AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Serviços Comunitários

 

 

 

SIS – ENFERMAGEM – BLOCO 31

NÃO TERÁ VACINAÇÃO NOS SEGUINTES DIAS E TURNOS:

DIA 01 DE ABRIL DE 2022 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ

DIA 02 DE MAIO DE 2022 – SEGUNDA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE JUNHO DE 2022 – QUARTA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE JULHO DE 2022 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE AGOSTO DE 2022 – SEGUNDA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE SETEMBRO DE 2022 – QUINTA-FEIRA – MANHÃ

DIA 03 DE OUTUBRO DE 2022 – SEGUNDA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE NOVEMBRO DE 2022 – TERÇA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2022 – QUINTA-FEIRA – MANHÃ

MOTIVO:  FECHAMENTO MENSAL OBRIGATÓRIO DO SISTEMA SIPNI DO MINISTÉRIO DA SAÚDE  DA SALA DE VACINAS, RESSALTAMOS QUE  ESTE PROCESSO OCORRE SEMPRE NO PRIMEIRO DIA ÚTIL DE CADA MÊS.

 

 

O SIS é um serviço da Universidade que atende à comunidade de Santa Cruz do Sul e região, prestando atendimentos sustentados nos valores de um Serviço–Escola que coloca o sujeito no centro da atenção e o sabe, desde sempre e ao mesmo tempo, biológico, social, histórico, político e subjetivo. Na dimensão de um Serviço-Escola, configura um lugar de planejamento e execução de práticas clínicas que reúne estagiário(a)s e supervisores das várias profissões que trabalham com diagnósticos, tratamento,  reinserção social, prevenção e promoção de saúde. Presta assistência aprendendo cotidianamente a não desvincular Ensino, Pesquisa e Extensão nas diferentes práticas das profissões e implicando o sujeito nos seus modos de produção de saúde e de doença, na busca de autonomia e de protagonismo nos seus processos de vida.

O SIS nasceu com o ideal de dar atenção integral à saúde, por isto o nome: Serviço Integrado de Saúde. Isto significa alcançar o sujeito/comunidade que o procura em toda a sua extensão, objetivando desenvolver um trabalho de equipe, que ultrapasse os muros da interdisciplinaridade e que produza conhecimentos que privilegie o planejamento crítico e reflexivo sobre as finalidades das propostas e intervenções; que investigue sobre a origem, o desenvolvimento e a manutenção dos sofrimentos individuais e coletivos, por reconhecer que deste conhecimento delineará os projetos terapêuticos e os processos de cura/tratamento e prevenção.

Idealizado e implantado pelos cursos de Psicologia e de Enfermagem, o SIS desde sempre reuniu esforços para agregar mais cursos nesta empreitada o que resultou na adesão dos cursos de Nutrição e posteriormente, da Medicina. Do mesmo modo que a equipe do serviço se renova a cada semestre com a entrada de novo(a)s estagiário(a)s, as práticas aqui desenvolvidas também não cessam de se renovar, conferindo lugar a uma clínica ampliada com intervenções e ações sustentadas na discussão sobre o processo saúde-doença.


Coordenação do Serviço Integrado de Saúde
Jerto Cardoso da Silva - Curso de Psicologia
Vera Elenei da Costa Somavilla - Curso de Enfermagem
Fabiana Assmann Poll - Curso de Nutrição
Marilia Dornelles Bastos  - Curso de Medicina   

 

Ao longo de seu funcionamento, o serviço instituiu metodologias ativas de ensino/aprendizagem que utilizam as seguintes ferramentas pedagógicas:

  • ACOLHIMENTO – momento no qual se proporciona ao usuário um primeiro amparo e se colhe informações para organizar/hierarquizar o fluxo e o tipo de oferta de atendimento no serviço;
  • PSICOTERAPIA- Atendimento em psicoterapia de criança, adolescente, adulto, casal e família.
  • ATENDIMENTO NUTRICIONAL
  • ATENDIMENTOS DE ENFERMAGEM
  • ATENDIMENTOS DE MEDICINA
  • PLANTÃO -  Dentro da perspectiva que visa acolher os usuários em crise, criou-se a oferta do plantão em psicologia, onde os estudantes atuam para atender as demandas urgentes que surgem no decorrer dos atendimentos das diversas áreas. As intervenções podem ser realizadas no SIS, através de visitas domiciliares, no atendimento aos familiares, etc.
  • PRÁTICAS GRUPAIS: A atividade em grupo busca: socialização; integração; apoio psíquico; trocas de experiências; trocas de saberes; construção de projetos coletivos; etc.
  • BOLETIM ENTRE-SIS: veículo de comunicação e integração entre o serviço e a comunidade acadêmica e geral;
  • SEMINÁRIO INTEGRADO DO SIS- Evento anual que visa a socialização dos conhecimentos produzidos.

Espaço Físico

O Serviço Integrado de Saúde - SIS funciona no bloco 31 do Campus Universitário, com 779,20 m2 de área construída para este fim e destinado ao atendimento conjunto das atividades dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Nutrição, e Medicina.

O espaço físico do SIS conta com dependências de uso comum e com dependências de uso exclusivo e específico para cada um dos cursos que se destinam ao atendimento de diferentes públicos.

O prédio conta com cinco salas para atendimento individual, sendo 2 salas destinadas a pacientes infantis e 3 para pacientes adultos; uma sala subdividida para atendimento de psicoterapia familiar, equipada com espelho unidirecional , com sistema de interfone; três salas de atividades e projetos (atendimento de grupo, reuniões, seminários); sete salas de consultas; ambulatório nutricional; uma sala de procedimentos equipada para atendimento ambulatorial; o prédio possui ainda sanitários e cozinha.


Horário de atendimento

O Serviço Integrado Saúde(SIS) funciona  de segundas a sextas, das 8:00 às 12:00, e das 13:00 às 22:00. 

VACINAS DE ROTINA   ocorre em horário diferenciado, MANHÃ das 8:00 às 11:00 e TARDE das 13:00 às 16:00.

APLICAÇÃO DA VACINA  CONTRA COVID (menos 2ª dose CORONA VAC e crianças de 05 à 11 anos), MANHÃ das 8:00 às 11:00 e TARDE das 13:00 às 16:00

DE ACORDO COM A DEMANDA O SERVIÇO PODE ENCERRAR A VACINAÇÃO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO


Clientela

Comunidade de Santa Cruz do Sul e região, professores, funcionários e estudantes da UNISC.

Projetos Integrados

Os projetos integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão são desenvolvidos visando atender as demandas dos cursos de graduação que atuam no serviço,


Projetos específicos

Enfermagem

As atividades desenvolvidas são: atendimento Tele Cuidado COE-E,  consultas de enfermagem, coletas de RT-PCR, encaminhamentos,  exame citopatológico,  verificação de sinais vitais, curativos, imunizações rede pública , aplicação de medicação parenteral (com receita médica), imobilizações, retirada de pontos,   nebulizações, teste do pezinho, testes rápidos, grupos de educação em saúde, grupo mulheres em evidência e visitas domiciliares (próximas a UNISC).

Psicologia

Este espaço constitui um dos lugares de desenvolvimento dos Estágios Integrados de Psicologia e conta, atualmente, com cinco supervisores:
Ms.Dulce Grasel Zacharias
Dra.Edna Linhares Garcia;
Ms. Gabrielly da Fontoura Winter;
Dr.Jerto Cardoso da Silva;
Ms. Makely Ferreira Rodrigues

O Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC tem como princípio norteador de suas atividades a promoção e a reabilitação da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças, através de ações integradas e humanizadas, proporcionando uma prática multiprofissional e interdisciplinar O SIS é o serviço-escola dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Medicina da UNISC que, de acordo com as necessidades de ensino, pesquisa e extensão dos referidos cursos, presta serviços à comunidade de Santa Cruz do Sul e da região, caracterizando-se como um serviço ambulatorial. O Serviço conta a partir de 2022 com diferentes núcleos de atuação, objetivando proporcionar ao aluno a inserção e prática profissional em diferentes campos de intervenção da Psicologia. O objetivo geral dos núcleos é implementar espaço amplo e diversificado para a realização de atividades teórico-práticas vinculadas à Psicologia, proporcionando formação qualificada aos alunos em estágio curricular obrigatório, com foco no desenvolvimento de competências previstas no perfil do egresso. O SIS/Psicologia conta com quatro núcleos de atuação: o núcleo clínico, obrigatório para todos os estagiários e os núcleos de ações coletivas, núcleo de psicologia jurídica, núcleo de comunicação e educação em saúde sendo esses opcionais aos estagiários, no entanto, o estagiário deverá realizar no mínimo duas atividades nos núcleos opcionais.

As atividades desenvolvidas:

Núcleo Clínico

Neste núcleo podem ser realizados atendimentos clínicos psicoterápicos individuais a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e família, conforme acolhimento das demandas comunitárias.

Núcleo Ações Coletivas

Este núcleo trabalha as demandas relacionadas aos contextos e demandas de saúde vinculadas ao atendimento coletivo à comunidade a fim de aprofundar os conhecimentos dos sistemas, contextos grupais e atividades interdisciplinares.

Núcleo de Psicologia Jurídica

O Núcleo Jurídico centraliza projetos e ações destinados ao fazer psicológico em âmbito jurídico, tais como violência doméstica e sexual, processos de guarda e adoção, psicologia forense e criminal, mediação, entre outros, envolvendo demandas jurídicas. Poderá atuar em parceria com instituições jurídicas, como fóruns, promotorias, acolhimentos institucionais e sistema prisional. Os projetos e ações são estabelecidos conforme demanda e/ou interesse em parcerias institucionais.

Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde

O núcleo de comunicação e educação em saúde envolve atividades ligadas à comunicação e educação em saúde destinadas à comunidade. E comissões formada pelos estagiários com atividades de apoio às atividades do serviço, capacitação dos estagiários, comunicação com a comunidade.


Nutrição

O Ambulatório de Nutrição tem a finalidade de proporcionar aos acadêmicos do curso de Nutrição o exercício do atendimento nutricional em nível individual e grupal, nas diversas faixas etárias e patologias. As orientações nutricionais são flexíveis, negociadas e compatíveis com as necessidades de cada usuário. Na pactuação das metas com os usuários, são valorizados pequenos progressos nas modificações dos hábitos alimentares e de vida, a curto e médio prazo, a redução do peso e do grau de obesidade e dos fatores de risco associados.


Medicina

O curso de medicina propõe uma ruptura do modelo médico direcionado unicamente para atendimento curativo. Essa mudança visa propiciar um cuidado mais amplo, com ações de prevenção e tratamento. A medicina realiza atendimentos voltados para a mulher através de consultas de ginecologia e prevenção de câncer. Realiza atendimentos de crianças com acompanhamento do desenvolvimento infantil através da puericultura, consultas pediátricas, atendimento interdisciplinar em crianças com obesidade e consulta com pneumo pediatra, além de endocrinologia para crianças e adultos e especialidade de infectologia. Os atendimentos são realizados por acadêmicos de medicina, com supervisão dos professores.

  • Atendimento conjunto das atividades dos cursos de Psicologia,  Enfermagem, Nutrição e Medicina;
  • Centralizar atividades teórico-práticas dos cursos;
  • Atender a comunidade de Santa Cruz do Sul e região;
  • Desenvolver projetos interdisciplinares que visem a promoção da saúde em parceria com outras áreas do conhecimento acadêmicas e/ou comunitárias;
  • Integrar Ensino, Pesquisa e Extensão

Supervisão Local

Enfermagem

O curso de Enfermagem realiza no SIS estágios curriculares de Enfermagem Neonatológica e Pediátrica, de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica e Estágio Supervisionado em Serviços e Saúde. Estas atividades são supervisionadas por enfermeiros docentes do Departamento de Enfermagem.
Para o serviço de enfermagem não há projeção exata do número de atendimentos, pois está relacionado com a procura da clientela e a demanda.

Psicologia

O SIS constitui um dos espaços para o desenvolvimento dos Estágios Integrados de Psicologia I, II, III e IV, sob supervisão de professores:
Dra. Edna Linhares Garcia , Ms. Dulce Grasel Zacharias , Ms. Gabrielly da Fontoura Winter, Dr. Jerto Cardoso da Silva e Ms. Makely Ferreira Rodrigues

Nutrição

O Curso de Nutrição atua dentro do SIS com Projetos de Extensão e na realização de Estágios Curriculares e  Disciplinas Práticas utilizando o Laboratório de Avaliação Nutricional do Adulto e Laboratório de Avaliação Nutricional da Criança e do Adolescente.  Os atendimentos são realizados por acadêmicos do curso de nutrição, com supervisão dos professores.

Telefone e whatsapp : 3717-7480
Endereço: Av. Independência, 2293, Universitário, Santa Cruz do Sul
Bloco 31
Facebook 

 

Serviços Comunitários

 

 

 

SIS – ENFERMAGEM – BLOCO 31

NÃO TERÁ VACINAÇÃO NOS SEGUINTES DIAS E TURNOS:

DIA 01 DE ABRIL DE 2022 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ

DIA 02 DE MAIO DE 2022 – SEGUNDA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE JUNHO DE 2022 – QUARTA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE JULHO DE 2022 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE AGOSTO DE 2022 – SEGUNDA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE SETEMBRO DE 2022 – QUINTA-FEIRA – MANHÃ

DIA 03 DE OUTUBRO DE 2022 – SEGUNDA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE NOVEMBRO DE 2022 – TERÇA-FEIRA – MANHÃ

DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2022 – QUINTA-FEIRA – MANHÃ

MOTIVO:  FECHAMENTO MENSAL OBRIGATÓRIO DO SISTEMA SIPNI DO MINISTÉRIO DA SAÚDE  DA SALA DE VACINAS, RESSALTAMOS QUE  ESTE PROCESSO OCORRE SEMPRE NO PRIMEIRO DIA ÚTIL DE CADA MÊS.

 

 

O SIS é um serviço da Universidade que atende à comunidade de Santa Cruz do Sul e região, prestando atendimentos sustentados nos valores de um Serviço–Escola que coloca o sujeito no centro da atenção e o sabe, desde sempre e ao mesmo tempo, biológico, social, histórico, político e subjetivo. Na dimensão de um Serviço-Escola, configura um lugar de planejamento e execução de práticas clínicas que reúne estagiário(a)s e supervisores das várias profissões que trabalham com diagnósticos, tratamento,  reinserção social, prevenção e promoção de saúde. Presta assistência aprendendo cotidianamente a não desvincular Ensino, Pesquisa e Extensão nas diferentes práticas das profissões e implicando o sujeito nos seus modos de produção de saúde e de doença, na busca de autonomia e de protagonismo nos seus processos de vida.

O SIS nasceu com o ideal de dar atenção integral à saúde, por isto o nome: Serviço Integrado de Saúde. Isto significa alcançar o sujeito/comunidade que o procura em toda a sua extensão, objetivando desenvolver um trabalho de equipe, que ultrapasse os muros da interdisciplinaridade e que produza conhecimentos que privilegie o planejamento crítico e reflexivo sobre as finalidades das propostas e intervenções; que investigue sobre a origem, o desenvolvimento e a manutenção dos sofrimentos individuais e coletivos, por reconhecer que deste conhecimento delineará os projetos terapêuticos e os processos de cura/tratamento e prevenção.

Idealizado e implantado pelos cursos de Psicologia e de Enfermagem, o SIS desde sempre reuniu esforços para agregar mais cursos nesta empreitada o que resultou na adesão dos cursos de Nutrição e posteriormente, da Medicina. Do mesmo modo que a equipe do serviço se renova a cada semestre com a entrada de novo(a)s estagiário(a)s, as práticas aqui desenvolvidas também não cessam de se renovar, conferindo lugar a uma clínica ampliada com intervenções e ações sustentadas na discussão sobre o processo saúde-doença.


Coordenação do Serviço Integrado de Saúde
Jerto Cardoso da Silva - Curso de Psicologia
Vera Elenei da Costa Somavilla - Curso de Enfermagem
Fabiana Assmann Poll - Curso de Nutrição
Marilia Dornelles Bastos  - Curso de Medicina   

 

Ao longo de seu funcionamento, o serviço instituiu metodologias ativas de ensino/aprendizagem que utilizam as seguintes ferramentas pedagógicas:

  • ACOLHIMENTO – momento no qual se proporciona ao usuário um primeiro amparo e se colhe informações para organizar/hierarquizar o fluxo e o tipo de oferta de atendimento no serviço;
  • PSICOTERAPIA- Atendimento em psicoterapia de criança, adolescente, adulto, casal e família.
  • ATENDIMENTO NUTRICIONAL
  • ATENDIMENTOS DE ENFERMAGEM
  • ATENDIMENTOS DE MEDICINA
  • PLANTÃO -  Dentro da perspectiva que visa acolher os usuários em crise, criou-se a oferta do plantão em psicologia, onde os estudantes atuam para atender as demandas urgentes que surgem no decorrer dos atendimentos das diversas áreas. As intervenções podem ser realizadas no SIS, através de visitas domiciliares, no atendimento aos familiares, etc.
  • PRÁTICAS GRUPAIS: A atividade em grupo busca: socialização; integração; apoio psíquico; trocas de experiências; trocas de saberes; construção de projetos coletivos; etc.
  • BOLETIM ENTRE-SIS: veículo de comunicação e integração entre o serviço e a comunidade acadêmica e geral;
  • SEMINÁRIO INTEGRADO DO SIS- Evento anual que visa a socialização dos conhecimentos produzidos.

Espaço Físico

O Serviço Integrado de Saúde - SIS funciona no bloco 31 do Campus Universitário, com 779,20 m2 de área construída para este fim e destinado ao atendimento conjunto das atividades dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Nutrição, e Medicina.

O espaço físico do SIS conta com dependências de uso comum e com dependências de uso exclusivo e específico para cada um dos cursos que se destinam ao atendimento de diferentes públicos.

O prédio conta com cinco salas para atendimento individual, sendo 2 salas destinadas a pacientes infantis e 3 para pacientes adultos; uma sala subdividida para atendimento de psicoterapia familiar, equipada com espelho unidirecional , com sistema de interfone; três salas de atividades e projetos (atendimento de grupo, reuniões, seminários); sete salas de consultas; ambulatório nutricional; uma sala de procedimentos equipada para atendimento ambulatorial; o prédio possui ainda sanitários e cozinha.


Horário de atendimento

O Serviço Integrado Saúde(SIS) funciona  de segundas a sextas, das 8:00 às 12:00, e das 13:00 às 22:00. 

VACINAS DE ROTINA   ocorre em horário diferenciado, MANHÃ das 8:00 às 11:00 e TARDE das 13:00 às 16:00.

APLICAÇÃO DA VACINA  CONTRA COVID (menos 2ª dose CORONA VAC e crianças de 05 à 11 anos), MANHÃ das 8:00 às 11:00 e TARDE das 13:00 às 16:00

DE ACORDO COM A DEMANDA O SERVIÇO PODE ENCERRAR A VACINAÇÃO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO


Clientela

Comunidade de Santa Cruz do Sul e região, professores, funcionários e estudantes da UNISC.

Projetos Integrados

Os projetos integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão são desenvolvidos visando atender as demandas dos cursos de graduação que atuam no serviço,


Projetos específicos

Enfermagem

As atividades desenvolvidas são: atendimento Tele Cuidado COE-E,  consultas de enfermagem, coletas de RT-PCR, encaminhamentos,  exame citopatológico,  verificação de sinais vitais, curativos, imunizações rede pública , aplicação de medicação parenteral (com receita médica), imobilizações, retirada de pontos,   nebulizações, teste do pezinho, testes rápidos, grupos de educação em saúde, grupo mulheres em evidência e visitas domiciliares (próximas a UNISC).

Psicologia

Este espaço constitui um dos lugares de desenvolvimento dos Estágios Integrados de Psicologia e conta, atualmente, com cinco supervisores:
Ms.Dulce Grasel Zacharias
Dra.Edna Linhares Garcia;
Ms. Gabrielly da Fontoura Winter;
Dr.Jerto Cardoso da Silva;
Ms. Makely Ferreira Rodrigues

O Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC tem como princípio norteador de suas atividades a promoção e a reabilitação da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças, através de ações integradas e humanizadas, proporcionando uma prática multiprofissional e interdisciplinar O SIS é o serviço-escola dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Medicina da UNISC que, de acordo com as necessidades de ensino, pesquisa e extensão dos referidos cursos, presta serviços à comunidade de Santa Cruz do Sul e da região, caracterizando-se como um serviço ambulatorial. O Serviço conta a partir de 2022 com diferentes núcleos de atuação, objetivando proporcionar ao aluno a inserção e prática profissional em diferentes campos de intervenção da Psicologia. O objetivo geral dos núcleos é implementar espaço amplo e diversificado para a realização de atividades teórico-práticas vinculadas à Psicologia, proporcionando formação qualificada aos alunos em estágio curricular obrigatório, com foco no desenvolvimento de competências previstas no perfil do egresso. O SIS/Psicologia conta com quatro núcleos de atuação: o núcleo clínico, obrigatório para todos os estagiários e os núcleos de ações coletivas, núcleo de psicologia jurídica, núcleo de comunicação e educação em saúde sendo esses opcionais aos estagiários, no entanto, o estagiário deverá realizar no mínimo duas atividades nos núcleos opcionais.

As atividades desenvolvidas:

Núcleo Clínico

Neste núcleo podem ser realizados atendimentos clínicos psicoterápicos individuais a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e família, conforme acolhimento das demandas comunitárias.

Núcleo Ações Coletivas

Este núcleo trabalha as demandas relacionadas aos contextos e demandas de saúde vinculadas ao atendimento coletivo à comunidade a fim de aprofundar os conhecimentos dos sistemas, contextos grupais e atividades interdisciplinares.

Núcleo de Psicologia Jurídica

O Núcleo Jurídico centraliza projetos e ações destinados ao fazer psicológico em âmbito jurídico, tais como violência doméstica e sexual, processos de guarda e adoção, psicologia forense e criminal, mediação, entre outros, envolvendo demandas jurídicas. Poderá atuar em parceria com instituições jurídicas, como fóruns, promotorias, acolhimentos institucionais e sistema prisional. Os projetos e ações são estabelecidos conforme demanda e/ou interesse em parcerias institucionais.

Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde

O núcleo de comunicação e educação em saúde envolve atividades ligadas à comunicação e educação em saúde destinadas à comunidade. E comissões formada pelos estagiários com atividades de apoio às atividades do serviço, capacitação dos estagiários, comunicação com a comunidade.


Nutrição

O Ambulatório de Nutrição tem a finalidade de proporcionar aos acadêmicos do curso de Nutrição o exercício do atendimento nutricional em nível individual e grupal, nas diversas faixas etárias e patologias. As orientações nutricionais são flexíveis, negociadas e compatíveis com as necessidades de cada usuário. Na pactuação das metas com os usuários, são valorizados pequenos progressos nas modificações dos hábitos alimentares e de vida, a curto e médio prazo, a redução do peso e do grau de obesidade e dos fatores de risco associados.


Medicina

O curso de medicina propõe uma ruptura do modelo médico direcionado unicamente para atendimento curativo. Essa mudança visa propiciar um cuidado mais amplo, com ações de prevenção e tratamento. A medicina realiza atendimentos voltados para a mulher através de consultas de ginecologia e prevenção de câncer. Realiza atendimentos de crianças com acompanhamento do desenvolvimento infantil através da puericultura, consultas pediátricas, atendimento interdisciplinar em crianças com obesidade e consulta com pneumo pediatra, além de endocrinologia para crianças e adultos e especialidade de infectologia. Os atendimentos são realizados por acadêmicos de medicina, com supervisão dos professores.

  • Atendimento conjunto das atividades dos cursos de Psicologia,  Enfermagem, Nutrição e Medicina;
  • Centralizar atividades teórico-práticas dos cursos;
  • Atender a comunidade de Santa Cruz do Sul e região;
  • Desenvolver projetos interdisciplinares que visem a promoção da saúde em parceria com outras áreas do conhecimento acadêmicas e/ou comunitárias;
  • Integrar Ensino, Pesquisa e Extensão

Supervisão Local

Enfermagem

O curso de Enfermagem realiza no SIS estágios curriculares de Enfermagem Neonatológica e Pediátrica, de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica e Estágio Supervisionado em Serviços e Saúde. Estas atividades são supervisionadas por enfermeiros docentes do Departamento de Enfermagem.
Para o serviço de enfermagem não há projeção exata do número de atendimentos, pois está relacionado com a procura da clientela e a demanda.

Psicologia

O SIS constitui um dos espaços para o desenvolvimento dos Estágios Integrados de Psicologia I, II, III e IV, sob supervisão de professores:
Dra. Edna Linhares Garcia , Ms. Dulce Grasel Zacharias , Ms. Gabrielly da Fontoura Winter, Dr. Jerto Cardoso da Silva e Ms. Makely Ferreira Rodrigues

Nutrição

O Curso de Nutrição atua dentro do SIS com Projetos de Extensão e na realização de Estágios Curriculares e  Disciplinas Práticas utilizando o Laboratório de Avaliação Nutricional do Adulto e Laboratório de Avaliação Nutricional da Criança e do Adolescente.  Os atendimentos são realizados por acadêmicos do curso de nutrição, com supervisão dos professores.

Telefone e whatsapp : 3717-7480
Endereço: Av. Independência, 2293, Universitário, Santa Cruz do Sul
Bloco 31
Facebook 

 

MENU PRINCIPAL