Projeto totalmente inovador tem geração de produtos específicos para o setor agropecuário

Desde sexta-feira, 20, passou a funcionar uma estação meteorológica no campus de Montenegro da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A iniciativa é uma parceria entre a Universidade e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro).

Foto: Simone Inês Bruch Drescher

Segundo o meteorologista e coordenador do Simagro, Flávio Varone, a ideia é instalar essas estações em locais sem esse serviço. “O objetivo principal é instalar uma estação a cada 50 quilômetros dentro do Estado. Até o fim de 2023 queremos ter 100 sítios de estações meteorológicas próprias do Simagro. A instalação em Montenegro é um adensamento da rede para fechar lacunas que existem na rede de estações”, fala.

Ele ainda comenta que é um projeto totalmente inovador com geração de produtos específicos para o setor agropecuário. “Não que o urbano não possa utilizar, mas o segmento que nós vislumbramos mesmo é o setor agropecuário, ou seja, nós transformamos os dados meteorológicos, tanto de monitoramento quanto de previsão, em que geramos modelos meteorológicos para fazer previsão de alguns índices agroclimáticos que são criados dentro do Simagro e disponibilizamos gratuitamente no nosso site.”

Foto: Simone Inês Bruch Drescher

Os índices incluem melhor horário para aplicação de determinado produto, índices de ferrugem da soja, entre outros. “A tendência é aumentar esse rol com a incorporação de novas culturas. Então, a parceria com a Unisc é para auxiliar na criação, no desenvolvimento de novos produtos.”

Para acessar as informações do Simagro é só acessar o site simagro.rs.gov.br

Saiba mais

O Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) visa o monitoramento climático no Rio Grande do Sul, com a elaboração de produtos e informações para viabilizar o planejamento e atuar como suporte para medidas de curto, médio e longo prazo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul.

São estações meteorológicas automáticas instaladas para adensamento da rede de sensores existente no Estado, utilizadas no monitoramento climático e no uso correto de produtos fitossanitários. O Simagro-RS também conta com modelos de tempo e clima, onde são gerados produtos agrometeorológicos para todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

O Simagro disponibiliza os produtos gerados por dois modelos meteorológicos, com resolução de 25 km e 3 km, respectivamente. O modelo regional, com resolução de 3 km e previsão de índices agroclimáticos para um horizonte de cinco dias. O modelo global, com resolução de 25 km, proporciona previsões para um cenário de até 15 dias.

Para acessar as informações do Simagro é só acessar o site simagro.rs.gov.br

Saiba mais