerente com a trajetória histórica e levando em conta a análise do contexto regional e nacional e os anseios da comunidade regional, a Missão da UNISC é:

Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, visando à formação de cidadãos livres, capazes e solidários, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Visão

A Visão expressa a aspiração da Universidade no futuro próximo e adequa-se às suas intenções estratégicas. Coerente com a trajetória histórica e levando em conta a análise do contexto regional e nacional e os anseios da comunidade regional, a Visão da UNISC é:

Ser uma universidade comunitária e democrática, reconhecida por relevantes contribuições ao desenvolvimento, capaz de responder de forma criativa e dinâmica às transformações do contexto social.

Os valores indicam a maneira de ser ou de agir que a Universidade aponta à comunidade acadêmica como desejável para a realização de sua missão.

Ética

A ética designa um conjunto de concepções, valores e ideias que guiam as ações de um grupo social. Na UNISC, a ética é assumida como compromisso de vivenciar a missão, os valores e os compromissos institucionais, visando colocar a educação superior a serviço da coletividade.

Humanismo

O humanismo abrange o conjunto de concepções e valores próprios do ser humano, aquilo que o diferencia dos demais seres do universo. Na UNISC, o humanismo significa a busca do desenvolvimento integral das potencialidades humanas, o respeito a todas as pessoas e às diferenças entre elas, o compromisso com a efetivação dos direitos humanos, a formação do senso de autonomia pessoal, o desenvolvimento da capacidade de viver em sociedade e de interagir criativamente com os outros, de transformar o meio social, bem como a necessidade de compatibilizar as necessidades humanas com a sustentabilidade ambiental e o desafio de construir um ambiente de paz, solidariedade e justiça social.

Democracia

Na UNISC, a democracia está intimamente associada à participação nas decisões, à descentralização, à transparência administrativa, à formação e ao exercício da cidadania, ao respeito às regras definidas coletivamente, ao respeito às posições divergentes, à capacidade de resolver conflitos através do diálogo, à gestão responsável e transparente, à busca do equilíbrio entre mérito, competência técnica e deliberação coletiva. Além disso, envolve o compromisso com os rumos mais gerais da sociedade, a relação respeitosa com as instâncias do Estado e com as organizações da sociedade civil, e a cooperação interinstitucional e internacional.

Cidadania

Cidadania é um termo complementar à democracia, associado às noções de participação política, luta por direitos, vivência efetiva de direitos e deveres, construção de novas formas de vida em comum e de tomada de decisão. A consciência crítica é pressuposto para o exercício da cidadania. Na UNISC, cidadania e competência técnica têm igual relevância nas atividades educativas.

Participação

Diretamente ligada ao ideal democrático e à cidadania, a participação envolve o direito de tomar parte nas decisões e acarreta as responsabilidades delas decorrentes. No nível individual, a participação depende da autoconfiança e do senso de eficácia, formados ao longo da vida. Entre os principais desafios assumidos pela UNISC está o estímulo à prática da participação cotidiana de todos os segmentos da comunidade acadêmica nas decisões da Instituição e a criação de diretrizes que tornem a educação desenvolvida na Universidade um processo que favoreça a criação de uma cultura de participação.

Compromisso comunitário

Como Universidade comunitária, a UNISC mantém uma importante interação com a comunidade regional, nas diversas regiões em que está presente. O compromisso com a realidade regional expressa-se na participação ativa no processo de desenvolvimento social, cultural e econômico, traduzida em ações institucionais definidas a partir das demandas e necessidades comunitárias. O uso do termo comunitário, pela UNISC, envolve as noções de identidade regional, de responsabilidade coletiva com o desenvolvimento, de cooperação e de participação.

Solidariedade e Cooperação

A solidariedade envolve o compromisso de lutar pela justiça social, de apoiar os necessitados, de enfrentar as desigualdades e de erradicar os mecanismos de exclusão social. Fortalecer a solidariedade exige criar uma cultura de cooperação, de colaboração, de participação e de inclusão social. A Universidade tem como importantes desafios estimular as práticas de solidariedade no cotidiano da vida acadêmica e apoiar o esforço de inclusão dos setores sociais excluídos através da educação, do acesso ao conhecimento e à tecnologia.

Qualidade

Qualidade significa o desempenho das atividades de forma competente, buscando colocar-se à altura do “estado da arte” no âmbito em que se atua. Ela requer a promoção da melhoria constante de métodos, técnicas e procedimentos, através do estímulo à capacitação profissional permanente e da utilização de tecnologias adequadas. Para a UNISC, a qualidade não se reduz à competência técnica (o saber fazer) nem à dimensão racional, mas abarca também a dimensão ético-política (a finalidade do fazer, condizente com os objetivos institucionais) e psicoafetiva. A qualidade da educação é demonstrada pela formação de pessoas que sejam profissionais competentes e inovadores, cidadãos participativos e indivíduos equilibrados.

Criatividade

A criatividade é a capacidade de descobrir novas formas e meios para equacionar soluções para os problemas, de dar expressão e sentido à existência, e de construir condições para a felicidade. Nas atividades acadêmicas, a criatividade está relacionada à capacidade de encontrar soluções inovadoras nos diversos campos do conhecimento. O fortalecimento da cultura da criatividade, expresso na pesquisa, no ensino, na extensão e na gestão, é requisito para a produção de soluções próprias, voltadas à nossa realidade e pertinentes às nossas potencialidades.

Criticidade

A criticidade se manifesta na atitude crítica diante dos acontecimentos, ou seja, em uma postura de autonomia, constituída com base no julgamento rigoroso sobre o que é apresentado como verdade ou como fato. A consciência crítica é a que analisa e julga os acontecimentos a partir de critérios, de razões, levando a juízos ponderados. Para a UNISC, a criticidade é um dos elementos centrais da atividade educativa e do perfil dos seus colaboradores. É um dos pressupostos da inovação e de criatividade. Não a crítica pela crítica, mas a crítica para que as proposições usualmente aceitas sejam repensadas e as inovações tenham espaço para emergir.

Autonomia

A Universidade define a sua lógica de ação de forma autônoma no ensino, na pesquisa e na extensão, com base na missão, na visão, nos objetivos e nos valores institucionais e de acordo com as prerrogativas que a legislação estabelece para as universidades. As parcerias com outras instituições, com órgãos públicos e entidades, são feitas sob o pressuposto de ser respeitada a autonomia da Universidade.

A Universidade de Santa Cruz do Sul é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC, que possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, concedido pelo Ministério da Educação, em conformidade com a Lei n.° 12.101, de 27 de novembro de 2009.

 

A Unisc

O humanismo, a democracia e o ideal comunitário são marcas da UNISC

 

Bloco 25 - Prédio da ReitoriaAo iniciarmos um novo milênio, estamos convictos do nosso compromisso com a ética e com a solidariedade. A Universidade de Santa Cruz do Sul é uma Instituição jovem, que aprendeu nestes poucos anos como Universidade a dar passos firmes na direção da inclusão social, buscando determinação em superar desafios em benefício da coletividade, usando ciência e tecnologia e, sobretudo, vontade de realizar.

A formação de cidadãos íntegros é uma das missões assumidas pela UNISC. Enquanto instituição produtora e socializadora de conhecimento, nosso compromisso também é o de contribuir para a construção de um novo modelo social, alicerçado nos ideais de justiça e de igualdade. No início de um novo milênio, em que o humanismo secular esbarra nas regras do capitalismo globalizado e virtual, temos, mais do que nunca, o desafio de permanecer como o lócus do conhecimento, do humanismo e da discussão das grandes finalidades do ser humano.As instituições de ensino superior não podem se resumir à satisfação das exigências do mercado. A formação de profissionais habilitados e competentes é apenas uma parte do compromisso que assumimos. Somos protagonistas nesse processo de transformação social, porque somente com a ética, o humanismo e transdisciplinaridade nos manteremos entre as grandes instituições de ensino e de pesquisa da atualidade. Se um dos grandes desafios do ensino superior na atualidade é a formação integral do homem, outro diz respeito à inclusão de mais cidadãos no ensino superior.

Esses princípios norteiam a atuação da Universidade, voltada para atender aos anseios da comunidade regional, através do comprometimento com políticas públicas. Estamos constantemente buscando parcerias que possibilitem alternativas para a melhoria da qualidade de vida da população, nas mais diversas áreas.É preciso primar, sobretudo, pela qualidade dos serviços prestados.

Biblioteca CentralNesse sentido, colocamos à disposição dos alunos o melhor em termos de infra-estrutura e de recursos humanos. A cada ano inauguramos novos laboratórios, salas de aula e equipamentos e implementamos o acervo bibliográfico para que o ensino, a pesquisa e a extensão da UNISC sejam de qualidade. Além disso, nossos professores continuam buscando novos patamares de qualificação, reforçando a posição de Universidade com um dos melhores índices de titulação de professores do estado. O corpo docente da Instituição formado por 95% de mestres ou doutores comprova essa afirmação.

Estamos comprometidos com a justiça social e abertos à realidade dinâmica da sociedade, pois o humanismo, a democracia e o ideal comunitário são marcas da nossa Instituição. Mais do que produzir conhecimento, visamos à formação de cidadãos livres e capazes, porque acreditamos na edificação de uma sociedade solidária. Queremos construir, a partir da UNISC, o espaço da igualdade onde não existam muros para o ser e o saber.

 

A concepção de universidade e a missão da UNISC, articuladas aos seus princípios norteadores, sustentam o seguinte conjunto de compromissos básicos que são o substrato de sua operação e de seu funcionamento:

  • Compromisso com a qualidade universitária, que se expressa através de uma política de ensino, pesquisa e extensão, alicerçada num programa permanente de avaliação institucional e num programa de capacitação docente em constante aperfeiçoamento, e de uma política de gestão de pessoas que assegura boas condições de trabalho e qualidade de vida a docentes e técnicos administrativos.
  • Compromisso com a democracia, que se expressa em mecanismos institucionais democráticos, como a exigência estatutária de eleições diretas para todos os cargos de direção, na gestão democrática, no aprofundamento cotidiano da prática participativa e através de todas as relações estabelecidas pela Instituição com a sociedade.
  • Compromisso com a comunidade e realidade regional, que se traduz em um perfil institucional definido a partir das características do modelo comunitário de universidade e das demandas e necessidades da região, em políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, bem como na participação do poder público e da sociedade civil organizada nos órgãos colegiados da Universidade.
  • Compromisso com a responsabilidade social e ambiental, que se expressa por meio dos currículos e de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, realizadas coerentemente em relação aos objetivos e valores institucionais, com respeito, diálogo e transparência para com a sociedade.
  • Compromisso com os direitos humanos, baseado nos princípios da dignidade humana, da igualdade de direitos, do reconhecimento e da valorização das diferenças e das diversidades, da laicidade do Estado, da democracia na educação, da transversalidade, vivência e globalidade, e da sustentabilidade socioambiental.

A História da UNISC se confunde com a história da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul,  sua mantenedora, fundada em 1962. Na época, a APESC já sonhava com uma Universidade, mas percorreu um longo caminho até atingir esse objetivo.

Os esforços da Associação começaram a ser recompensados  em 1964, quando foi criada a Faculdade de Ciências  Contábeis. Em 1967 tiveram início  os cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1968, foi a vez da Faculdade de Direito e, dois anos depois, da Escola Superior de Educação Física.

Como a APESC não possuía patrimônio próprio, as faculdades iniciaram suas atividades em salas de aula  cedidas pelos colégios locais.  Em1973, passaram a ocupar o pavilhão central  do atual Parque da Oktoberfest  e, a partir de 1977, foram transferidas para um prédio próprio, construído pela APESC  nas proximidades desse  parque, na rua Coronel Jost. No início da década de setenta, a APESC, pensando no futuro Campus Universitário, também  adquiriu a excelente área onde hoje se localiza o Campus-sede da UNISC.

Em 1980 a mantenedora obteve a aprovação do MEC para criar as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, a FISC, unindo as quatro faculdades por ela mantidas. Com isso, a conquista da Universidade parecia mais próxima.  

A FISC passou a oferecer cursos de licenciatura em regime especial de férias e cursos de pós-graduação lato sensu em nível de especialização  e, pensando em universidade, incentivava a qualificação docente e as  atividades de pesquisa e de extensão.  A APESC, com o apoio da comunidade, procurava  também a ampliação do acervo da biblioteca, a instalação de  um Centro de Processamento de Dados e a obtenção  de financiamento federal para viabilizar a construção do Campus Universitário.

EM 1982,  o Campus sede da Unisc começou a ser edificado, tendo sido para ele transferidas em 1984 a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas e a Faculdade de Direito.  As demais faculdades e cursos permaneceram no prédio da FISC, aguardando a mantenedora obter recursos para dar continuidade  às obras no Campus.

As crises econômicas e o processo de democratização vivido pelo país na década de oitenta repercutiram na Instituição e contribuíram  para estabelecer e reforçar princípios e valores que se evidenciaram em especial  na vivência democrática em todos os níveis, no planejamento participativo, na transparência administrativa, e no compromisso com a comunidade.

O projeto que deu origem à UNISC foi construído,  assim, com intensa participação da comunidade acadêmica  e regional. A Carta-Consulta com vistas à criação da Universidade, foi aprovada em 1991, pelo então Conselho Federal de Educação - CFE  dando início a um processo de transição em que foram extintas as Faculdades, com reorganização de seus departamentos, que  passaram a ligar-se diretamente à Administração Superior. Em 1993 o processo de criação da Universidade chegou ao fim com pleno êxito, passando a entidade a  denominar-se Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Os anos seguintes foram marcados por um acelerado desenvolvimento em todos os aspectos. Houve uma nova arrancada de obras no Campus, o que permitiu que até 1997 todos os cursos pudessem ser transferidos para esse local.  Muitos novos cursos foram criados, com significativo aumento  do número de estudantes.

Em 1994 a UNISC implantava seu primeiro curso de Pós Graduação Stricto Sensu, o Mestrado em Desenvolvimento Regional que, desde  2005, também oferece Doutorado. Hoje a UNISC também oferece Mestrado e Doutorado em Direito; Mestrado e Doutorado em Educação; Mestrado e Doutorado em Letras; Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental; além de Mestrados em Promoção da Saúde; Sistemas e Processos Industriais; e Mestrado Profissional em Administração.

Na área da Educação Superior,  a conquista do status de Universidade permitiu à Instituição direcionar seu  desenvolvimento para novas áreas, como a da Saúde, com a criação dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Medicina. A área das Engenharias teve também grande expansão, com os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo,  Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica.

Atendendo às propostas de parceria de alguns municípios gaúchos, a  Universidade  estabeleceu Campi fora de sede em Sobradinho, em 1998; em Capão da Canoa, em 2001; em Venâncio Aires, em 2004; e em Montenegro, no ano de 2011.

O caráter comunitário da UNISC faz com que ela cresça  acompanhando os avanços tecnológicos sem descuidar da atenção ao ser humano e ao meio ambiente. Outra preocupação permanente é com a qualidade do trabalho que realiza. Foi dessa forma que a Universidade se destacou, em 2008, na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação - MEC. Em 2010, novamente, a Universidade obteve a nota máxima, cinco, na Avaliação Institucional Externa INEP/SESu/MEC. Em 2011, a Universidade obteve seu recredenciamento por mais dez anos pelo MEC.

Na área tecnológica, a UNISC  está adquirindo densidade não só pelos muitos cursos oferecidos nessa área  e  com os laboratórios que atendem à área , mas também  devido à instalação da  Incubadora Tecnológica e do Parque Científico e Tecnológico da UNISC-Tecnounisc, que está sendo implantado em convênio com o Ministério de Ciência e Tecnologia.

A APESC, além de atuar na área da educação superior, através da UNISC, a partir de 1984 passou a ser também mantenedora da Escola de Ensino Básico Educar-se e, em 1999, do Centro de Educação Profissional da Unisc - CEPRU.

A diversificação de atividades prosseguiu em 2003, com a aquisição pela APESC do Hospital Santa Cruz, a maior e mais antiga casa de saúde do município de Santa Cruz do Sul e da região. Além de campo de estágio para muitos alunos da UNISC, o hospital é referência em várias áreas e atende a pacientes de todos os municípios da região central do estado.

Em 2012, o HSC recebeu dos Ministérios da Saúde e da Educação o reconhecimento como Hospital de Ensino. Entre outros aspectos, contribuíram para a obtenção dessa distinção a excelente avaliação do Curso de Medicina da UNISC pelo MEC e a implantação de Residências Médicas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade e Ginecologia e Obstetrícia.

Os muitos projetos voltados à saúde, à educação, ao esporte, ao meio ambiente, à comunicação e ao desenvolvimento tecnológico reforçam os vínculos de uma Instituição comprometida com princípios éticos e com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está inserida.

Missão

A Missão expressa a razão de ser da Universidade e está ligada diretamente aos objetivos institucionais. Coerente com a trajetória histórica e levando em conta a análise do contexto regional e nacional e os anseios da comunidade regional, a Missão da UNISC é:

Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, visando à formação de cidadãos livres, capazes e solidários, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Visão

A Visão expressa a aspiração da Universidade no futuro próximo e adequa-se às suas intenções estratégicas. Coerente com a trajetória histórica e levando em conta a análise do contexto regional e nacional e os anseios da comunidade regional, a Visão da UNISC é:

Ser uma universidade comunitária e democrática, reconhecida por relevantes contribuições ao desenvolvimento, capaz de responder de forma criativa e dinâmica às transformações do contexto social.

Os valores indicam a maneira de ser ou de agir que a Universidade aponta à comunidade acadêmica como desejável para a realização de sua missão.

Ética

A ética designa um conjunto de concepções, valores e ideias que guiam as ações de um grupo social. Na UNISC, a ética é assumida como compromisso de vivenciar a missão, os valores e os compromissos institucionais, visando colocar a educação superior a serviço da coletividade.

Humanismo

O humanismo abrange o conjunto de concepções e valores próprios do ser humano, aquilo que o diferencia dos demais seres do universo. Na UNISC, o humanismo significa a busca do desenvolvimento integral das potencialidades humanas, o respeito a todas as pessoas e às diferenças entre elas, o compromisso com a efetivação dos direitos humanos, a formação do senso de autonomia pessoal, o desenvolvimento da capacidade de viver em sociedade e de interagir criativamente com os outros, de transformar o meio social, bem como a necessidade de compatibilizar as necessidades humanas com a sustentabilidade ambiental e o desafio de construir um ambiente de paz, solidariedade e justiça social.

Democracia

Na UNISC, a democracia está intimamente associada à participação nas decisões, à descentralização, à transparência administrativa, à formação e ao exercício da cidadania, ao respeito às regras definidas coletivamente, ao respeito às posições divergentes, à capacidade de resolver conflitos através do diálogo, à gestão responsável e transparente, à busca do equilíbrio entre mérito, competência técnica e deliberação coletiva. Além disso, envolve o compromisso com os rumos mais gerais da sociedade, a relação respeitosa com as instâncias do Estado e com as organizações da sociedade civil, e a cooperação interinstitucional e internacional.

Cidadania

Cidadania é um termo complementar à democracia, associado às noções de participação política, luta por direitos, vivência efetiva de direitos e deveres, construção de novas formas de vida em comum e de tomada de decisão. A consciência crítica é pressuposto para o exercício da cidadania. Na UNISC, cidadania e competência técnica têm igual relevância nas atividades educativas.

Participação

Diretamente ligada ao ideal democrático e à cidadania, a participação envolve o direito de tomar parte nas decisões e acarreta as responsabilidades delas decorrentes. No nível individual, a participação depende da autoconfiança e do senso de eficácia, formados ao longo da vida. Entre os principais desafios assumidos pela UNISC está o estímulo à prática da participação cotidiana de todos os segmentos da comunidade acadêmica nas decisões da Instituição e a criação de diretrizes que tornem a educação desenvolvida na Universidade um processo que favoreça a criação de uma cultura de participação.

Compromisso comunitário

Como Universidade comunitária, a UNISC mantém uma importante interação com a comunidade regional, nas diversas regiões em que está presente. O compromisso com a realidade regional expressa-se na participação ativa no processo de desenvolvimento social, cultural e econômico, traduzida em ações institucionais definidas a partir das demandas e necessidades comunitárias. O uso do termo comunitário, pela UNISC, envolve as noções de identidade regional, de responsabilidade coletiva com o desenvolvimento, de cooperação e de participação.

Solidariedade e Cooperação

A solidariedade envolve o compromisso de lutar pela justiça social, de apoiar os necessitados, de enfrentar as desigualdades e de erradicar os mecanismos de exclusão social. Fortalecer a solidariedade exige criar uma cultura de cooperação, de colaboração, de participação e de inclusão social. A Universidade tem como importantes desafios estimular as práticas de solidariedade no cotidiano da vida acadêmica e apoiar o esforço de inclusão dos setores sociais excluídos através da educação, do acesso ao conhecimento e à tecnologia.

Qualidade

Qualidade significa o desempenho das atividades de forma competente, buscando colocar-se à altura do “estado da arte” no âmbito em que se atua. Ela requer a promoção da melhoria constante de métodos, técnicas e procedimentos, através do estímulo à capacitação profissional permanente e da utilização de tecnologias adequadas. Para a UNISC, a qualidade não se reduz à competência técnica (o saber fazer) nem à dimensão racional, mas abarca também a dimensão ético-política (a finalidade do fazer, condizente com os objetivos institucionais) e psicoafetiva. A qualidade da educação é demonstrada pela formação de pessoas que sejam profissionais competentes e inovadores, cidadãos participativos e indivíduos equilibrados.

Criatividade

A criatividade é a capacidade de descobrir novas formas e meios para equacionar soluções para os problemas, de dar expressão e sentido à existência, e de construir condições para a felicidade. Nas atividades acadêmicas, a criatividade está relacionada à capacidade de encontrar soluções inovadoras nos diversos campos do conhecimento. O fortalecimento da cultura da criatividade, expresso na pesquisa, no ensino, na extensão e na gestão, é requisito para a produção de soluções próprias, voltadas à nossa realidade e pertinentes às nossas potencialidades.

Criticidade

A criticidade se manifesta na atitude crítica diante dos acontecimentos, ou seja, em uma postura de autonomia, constituída com base no julgamento rigoroso sobre o que é apresentado como verdade ou como fato. A consciência crítica é a que analisa e julga os acontecimentos a partir de critérios, de razões, levando a juízos ponderados. Para a UNISC, a criticidade é um dos elementos centrais da atividade educativa e do perfil dos seus colaboradores. É um dos pressupostos da inovação e de criatividade. Não a crítica pela crítica, mas a crítica para que as proposições usualmente aceitas sejam repensadas e as inovações tenham espaço para emergir.

Autonomia

A Universidade define a sua lógica de ação de forma autônoma no ensino, na pesquisa e na extensão, com base na missão, na visão, nos objetivos e nos valores institucionais e de acordo com as prerrogativas que a legislação estabelece para as universidades. As parcerias com outras instituições, com órgãos públicos e entidades, são feitas sob o pressuposto de ser respeitada a autonomia da Universidade.

A Universidade de Santa Cruz do Sul é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC, que possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, concedido pelo Ministério da Educação, em conformidade com a Lei n.° 12.101, de 27 de novembro de 2009.

 

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