Atividade foi organizada pelos estudantes do Curso de Direito da disciplina “Vivências Jurídicas e Interdisciplinares B”

No último dia 25, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou o I Seminário de Práticas Autocompositivas com o tema “Um novo olhar para a solução de conflitos”. O seminário pode ser conferido no YouTube Unisc Ao Vivo.

O Seminário de Práticas Autocompositivas nasceu como um produto da disciplina de Vivências Jurídicas e Interdisciplinares B, do Curso de Direito da Unisc. Trata-se de uma disciplina extensionista, ou seja, que precisa conectar o ensino obtido na sala de aula com a comunidade – levar o conhecimento do curso de direito para a comunidade. “Ao refletir sobre “qual produto propor aos estudantes” constatei que eles tinham, neste mesmo semestre a disciplina de Soluções Autocompositivas e Noções de Processo e, a partir daí, e por ser pessoalmente uma defensora ferrenha dos mecanismos autocompositivos, decidi que seria algo envolvendo o tema. Passo seguinte foi pensar na organização desse evento: poderíamos simplesmente montar um evento com as minhas duas turmas de Santa Cruz, mas achei mais instigante e desafiador, se pudéssemos fazer um grande evento, juntando todos os cursos de Direito da Unisc, envolvendo todos os seus campi”, fala a professora da disciplina, Karina Meneghetti Brendler.

A ideia do seminário, segundo Karina, já nasceu com o propósito de ser um evento organizado substancialmente pelos estudantes da disciplina. “No planejamento da disciplina já detalhamos quais seriam as tarefas/funções dos estudantes. A importância de trabalhos como esse reside na possibilidade de o estudante perceber que tudo o que foi aprendido em sala de aula, pode e deve se converter em benefício à comunidade. Esse é o grande valor das disciplinas extensionistas e se alinha com a grande missão da nossa universidade que tem em seu DNA o viés comunitário.”

Para o estudante da Unisc de Santa Cruz Francisco Luz, é extremamente gratificante e enriquecedor, do ponto de vista profissional, ter uma disciplina como a de Vivências Jurídicas. “Ela tem a capacidade de juntar as principais matérias estudadas ao longo do semestre e mostrar como elas estão correlacionadas na prática. Assim, desde o início da graduação, temos a oportunidade de nos relacionar com grandes nomes do meio jurídico e fazer aplicação prática da teoria vista em sala de aula”, complementa.

O seminário tratou cinco assuntos, com falas de seis profissionais na área do Direito. “Gestão de conflitos de vizinhança e condomínios”, com Tiago Soares e Eliseu Santos; “Autocomposição da Administração Pública: métodos, aplicação prática e eficácia”, com Mariane Yuri Shiohara Lübke; “Soluções Autocompositivas no tratamento do superendividado”, com Lucas Fuhr; “Justiça restaurativa: os adolescentes em conflito com a lei”, com Fábio Vieira Heerdt; e “Autocomposição na solução de conflitos familiar”, com Vanessa Heinrich.