AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

 

 

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI

O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Processo Seletivo Prouni para 2024/1

O Ministério da Educação divulgou o edital referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

As inscrições poderão ser feitas no período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024, no portal de acesso único, no endereço eletrônico https;//acessounico.mec.gov.br/prouni.

Podem se inscrever candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior. Em caso de concomitância ou complementariedade de licenciatura e de bacharelado no mesmo curso, será excepcionada a exigência do estudante não ser portador de diploma de curso superior. Também deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni (Edições de 2021 ou 2022).

Para se candidatar ao Prouni, também é necessário atender a pelo menos uma das condições abaixo:
  1. Tenha cursado:
    • ensino médio integralmente em escola da rede pública.
    • ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
    • ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
    • ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista.
    • ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
  2. Ser pessoa com deficiência.
  3. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior. 

As bolsas integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo nacional e a bolsa parcial aos estudantes com renda familiar bruta per capita de até  03 salários mínimos nacionais,

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha. Em seguida preencher os dados do formulário de inscrição e selecionar as opções de curso.

Além disso, complementar o cadastro com endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o MEC poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo.

Nota mínima – O MEC estabelece que a nota mínima para participar no ProUni é de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem.

O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividido por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

Classificação: é realizada pelo sistema do Prounie os estudantes são classificados  de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem e a modalidade de concorrência, observada a seguinte ordem:

  1. professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  2. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  3. estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  4. estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  5. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
  6. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observada a sequência de opção que selecionou no momento da inscrição o limite de bolsas disponíveis e a ordem de classificação.

O candidato que for classificado deverá comparecer à respectiva IES conforme o cronograma ou enviar seus documentos digitalizados pelo e-mail prouni@unisc.br para realizar a comprovação das informações prestadas, junto com a Ficha de Inscrição específica da Unisc (ver link abaixo), preenchida, e com as cópias dos documentos solicitados pela Unisc (consta no link abaixo). A Unisc enviará e-mail aos candidatos com as orientações aos pré-selecionados, após a divulgação pelo MEC. 

Em caso de dúvidas, contatar pelo telefone (51) 3717-7300 ou prouni@unisc.br
 

Cronograma PROUNI para 2024/1

 

ATIVIDADE Período
Inscrições ao Prouni para 2024/1 29/01 a 02/02/2024
Divulgação dos Pré-Selecionados da 1ª chamada    06/02
Período entrega documentos  Pré-Selecionados 1ª chamada  06 a 20/02
Período Registros de aprovação ou reprovação da 1ª chamada  06 a 23/02
Divulgação Resultado 1ª chamada e Pré-Selecionados da 2ª chamada 27/02
MATRÍCULA para aprovados 1ª chamada - Manhã e Tarde - 8:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00 28/02
Período entrega documentos  Pré-Selecionados 2ª chamada  27/02 a 07/03
Período para Registros de aprovação ou reprovação 2ª chamada 27/02 a 11/03
Divulgação dos Resultados 2ª chamada  12/03
MATRÍCULA para aprovados 2ª chamada - Tarde e Noite - 13:00 às 21h00 13/03
Período p/candidato manifestar interesse na Lista de Espera no site Prouni 14 e 15/03
DIVULGAÇÃO DA LISTA ESPERA PROUNI para as IES 18/03
Período entrega documentos inscritos na Lista de Espera 19 a 27/03
Registro das aprovações ou reprovações da Lista Espera 28/03 a 11/04
MATRÍCULA para aprovados em Lista de Espera - Tarde e Noite - 13:00 às 21h00 16/04


 

»IMPORTANTE:

Conforme Artigo 12, § 7º, da Portaria MEC Nº. 1, de 02/01/15, a pré-seleção ou inscrição asseguram ao candidato apenas a expectativa de direito à respectiva bolsa, condicionando-se seu efetivo usufruto à aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial.  De acordo com o Artigo 21, desta portaria, os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma no período letivo inicial (confira no quadro de bolsas abaixo) não terão direito à bolsa, salvo se já estiverem matriculados em períodos letivos posteriores do respectivo curso.

Ao verificar seu nome na relação dos pré-selecionados, o candidato deve aguardar o recebimento do e-mail do Setor Financeiro Acadêmico (prouni@unisc.br) com as respectivas orientações sobre a entrega dos respectivos documentos, abaixo listados. A entrega dos documentos será no Campus da Unisc de Santa Cruz do Sul, na Central de Atendimento, bloco 1, sala 105 ou no respectivo Campus no qual foi pré-selecionado, conforme indicado em seu e-mail. 

Observe atentamente os critérios para a inscrição e comprovação das informações, através da leitura do regulamento específico:  


Documentos importantes:

-Resultado Prouni 1ª chamada Sede 2024/1

-Resultado Prouni 1ª chamada Capão Canoa 2024/1

-Resultado Prouni 1ª chamada Montenegro 2024/1

-Resultado Prouni 1ª chamada Sobradinho 2024/1

-Resultado Prouni 1ª chamada Venâncio Aires 2024/1

-Edital nº 02/2024 do Processo Seletivo 2024/1

-Edital nº 05/2024 do Processo Seletivo 2024/1

-Relação de Documentos para comprovação Prouni

-Quadro de bolsas Prouni oferecidas para 2024/1

-Ficha de Inscrição (preencher, imprimir e anexar aos documentos)

-Legislação Prouni

 

Candidatos aprovados nas etapas do processo seletivo devem consultar o dia da matrícula com o Setor Financeiro Acadêmico, e no dia mencionado comparecer à Central de Atendimento, na Unisc em Santa Cruz do Sul, para aprovados na Sede ou nas secretarias dos respectivos campi para a efetivação de sua matrícula.  Importante: Os aprovados devem conferir a lista de documentos para a matrícula e demais orientações que serão enviadas para o seu e-mail cadastrado no Prouni, após encerrado o período de registros de cada etapa.

 

 

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI

O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Processo Seletivo Prouni para 2024/1

O Ministério da Educação divulgou o edital referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

As inscrições poderão ser feitas no período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024, no portal de acesso único, no endereço eletrônico https;//acessounico.mec.gov.br/prouni.

Podem se inscrever candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior. Em caso de concomitância ou complementariedade de licenciatura e de bacharelado no mesmo curso, será excepcionada a exigência do estudante não ser portador de diploma de curso superior. Também deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni (Edições de 2021 ou 2022).

Para se candidatar ao Prouni, também é necessário atender a pelo menos uma das condições abaixo:
  1. Tenha cursado:
    • ensino médio integralmente em escola da rede pública.
    • ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
    • ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
    • ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista.
    • ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
  2. Ser pessoa com deficiência.
  3. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior. 

As bolsas integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo nacional e a bolsa parcial aos estudantes com renda familiar bruta per capita de até  03 salários mínimos nacionais,

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha. Em seguida preencher os dados do formulário de inscrição e selecionar as opções de curso.

Além disso, complementar o cadastro com endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o MEC poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo.

Nota mínima – O MEC estabelece que a nota mínima para participar no ProUni é de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem.

O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividido por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

Classificação: é realizada pelo sistema do Prounie os estudantes são classificados  de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem e a modalidade de concorrência, observada a seguinte ordem:

  1. professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  2. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  3. estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  4. estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  5. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
  6. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observada a sequência de opção que selecionou no momento da inscrição o limite de bolsas disponíveis e a ordem de classificação.

O candidato que for classificado deverá comparecer à respectiva IES conforme o cronograma ou enviar seus documentos digitalizados pelo e-mail prouni@unisc.br para realizar a comprovação das informações prestadas, junto com a Ficha de Inscrição específica da Unisc (ver link abaixo), preenchida, e com as cópias dos documentos solicitados pela Unisc (consta no link abaixo). A Unisc enviará e-mail aos candidatos com as orientações aos pré-selecionados, após a divulgação pelo MEC. 

Em caso de dúvidas, contatar pelo telefone (51) 3717-7300 ou prouni@unisc.br
 

Cronograma PROUNI para 2024/1

 

ATIVIDADE Período
Inscrições ao Prouni para 2024/1 29/01 a 02/02/2024
Divulgação dos Pré-Selecionados da 1ª chamada    06/02
Período entrega documentos  Pré-Selecionados 1ª chamada  06 a 20/02
Período Registros de aprovação ou reprovação da 1ª chamada  06 a 23/02
Divulgação Resultado 1ª chamada e Pré-Selecionados da 2ª chamada 27/02
MATRÍCULA para aprovados 1ª chamada - Manhã e Tarde - 8:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00 28/02
Período entrega documentos  Pré-Selecionados 2ª chamada  27/02 a 07/03
Período para Registros de aprovação ou reprovação 2ª chamada 27/02 a 11/03
Divulgação dos Resultados 2ª chamada  12/03
MATRÍCULA para aprovados 2ª chamada - Tarde e Noite - 13:00 às 21h00 13/03
Período p/candidato manifestar interesse na Lista de Espera no site Prouni 14 e 15/03
DIVULGAÇÃO DA LISTA ESPERA PROUNI para as IES 18/03
Período entrega documentos inscritos na Lista de Espera 19 a 27/03
Registro das aprovações ou reprovações da Lista Espera 28/03 a 11/04
MATRÍCULA para aprovados em Lista de Espera - Tarde e Noite - 13:00 às 21h00 16/04


 

»IMPORTANTE:

Conforme Artigo 12, § 7º, da Portaria MEC Nº. 1, de 02/01/15, a pré-seleção ou inscrição asseguram ao candidato apenas a expectativa de direito à respectiva bolsa, condicionando-se seu efetivo usufruto à aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial.  De acordo com o Artigo 21, desta portaria, os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma no período letivo inicial (confira no quadro de bolsas abaixo) não terão direito à bolsa, salvo se já estiverem matriculados em períodos letivos posteriores do respectivo curso.

Ao verificar seu nome na relação dos pré-selecionados, o candidato deve aguardar o recebimento do e-mail do Setor Financeiro Acadêmico (prouni@unisc.br) com as respectivas orientações sobre a entrega dos respectivos documentos, abaixo listados. A entrega dos documentos será no Campus da Unisc de Santa Cruz do Sul, na Central de Atendimento, bloco 1, sala 105 ou no respectivo Campus no qual foi pré-selecionado, conforme indicado em seu e-mail. 

Observe atentamente os critérios para a inscrição e comprovação das informações, através da leitura do regulamento específico:  


Documentos importantes:

-Resultado Prouni 1ª chamada Sede 2024/1

-Resultado Prouni 1ª chamada Capão Canoa 2024/1

-Resultado Prouni 1ª chamada Montenegro 2024/1

-Resultado Prouni 1ª chamada Sobradinho 2024/1

-Resultado Prouni 1ª chamada Venâncio Aires 2024/1

-Edital nº 02/2024 do Processo Seletivo 2024/1

-Edital nº 05/2024 do Processo Seletivo 2024/1

-Relação de Documentos para comprovação Prouni

-Quadro de bolsas Prouni oferecidas para 2024/1

-Ficha de Inscrição (preencher, imprimir e anexar aos documentos)

-Legislação Prouni

 

Candidatos aprovados nas etapas do processo seletivo devem consultar o dia da matrícula com o Setor Financeiro Acadêmico, e no dia mencionado comparecer à Central de Atendimento, na Unisc em Santa Cruz do Sul, para aprovados na Sede ou nas secretarias dos respectivos campi para a efetivação de sua matrícula.  Importante: Os aprovados devem conferir a lista de documentos para a matrícula e demais orientações que serão enviadas para o seu e-mail cadastrado no Prouni, após encerrado o período de registros de cada etapa.

MENU PRINCIPAL