Atividades incluem oficinas e rodas de conversa
Os cursos da área da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), promovem a XVI Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde (SAIS), a XIX Aula Inaugural e a XV Roda de Integração Ensino-Serviço. A programação, que irá ocorrer entre os dias 19 e 22 de maio, traz o tema “Saúde: desafios globais e nacionais”, e reunirá estudantes, docentes, profissionais e convidados nacionais e internacionais para debater sobre os principais dilemas contemporâneos da saúde coletiva, da formação em saúde e das políticas públicas.
A programação destaca temas atuais como o uso de inteligência artificial na saúde, a promoção da autoestima através do cuidado estético e a promoção da saúde em escolas com o uso de cães policiais. Na noite do dia 19, com transmissão pelo canal Unisc Ao Vivo, no Youtube, acontece a aula inaugural com o professor Dr. Paulo Marchiori Buss, diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz e do Centro Colaborador em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul da OPAS/OMS, com mediação do professor do Curso de Medicina, Dr. Camilo Darsie, e da acadêmica Juliana Chagas, do Curso de Psicologia.
Nas tardes de terça e quarta-feira, a programação contempla diversas oficinas voltadas para o atendimento emergencial, aleitamento materno, atividade física funcional e outras práticas que articulam conhecimento técnico, cuidado e inovação pedagógica. Já no turno da noite, a proposta abrange rodas de conversa abordando uma gama de temáticas como saúde mental, medicalização do envelhecimento, políticas de saúde para populações LGBTQIA+, autismo, maternagem, violência contra pessoas idosas, internacionalização acadêmica, entre outras.
A conferência “Promoção da saúde na formação em saúde”, que será realizada na noite do último dia, abordará os impactos da globalização, das mudanças climáticas, da desigualdade social e do cenário pós-pandêmico sobre os sistemas de saúde, com foco nas implicações para o SUS e os desafios da formação de profissionais comprometidos com a justiça social, a partir da fala do professor Dr. Henrique Domingues do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Jaen, na Espanha, com mediação da professora Dra. Liara Saldanha Brites do PPG em Educação e da acadêmica Leonarda Monalisa Krummenauer, do curso de Fisioterapia.
“O encerramento sintetiza a proposta do evento, que é uma formação além da técnica e da clínica, voltada à produção de sujeitos críticos, à valorização do cuidado e ao enfrentamento das iniquidades. Ao promover conexões internacionais e articulações entre graduação e pós-graduação, a SAIS reafirma o papel das universidades na construção de políticas de saúde democráticas e transformadoras”, pontua o professor Camilo Darsie.
A participação é gratuita, com carga horária de 23 horas e certificação on-line mediante inscrição prévia e registro de presença. A escolha das oficinas e rodas de conversa será realizada no dia do evento, respeitando a disponibilidade de vagas. Organizada por uma ampla equipe interdisciplinar da Unisc, a SAIS 2025 reafirma seu compromisso com a formação integrada, crítica e comprometida com a realidade social do país, configurando-se como um espaço de resistência e reinvenção do cuidado em tempos de múltiplas crises.
Mais informações e a programação completa podem ser acessadas aqui.
Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato