Na Unisc diversas profissionais mulheres constroem um futuro melhor para a comunidade.
Andreia de Moura Valim é uma delas.

Fotos: Jô Nunes.

Faz, aproximadamente, um ano que a coragem feminina tem sido crucial em mais uma grande batalha: o enfrentamento da Covid-19. Na linha de frente contra o coronavírus e em atividades de assistência à saúde, estas profissionais lutam diariamente pelo bem-estar coletivo. Segundo dados do relatório da ONU Mulheres Brasil, as mulheres são a principal força de trabalho da área da saúde no país, ocupando quase 70% dos cargos.

Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) não é diferente: dezenas de profissionais mulheres, de diferentes áreas do conhecimento, se uniram para desenvolver pesquisas, projetos e ações no intuito de reduzir os impactos da pandemia na região. Assim, dia após dia, demonstram seu papel decisivo no combate da atual crise sanitária.

Uma destas mulheres é a doutora em biologia celular e molecular, Andreia de Moura Valim,  professora e Diretora de Inovação na Unisc. Desde o início da pandemia, Andreia executa iniciativas de apoio à comunidade: “em abril de 2020 começamos a realizar os testes moleculares para diagnóstico da Covid-19, na intenção de minimizar a transmissão do vírus por meio da identificação precoce dos casos”, explica.

Até o momento já foram realizados, em torno de, 7 mil análises de testes para Covid-19 nos laboratórios da Unisc. Conforme Andreia, isso se tornou possível devido a união de esforços: “ao lado de colegas valiosas, como as professoras Lia Possuelo e Jane Renner - que também são doutoras em Biologia Molecular-, e de funcionárias, bolsistas de iniciação científica, mestrandos e doutorandos, se tornou viável a realização dos testes aqui na Universidade”.

Andreia também participa da pesquisa EpiCovid-19, coordenada pela UFPel em nível estadual, e da pesquisa Cisvale – Unisc realizada na região do Vale do Rio Pardo; atua, em parceria com o IFSul, a Furg e a UFSM, no desenvolvimento de um aparato baseado em luz ultravioleta para a eliminação do coronavírus de superfícies; e acompanha os projetos do Parque Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc).

“Uma das preocupações era a necessidade de suporte ventilatório nos hospitais. Então, o TecnoUnisc e a empresa Owntec criaram a Máscara Owner. O protótipo está em fase de validação, em um estudo coordenado pela professora Dulciane Nunes Paiva. São muitas as atividades desenvolvidas no TecnoUnisc para o enfrentamento da pandemia”, aponta Andreia.

Esperanças no futuro

Enquanto profissional da Unisc, Andreia ressalta que o sentimento é de gratidão. “Sou grata por estar em uma Universidade tão comprometida com a comunidade e com capacidade de responder ativamente neste cenário. Sou grata pelos meus gestores sensíveis e capazes, por ter colegas tão excepcionais e corajosos. Grata por ter uma equipe de trabalho tão focada e comprometida pela causa”, conta.

Olhando para o futuro, Andreia acredita que “nossa maior vitória será sair da pandemia com saúde e com nossos entes queridos por perto. Outra importante vitória é o reconhecimento da ciência, de que sem ela somos seres vulneráveis. E um sentimento que emerge junto com o reconhecimento da ciência, é a percepção de que precisamos investir na educação da população, para que não sejamos alvos de falsas informações”.

Conheça outras histórias de profissionais da Unisc

Neste dia 8 de março, a Unisc deseja que todas as mulheres reconheçam sua força para ocupar espaços com protagonismo. A valorização e o encorajamento à atuação feminina são chaves para construir uma realidade mais justa. Por isso, ao longo da próxima semana, serão apresentadas outras três profissionais que colaboram com o desenvolvimento da comunidade. Através destes exemplos, a intenção é de que cada mulher se sinta representada. Acompanhe nosso site para conhecer novas histórias!

“Aqui na Universidade temos grandes exemplos de mulheres e profissionais maravilhosas, ocupando as mais diferentes atribuições. Em 2020 isso ficou em evidencia, pois todas precisaram se reinventar. Fosse pra enfrentar a pandemia na linha de frente, para adaptar seus formatos de trabalho ou para seguir colaborando com o bem-estar da comunidade. Foi essa coragem e essa união que nos fez seguir em frente. Tenho muito orgulho de estar perto de tantas pessoas competentes!”, destaca Carmen Lúcia de Lima Helfer, reitora da Unisc.

Andreia de Moura Valim é uma delas.

Fotos: Jô Nunes.

Esperanças no futuro