Projeto Escola Inclusiva consolida 4 anos de atendimento especializado a alunos dos anos iniciais em Santa Cruz
No mês de dezembro, ocorreu o encontro presencial de encerramento do Projeto Escola Inclusiva (PEI). Coordenado pelas professoras Cleidi Lovatto Pires e Carla Lavínia Pacheco da Rosa, que organizaram as atividades de formação, o momento foi de avaliar os resultados alcançados sob a perspectiva dos estagiários dos cursos de Licenciaturas e Psicologia. Houve também uma exposição de textos e materiais utilizados no cotidiano da sala de aula, permitindo ratificar a qualidade e o alcance do acompanhamento que todos os envolvidos estão colocando em prática nas escolas.
O Projeto, que proporciona atendimento especializado a alunos dos anos iniciais em Santa Cruz, contempla formação específica para os estagiários com sala virtual, encontros virtuais e presenciais, produção de materiais, leituras de textos que favorecem a qualificação das ações de acompanhamento, pesquisas de materiais e uso de atendimento personalizado às crianças, na busca de resultados que favoreçam a inclusão e a aprendizagem. No decorrer do ano letivo, as coordenadoras visitaram as escolas, quando conversaram com as equipes diretivas e pedagógicas, reuniram-se com professoras da Secretaria Municipal de Educação e atualizaram-se em cursos de formação e com textos publicados sobre o tema da Inclusão.
O Projeto Escola Inclusiva (PEI) resulta de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Unisc, e já há previsão de continuidade das ações para 2026. A iniciativa une dois pilares fundamentais: o suporte especializado a crianças com laudo e a formação prática de estudantes universitários e uma experiência formativa ímpar no campo da inclusão.
Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato





