A Unisc, através do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), obteve junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o registro do programa de computador denominado Si-ILPI. Os autores são a pesquisadora e professora do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais, Rejane Frozza; o mestre em Sistemas e Processos Industriais, Pablo Venzke Tessmann; a fisioterapeuta Jessica Affeldt Hartwig; e a empresária e enfermeira Vânia Rosimeri Frantz Schlesener.

A ferramenta tem como objetivo auxiliar na elaboração de um plano de cuidado em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), contendo informações do idoso residente e sendo possível manuseá-las em sua trajetória na instituição. Para a professora Rejane Frozza, o olhar cuidadoso sobre os idosos reflete o reconhecimento de suas experiências, suas vidas e sua importância na sociedade. “Usar a tecnologia e a inteligência artificial para auxiliar nesse processo de acompanhamento e atenção a idosos em instituições de longa permanência, por meio de um sistema computacional de apoio à decisão baseado em conhecimento, é uma inovação na área, e seu uso agregará melhorias nas atividades realizadas", destacou.

Na visão de Pablo Venzke Tessmann, a realização desse trabalho foi gratificante, vez que uniu a necessidade real de uma ILPI com as pesquisas científicas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais. “Atender uma ILPI, cujo desafio era realizar um sistema que atendesse a maioria das sistemáticas manuais, nos agregou mais conhecimentos sobre os cuidados com idosos e todo lado afetuoso envolvido e oferecido pelos profissionais", revelou.

O programa foi desenvolvido em plataforma web, com técnicas de inteligência artificial, tendo como vantagem o uso da inteligência artificial na geração de plano de cuidado.  "Para nós da Residência Geriátrica Viver Bem, informatizar nossos processos de trabalho era um sonho antigo. Já estamos atuando há 8 anos no mercado e nossas parcerias com a Universidade são fantásticas, no aprimoramento de ações voltadas a saúde do idoso. Desenvolver um programa de Prontuário Eletrônico especifico para ILPIs torna nossos processos de trabalho mais seguros, agiliza a busca do histórico de saúde de nosso residente e facilita o atendimento de profissionais parceiros do residencial", enfatizou Vânia Rosimeri Frantz Schlesener.

Informações adicionais sobre a tecnologia estão disponíveis no link: https://www.unisc.br/sites/nitt/tecnologia/si-ilpi/