Nesta terça-feira, 26, teve início o projeto de educação ambiental O Rio Pardinho começa aqui, que tem como objetivo conscientizar sobre o entupimento de bocas de lobo e bueiros devido ao descarte incorreto de lixo. A iniciativa é uma parceria entre Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Comitê Pardo, Sicredi e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, com apoio financeiro do Edital do Fundo Social Sicredi Vale do Rio Pardo 2021.

A ideia consiste em pintar bueiros e bocas de lobo com a frase O Rio Pardinho Começa aqui, para lembrar que os rejeitos sólidos descartados também chegam nos rios. A primeira pintura aconteceu em frente à Escola Municipal Guido Herberts, localizada no Bairro Várzea e contou com apoio da diretoria, professores e estudantes. Ao todo serão beneficiadas em torno de 47 escolas da zona urbana de Santa Cruz do Sul.

Segundo a coordenadora do projeto, Verushka Goldschmidt Xavier de Oliveira, que atua no Núcleo de Gestão Pública da Unisc, a escolha do local de inauguração é devido aos recorrentes episódios de inundação. “A inspiração surgiu após os episódios de alagamentos e inundações na área urbana com as chuvas. Nosso desejo é amenizar essas situações que acontecem em Santa Cruz por falta de escoamento da água, devido ao entupimento de bueiros e bocas de lobo. Esses entupimentos têm ligação com o descarte irregular de resíduos sólidos, que depois acabam chegando no Rio Pardinho”, explica.

Para o diretor de extensão e relações comunitárias da Universidade, Angelo Hoff, “o projeto trabalha com educação ambiental, duas palavras que estão no propósito da Unisc. É uma ação que se soma a tantas outras que realizamos para proteger o Rio Pardinho. Agora, essas crianças, que estão aprendendo sobre o descarte correto em sala de aula, vão ter um lembrete diário do quanto é importante manter as vias públicas sem lixos para evitar episódios como alagamentos e a poluição em si”.