O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA) teve no dia 13 de novembro, por videoconferência, a defesa de tese de Doutorado de Ana Leticia Zappe, intitulada A produção agrícola de tabaco (nicotiana tabacum) brasileira através da perspectiva de avaliação de ciclo de vida, orientada pelo professor Diosnel Rodriguez Lopez. Na ocasião, participaram da banca os professores Enio Leandro Machado, Adriane Lawisch Rodriguez (PPGTA - Unisc), Silvio Arend (PPGDR - Unisc), Marçal Pires (PUC-RS) e Manuel Arlindo Amador de Matos (Universidade de Aveiro - Portugal).

Este foi o primeiro trabalho brasileiro a identificar os pontos críticos (hotspots) ambientais do cultivo de tabaco e a utilizar dados primários de plantio dos estados do sul do Brasil, visto que a 97% da produção brasileira se concentra nestes estados. Também já rendeu dois artigos em revistas internacionais muito bem qualificadas (Environmental Technology & Innovation e Environmental Pollution) e um terceiro está em preparação, o que corrobora a importância do mesmo.

O professor Manuel Arlindo Amador de Matos é um pesquisador reconhecido na área de tratamento e valorização de resíduos, bem como em modelação da gestão de resíduos. Também faz parte do grupo de pesquisadores da Universidade de Aveiro, com os quais a Unisc desenvolve projeto de Cooperação, com apoio da Capes e do Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT).