Entre os dias 21 a 23 de junho, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou o primeiro Encontro de Formação do Projeto Escola Inclusiva. A formação envolveu 56 estudantes de licenciaturas e de Psicologia da Unisc, que atuam como estagiários em escolas, trabalhando com alunos que tenham necessidades especiais, como autismo, Síndrome de Down, entre outros.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Cleidi Lovatto Pires, inicialmente foi uma formação de 20 horas, mas a ideia é que ocorra uma reedição no segundo semestre de mais 20 horas. “Desde o início o mote foi em um projeto de extensão formativo”, fala. Ela explica que o projeto consiste em cada estagiário acompanhar um aluno em diferentes escolas de Santa Cruz do Sul. Atualmente, são 56 estudantes envolvidos com 60 alunos incluídos. “Realizamos encontros a cada 15 dias e este foi o primeiro dia que teve a presença dos gestores.”

Segundo o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, o projeto é uma parceria com a Prefeitura de Santa Cruz. “Esses estagiários precisam ser capacitados e receber orientações dos professores da Unisc especializados na área da educação especial. A prefeitura tem a finalidade pública e nós a obrigação de um olhar comunitário aos problemas da sociedade.”

Além de professores e estudantes, participaram da atividade a ex-reitora da Unisc e agora assessora de assuntos interinstitucionais, Carmen Lúcia de Lima Helfer; o secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel; e a professora e coordenadora da atividade, Carla Lavínia Pacheco da Rosa.