Atividades foram planejadas em projeto de extensão da Unisc
O muro da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Independência, em Santa Cruz do Sul, deixou de ser apenas uma barreira física para se tornar uma tela de inspiração e expressão artística. Uma turma de 30 estudantes do Ensino Médio, sob a orientação dos professores Dionathan Berton e Rosele de Souza transformou as paredes descascadas da escola em uma vibrante obra de arte que une poesia e grafite.
A ação foi organizada pelo Projeto de Extensão LendoMídias, e as atividades foram planejadas por integrantes dos Grupos de Pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem, coordenado pela professora Ângela Fronckowiak, e do Leitura Comparada das Mídias (LendoMídias), coordenado pelas professoras Ana Cláudia Munari Domingos e Cristiane Lindemann, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc. Participam do LendoMídias estudantes de graduação, Mestrado e Doutorado e uma estudante da própria escola, com auxílio de bolsa do CNPq. As oficinas e a tinta para a cobertura do muro foram custeadas com verba do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG).
Segundo a diretora do educandário, Glaucia Maria Etges, os alunos produziram e trabalharam poemas em sala de aula e depois confeccionaram poemas autorais, com o apoio dos professores. “Surgiu a partir daí a ideia de expor a produção, de alguma forma. Foi aí que veio a proposta de dar cor e vida aos muros da escola, que veio através da Unisc com apoio de empresas de pintura e materiais de construção da cidade e de um grafiteiro. Os alunos lavaram e pintaram os muros e depois o grafite dos seus poemas, para que toda a comunidade escolar tivesse acesso e pudesse vivenciar e contemplar a produção dos poemas produzidos dentro da escola”, comenta a diretora.
A professora Ana Munari, coordenadora do LendoMídias, destacou que o projeto de extensão está aberto a toda comunidade escolar e que existe, de um lado, pelas demandas das escolas de Educação Básica da região e, de outro, pelo trabalho afetuoso dos professores e estudantes do PPGL e de outros cursos da Unisc que apoiam a iniciativa, como Educação Física, Comunicação, Ciência da Computação e Pedagogia. “Toda a comunidade aprende em atividades como essas, a partir da pesquisa e da prática extensionista, pensando e fazendo juntos”, pontua.
Para o professor orientador da atividade, Dionathan Berton, a ideia do muro é que ele fosse um registro permanente, uma forma de deixar uma marca na escola, de expor as poesias e também renovar o ambiente. “Foi uma atividade incrível que os alunos adoraram e a comunidade toda foi beneficiada com um muro renovado. A gente brincou muito que pintar os muros seria igual fazer arte rupestre, pois assim como lá na antiguidade, as cavernas eram pintadas e marcadas e, de alguma forma, nós também pintamos a parede da nossa caverna”, finaliza.
Passo a passo
A atividade, intitulada “Caminhos para o poético”, começou com uma profunda imersão na palavra. Os estudantes participaram de uma oficina de Encontro com a Poesia ministrada pelo Professor Giulio Melo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, convidado pelo Projeto de Extensão LendoMídias.
Na escola, a iniciativa faz parte da disciplina eletiva “Do barro ao jarro”, que busca promover uma vivência poética e a formação sensível dos alunos, fundamentada em pensadores como George Jean e Gaston Bachelard. A disciplina ocorre em encontros semanais, às quintas-feiras, e conta com a participação de alunos do 1º, 2º e 3º ano.
Por meio de práticas de sensibilização que envolveram o corpo, os sentidos e a leitura literária, os estudantes foram convidados a transformar emoções, memórias e experiências pessoais em linguagem visível. A escola demonstrou seu apoio com um mutirão de professores que pintou o muro de branco, preparando a "página" para a intervenção. Com os poemas autorais prontos, a ação seguiu para a arte do grafite. O artista Bermuda, do BermaArtes, entrou em cena para ensinar técnicas de spray e pincel aos jovens poetas-grafiteiros.
O trabalho resultou não apenas na pintura dos versos nos muros externos, mas também em um momento de vocalização pública dos poemas em um varal poético realizado na Unisc, consolidando uma rica experiência estética. Além disso, a vivência culminou na elaboração de um curta-metragem envolvendo a comunidade escolar.
“A iniciativa destaca a transformação interna dos estudantes, que, ao explorar a construção e desconstrução de versos, a experimentação de ritmos e imagens, despertaram seu olhar imagético e ampliaram sua expressão criativa”, encerra Ana Munari.






