Nos dias 5 a 7 de julho, acontece a Conferência Internacional do consórcio de pesquisa Losam - Lokale Selbstregelungen im Kontext schwacher Staatlichkeit in Antike und Moderne (Auto-regulação local em contexto de Estados fraco nos tempos antigos e modernos). O evento, que estava previsto para ser realizado presencialmente em Würzburg, na Alemanha, ocorre de forma on-line devido à pandemia, com a participação de 60 pesquisadores.

O consórcio Losam é composto por historiadores, arqueólogos, estudiosos do Antigo Testamento, cientistas políticos, geógrafos, etnólogos e sinólogos das Universidades de Würzburg, Bayreuth, Leipzig e do Instituto Arqueológico Alemão, que examinam o funcionamento da auto-organização local atual, com estudos de caso no Brasil, Burkina Faso e Moçambique, bem como em antigas culturas mediterrâneas.

A participação da Unisc se dá mediante o desenvolvimento de duas teses de doutorado sobre a trajetória de duas instituições do Vale do Rio Pardo: a Unisc e o Sicredi, pelos doutorandos Anna Paula Bennech e Matheus Jones Zago, co-orientados pelos professores João Pedro Schmidt (Programa de Pós-Graduação em Direito -  PPGD) e José Antonio Nascimento (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR).

O professor João Pedro Schmidt representa a Unisc na conferência, com a palestra Estado e Boa Sociedade: elementos da teoria política comunitarista. Os doutorandos Anna Paula Bennech e Matheus Jones Zago apresentaram aspectos das suas pesquisas acerca do Sicredi e da Unisc. A professora santa-cruzense, Silvana Krause, representa o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (Ufrgs).

“Foi muito boa a repercussão das falas dos representantes da Unisc na conferência. As pesquisas apresentadas envolvem diferentes temas e enfoques. A fundamentação teórica que utilizamos e o relato da trajetória da organização comunitária na educação superior e no cooperativismo da nossa região foram bastante elogiados”, enfatizou o professor João Pedro Schmidt.