Nesta sexta-feira, 11, encerrou o curso Atualização em Fitoterapia, ofertado aos profissionais da Emater/RS-Ascar. A ação se tratava de um projeto de extensão do Pró-saúde da Unisc, que integrou o subprojeto Fitofar. Foram oito encontros quinzenais, que aconteceram desde setembro, somando 32 horas/aula. A aproximação entre a Universidade e a Emater proporcionaram conhecimentos que vão beneficiar agricultores locais.

As aulas foram coordenadas e ministradas pela professora, Chana de Medeiros da Silva. Além disso, o projeto contou com apoio da farmacêutica, Menia Brandenburg Back e das bolsistas do projeto Fitofar. Pela Emater/RS-Ascar, quem articulou a ação foi o Assistente Técnico Regional de Recursos Naturais Renováveis, José Claudio Secchi Motta.

O objetivo principal da iniciativa era debater sobre o uso correto das plantas medicinais, para compreender seu valor terapêutico e os possíveis riscos do uso indevido. Além de apresentar preparações fitoterápicas caseiras, o curso ensinou suas fórmulas. Agora, a intenção é que estes conhecimentos sejam passados aos agricultores e famílias rurais atendidos pelos extensionistas da Emater.

Concluíram o curso um total de 34 participantes. Os assuntos estudados foram: chás - do cultivo ao preparo; Preparações caseiras fitoterápicas; Óleos essenciais; Plantas tóxicas; Interações entre plantas e medicamentos; Fitoterapia e o sistema imunológico; Fitoterapia e o sistema digestório, e Prática da fitoterapia no SUS.