AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

De 22 a 25 de setembro, os cursos de Comunicação & Criatividade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promovem a 30ª edição da Semana Acadêmica da Comunicação (Seacom). Com o tema “Comunicação de Impacto: Marcas, Propósitos e Transformação Social”, o evento reforça o papel da comunicação como um agente de mudança cultural e social.

 O tema convida a refletir sobre como a comunicação vai muito além de divulgar informações, funcionando como espaço de diálogo, posicionamento e transformação. Atualmente, as marcas são cada vez mais cobradas por autenticidade e precisam se conectar com seu público de maneira transparente e coerente. Nesse contexto, o propósito se torna essencial, orientando não apenas o que se diz, mas também as ações que aproximam organizações de pessoas e comunidades. Ao mesmo tempo, a comunicação assume um papel central na promoção de mudanças sociais, abrindo espaço para novas vozes, incentivando a diversidade e contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo.

A programação da Seacom acompanha essa perspectiva: na segunda-feira (22/09), o debate será sobre marcas, com participação de Nicole Trevisol, jornalista e pesquisadora em comunicação e estratégias de imagem; Ariadni Loose, publicitária e professora; e Paulo Belíssimo, designer e empreendedor do mercado de luxo.

 Na terça-feira (23/09), o foco será nos propósitos, com falas de Marcos Oliveira, produtor editorial e empreendedor na área de fotografia e audiovisual; Camillo Licino, publicitário com experiência em criação e estratégia; e Renato Dornelles, jornalista, escritor e cineasta.

Na quarta-feira (24/09), a atenção se volta à transformação social, com participação de Ana Carolina Pinheiro, jornalista e escritora; Anna Ortega, jornalista e coordenadora da área de jornalismo do Nonada; e Rodrigo Almeida (Digo Tibano), artista e fundador do AVU - Ateliê Vivências Urbanas.

O evento se encerra na quinta-feira (25/09) com a Mostra em Cartaz, exibindo produções audiovisuais de estudantes dos cursos de Comunicação & Criatividade. A seleção deste ano inclui: Além do Silêncio (Maria Rosa Florentino), Até que a Morte nos Separe (Luca Santos e Renan Duarte), Antes que ela diga não (Isabela Weigel Gomes), A névoa se aproxima (Luiz Gabriel), Aconteceu um negócio chato (Juan Engel), Não diga que quer (Isabela Weigel Gomes), O sumiço do bolino (Miguel Tagarra), Ritmo e Rebeldia (Nathália Geiss) e Segunda-Feira 18:30 (Juan Engel).

 A Semana Acadêmica é um espaço de aprendizado e troca, repleto de debates e reflexões importantes para alunos, professores e profissionais da comunicação. “Este evento está completando três décadas. E isso demonstra o quão significativo têm sido esse momento para a comunidade acadêmica. Certamente, ele é decisivo no processo de formação dos nossos estudantes”, reforçou a professora e coordenadora dos cursos de Comunicação & Criatividade, Patrícia Regina Schuster.

Serão dias de interação, fortalecendo diálogos e mostrando como a comunicação pode ser estratégica e transformadora ao mesmo tempo. O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece no campus da Unisc, em Santa Cruz do Sul.

Notícias

De 22 a 25 de setembro, os cursos de Comunicação & Criatividade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promovem a 30ª edição da Semana Acadêmica da Comunicação (Seacom). Com o tema “Comunicação de Impacto: Marcas, Propósitos e Transformação Social”, o evento reforça o papel da comunicação como um agente de mudança cultural e social.

 O tema convida a refletir sobre como a comunicação vai muito além de divulgar informações, funcionando como espaço de diálogo, posicionamento e transformação. Atualmente, as marcas são cada vez mais cobradas por autenticidade e precisam se conectar com seu público de maneira transparente e coerente. Nesse contexto, o propósito se torna essencial, orientando não apenas o que se diz, mas também as ações que aproximam organizações de pessoas e comunidades. Ao mesmo tempo, a comunicação assume um papel central na promoção de mudanças sociais, abrindo espaço para novas vozes, incentivando a diversidade e contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo.

A programação da Seacom acompanha essa perspectiva: na segunda-feira (22/09), o debate será sobre marcas, com participação de Nicole Trevisol, jornalista e pesquisadora em comunicação e estratégias de imagem; Ariadni Loose, publicitária e professora; e Paulo Belíssimo, designer e empreendedor do mercado de luxo.

 Na terça-feira (23/09), o foco será nos propósitos, com falas de Marcos Oliveira, produtor editorial e empreendedor na área de fotografia e audiovisual; Camillo Licino, publicitário com experiência em criação e estratégia; e Renato Dornelles, jornalista, escritor e cineasta.

Na quarta-feira (24/09), a atenção se volta à transformação social, com participação de Ana Carolina Pinheiro, jornalista e escritora; Anna Ortega, jornalista e coordenadora da área de jornalismo do Nonada; e Rodrigo Almeida (Digo Tibano), artista e fundador do AVU - Ateliê Vivências Urbanas.

O evento se encerra na quinta-feira (25/09) com a Mostra em Cartaz, exibindo produções audiovisuais de estudantes dos cursos de Comunicação & Criatividade. A seleção deste ano inclui: Além do Silêncio (Maria Rosa Florentino), Até que a Morte nos Separe (Luca Santos e Renan Duarte), Antes que ela diga não (Isabela Weigel Gomes), A névoa se aproxima (Luiz Gabriel), Aconteceu um negócio chato (Juan Engel), Não diga que quer (Isabela Weigel Gomes), O sumiço do bolino (Miguel Tagarra), Ritmo e Rebeldia (Nathália Geiss) e Segunda-Feira 18:30 (Juan Engel).

 A Semana Acadêmica é um espaço de aprendizado e troca, repleto de debates e reflexões importantes para alunos, professores e profissionais da comunicação. “Este evento está completando três décadas. E isso demonstra o quão significativo têm sido esse momento para a comunidade acadêmica. Certamente, ele é decisivo no processo de formação dos nossos estudantes”, reforçou a professora e coordenadora dos cursos de Comunicação & Criatividade, Patrícia Regina Schuster.

Serão dias de interação, fortalecendo diálogos e mostrando como a comunicação pode ser estratégica e transformadora ao mesmo tempo. O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece no campus da Unisc, em Santa Cruz do Sul.

MENU PRINCIPAL