O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), em parceria com o Laboratório de Nutrição Experimental do curso de Nutrição da Unisc, divulgou os resultados da pesquisa intitulada: A era fitness no período de distanciamento social devido à pandemia da Covid-19: a relação entre a alteração do peso corporal, a saúde mental, a alimentação e outras variáveis de estilo de vida de usuários de academias. Esta pesquisa faz parte de um projeto maior, intitulado: Uso de suplementos alimentares na prática esportiva em academias: efeitos sobre a composição corporal, danos renal e hepático, acidose sanguínea, citotoxicidade e estabilidade genômica.

A pesquisa foi realizada pela mestranda Caroline dos Santos, com orientação da professora Silvia Isabel Rech Franke. O estudo foi realizado entre os meses de abril e julho de 2020, durante o período de distanciamento social controlado, no qual alguns estabelecimentos, dentre eles as academias de ginástica, mantiveram-se fechados devido à pandemia. Foram convidados a participar da pesquisa usuários de 31 academias do município de Santa Cruz do Sul. O questionário foi elaborado de forma on-line e foi divulgado nas redes sociais do PPGPS, academias parceiras e do Laboratório de Nutrição Experimental.

Participaram do estudo 102 usuários de academias, sendo a maioria mulheres. Os resultados mostraram que os indivíduos, que autorrelataram estarem excessivamente estressados, com estado de saúde ruim e que não praticaram qualquer tipo de exercício em casa, tiveram algum tipo de alteração no peso corporal. Ainda, o consumo frequente de alimentos embutidos se associou com níveis mais elevados de ansiedade e depressão; o consumo frequente de alimentos prontos foi associado a níveis mais elevados de ansiedade, estresse e depressão; o consumo de bebidas adocicadas (refrigerante e suco industrializado), apesar de ser raro entre os indivíduos avaliados, apresentou relação com os níveis de ansiedade e estresse; e o consumo frequente de doces apresentou relação com maior nível de estresse.

Estes dados evidenciam a importância de se reforçar as estratégias de promoção da saúde, com intuito de propor um estilo de vida mais saudável durante o tempo em que as pessoas permanecem em casa.