Será lançado no dia 28 de outubro, na Feira do Livro de Porto Alegre (Stand Livraria Palmarinca), às 15 horas, o livro Por que ele? Educação, Traição e Dissidência Comunista na trajetória de Manoel Jover Teles, o “Manolo”, de autoria do professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de História e Geografia da Unisc, Éder da Silva Silveira.

A obra, publicada pela Paco Editorial de São Paulo, é uma biografia histórica sobre um dos personagens mais polêmicos do movimento comunista do Brasil, acusado de traição e de ter colaborado com a repressão que ocasionou a Chacina da Lapa, em São Paulo, durante a ditadura militar brasileira: Manoel Jover Teles, o “Manolo” (1920-2007).  O autor realiza uma análise reflexiva de processos e relações pouco perceptíveis nos estudos relativos à História do Brasil Republicano, como alguns elementos da cultura e da educação não formal dos comunistas no Brasil em períodos de clandestinidade/ilegalidade. O comunismo, a dissidência comunista e a noção de Traição também são temas explorados paralelamente à trajetória do biografado. O livro é resultado de uma pesquisa documental de 4 anos em acervos localizados nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e de uma pesquisa bibliográfica realizada no Brasil e na França.

Seminário na França

O professor Éder da Silva Silveira também vai participar do Seminário Histoire Politique, na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, (França), de 3 a 17 de novembro. O Seminário, também conhecido como Histoire politique contemporaine de l'europe du sud: nations et nationalismes, é uma atividade curricular da EHESS, associada ao Centre de Recherches Historiques (CRH). A proposição e responsabilidade do Seminário é do professor e orientador de pesquisas na EHESS, Jordi Canal, sobre temas relativos à História Contemporânea, História Política, Memória e Literatura.

Na oportunidade, o docente da Unisc irá apresentar o trabalho Éducation Clandestine et trahison: une histoire de l'éducation des communistes au Brésil de la Guerre froide, vinculado ao seu projeto de pesquisa na Unisc que ganhou recentemente o último edital ARD/PPP Fapergs/Cnpq para instalação de jovens doutores. Também participará de reuniões de trabalho no CRH/EHESS para discussão e organização de uma obra coletiva sob o título Educação Clandestina, com a participação de autores de Brasil, França e Argentina.

O docente explica que já esteve na universidade francesa em janeiro de 2015 como professor convidado, através de bolsa AEX/Capes. “Essa nova participação nesse seminário representa um estreitamento de vínculos com o grupo de pesquisa do CRH/EHESS, vínculos estes iniciados com a experiência que tive de Doutorado sanduíche no exterior (bolsa PDSE/Capes 2012/2013), também sob orientação de Jordi Canal”, salientou.

*Publicado por Josemar Santos

Seminário na França