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Estudantes das Escolas Municipais Luiz Schroeder e Guido Herberts apresentaram maquetes funcionais desenvolvidas ao longo do segundo ano de atividade

Na tarde desta sexta-feira, 12, ocorreu a 2ª Exposição de Protótipos: Praça Sustentável do Projeto Praça STEM: Science, Technology, Engineering and Mathematics da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Estudantes do 5º ao 7º ano das Escolas Municipais Luiz Schroeder e Guido Herberts, de Santa Cruz do Sul, apresentaram maquetes funcionais desenvolvidas ao longo do segundo ano de atividade.

O Praça STEM é uma parceria da Unisc, com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Mercur. A proposta tem como objetivo despertar nos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas de Santa Cruz do Sul o interesse pela área das exatas. O programa foi um dos escolhidos pelo edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, para receber recursos visando o incentivo à produção científica. 

A exposição desta sexta foi o fechamento de um trabalho que ocorreu durante todo o ano. O pano de fundo do projeto são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentro desse cenário, foi montada uma praça fictícia em que foram colocados vários elementos, que incluem os conteúdos da Ciência, da Tecnologia, da Engenharia e da Matemática, que são as siglas que dão o nome para o Projeto. “A proposta foi pensada para mostrar às crianças que a Física, a Matemática, a Ciência, a Tecnologia, não são um bicho-papão. Há uma falta de profissionais dessas áreas no Brasil todo e realizar projetos como o Praça STEM, de uma maneira mais lúdica, incentiva o jovem a gostar, pois afinal a matemática, a física, a arquitetura estão conosco desde a hora em que acordamos, até a hora em que dormimos, às vezes em coisas simples do nosso cotidiano”, fala a coordenadora do Projeto e professora da Unisc, Alessandra Gobbi.

Na exposição, os estudantes colocaram as maquetes, feitas durante o ano, de elementos que eles acreditam que uma praça sustentável precisa ter. Por exemplo: uma roda d’água, no rio, que acende as lâmpadas de uma praça; ou sobre coleta do lixo, em que os jovens aprenderam sobre cooperativismo, reciclagem, e como funciona o braço mecânico dos caminhões que fazem a coleta seletiva. “Os jovens conhecem os nossos laboratórios, tanto da Arquitetura como das Engenharias, e aprendem também com os professores e os estudantes de graduação da Unisc, que são bolsistas pelo Projeto. Oferecemos todo o suporte para que os protótipos funcionem e eles aprendam cada vez mais”, explica. 

Aluno do 6° ano da Guido Herberts, Theylor Figueiredo, de 12 anos, conta que o interesse em participar do Projeto surgiu logo quando soube da possibilidade de ingressar no Praça STEM. “A minha prima participa desde o ano passado, e me disse que era legal. Como eu gosto dessas áreas, também quis estar nas oficinas.”

Durante o ano, Theylor ajudou a fazer um aerogerador, com peças de lego e uma bateria. “Conforme a velocidade do vento, a hélice gera energia e carrega essa bateria, que acende uma luz de led dentro das casinhas”, explica ele, lembrando que as casas são uma espécie de quebra-cabeça, montado pelos jovens. 

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

Theylor Foto Bruna Lovato

Theylor Figueiredo

Saiba mais

A Praça STEM tem vigência de 3 anos, totalizando 33 encontros, com 72 alunos, ou seja, em cada ano 24 novos jovens ingressam na proposta, 12 de cada escola. Os trabalhos serão divididos em três aspectos: mobilização para o conhecimento, momento de provocar o interesse dos alunos; construção do conhecimento, em que os alunos aprenderão conceitos básicos de matemática como sistemas de numeração, ângulos, polígonos, volumes e probabilidade, de física clássica como estática, cinemática e dinâmica, e princípios de conservação de energia, conteúdos de forte ligação com a Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica,  Engenharia Civil e Arquitetura; e síntese do conhecimento, em que ao término de cada etapa construída, os estudantes deverão elaborar um relatório com registo fotográfico do artefato montado, descrevendo como foi a construção do seu projeto, as etapas construtivas, sua finalidade e seu aprendizado.

Praça STEM1 Foto Bruna Lovato

Praça STEM Foto Bruna Lovato

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Estudantes das Escolas Municipais Luiz Schroeder e Guido Herberts apresentaram maquetes funcionais desenvolvidas ao longo do segundo ano de atividade

Na tarde desta sexta-feira, 12, ocorreu a 2ª Exposição de Protótipos: Praça Sustentável do Projeto Praça STEM: Science, Technology, Engineering and Mathematics da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Estudantes do 5º ao 7º ano das Escolas Municipais Luiz Schroeder e Guido Herberts, de Santa Cruz do Sul, apresentaram maquetes funcionais desenvolvidas ao longo do segundo ano de atividade.

O Praça STEM é uma parceria da Unisc, com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Mercur. A proposta tem como objetivo despertar nos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas de Santa Cruz do Sul o interesse pela área das exatas. O programa foi um dos escolhidos pelo edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, para receber recursos visando o incentivo à produção científica. 

A exposição desta sexta foi o fechamento de um trabalho que ocorreu durante todo o ano. O pano de fundo do projeto são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentro desse cenário, foi montada uma praça fictícia em que foram colocados vários elementos, que incluem os conteúdos da Ciência, da Tecnologia, da Engenharia e da Matemática, que são as siglas que dão o nome para o Projeto. “A proposta foi pensada para mostrar às crianças que a Física, a Matemática, a Ciência, a Tecnologia, não são um bicho-papão. Há uma falta de profissionais dessas áreas no Brasil todo e realizar projetos como o Praça STEM, de uma maneira mais lúdica, incentiva o jovem a gostar, pois afinal a matemática, a física, a arquitetura estão conosco desde a hora em que acordamos, até a hora em que dormimos, às vezes em coisas simples do nosso cotidiano”, fala a coordenadora do Projeto e professora da Unisc, Alessandra Gobbi.

Na exposição, os estudantes colocaram as maquetes, feitas durante o ano, de elementos que eles acreditam que uma praça sustentável precisa ter. Por exemplo: uma roda d’água, no rio, que acende as lâmpadas de uma praça; ou sobre coleta do lixo, em que os jovens aprenderam sobre cooperativismo, reciclagem, e como funciona o braço mecânico dos caminhões que fazem a coleta seletiva. “Os jovens conhecem os nossos laboratórios, tanto da Arquitetura como das Engenharias, e aprendem também com os professores e os estudantes de graduação da Unisc, que são bolsistas pelo Projeto. Oferecemos todo o suporte para que os protótipos funcionem e eles aprendam cada vez mais”, explica. 

Aluno do 6° ano da Guido Herberts, Theylor Figueiredo, de 12 anos, conta que o interesse em participar do Projeto surgiu logo quando soube da possibilidade de ingressar no Praça STEM. “A minha prima participa desde o ano passado, e me disse que era legal. Como eu gosto dessas áreas, também quis estar nas oficinas.”

Durante o ano, Theylor ajudou a fazer um aerogerador, com peças de lego e uma bateria. “Conforme a velocidade do vento, a hélice gera energia e carrega essa bateria, que acende uma luz de led dentro das casinhas”, explica ele, lembrando que as casas são uma espécie de quebra-cabeça, montado pelos jovens. 

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

Theylor Foto Bruna Lovato

Theylor Figueiredo

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A Praça STEM tem vigência de 3 anos, totalizando 33 encontros, com 72 alunos, ou seja, em cada ano 24 novos jovens ingressam na proposta, 12 de cada escola. Os trabalhos serão divididos em três aspectos: mobilização para o conhecimento, momento de provocar o interesse dos alunos; construção do conhecimento, em que os alunos aprenderão conceitos básicos de matemática como sistemas de numeração, ângulos, polígonos, volumes e probabilidade, de física clássica como estática, cinemática e dinâmica, e princípios de conservação de energia, conteúdos de forte ligação com a Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica,  Engenharia Civil e Arquitetura; e síntese do conhecimento, em que ao término de cada etapa construída, os estudantes deverão elaborar um relatório com registo fotográfico do artefato montado, descrevendo como foi a construção do seu projeto, as etapas construtivas, sua finalidade e seu aprendizado.

Praça STEM1 Foto Bruna Lovato

Praça STEM Foto Bruna Lovato

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