Eder da Silva Silveira (E) Rudimar Serpa de Abreu

Uma cerimônia realizada nesta quinta-feira, 16 de agosto, no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc, marcou o início das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica, que se estenderão até janeiro de 2020. O encontro contou com a presença de representantes da Reitoria, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, das secretarias de Educação de Santa Cruz do Sul e de Sinimbu, de diretores das escolas envolvidas e de professores e estudantes da Universidade que integram os programas.

Financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os programas têm como propostas valorizar o magistério e apoiar estudantes dos cursos de licenciatura. Entre os principais objetivos, estão propor o aumento da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação de professores dos cursos de licenciatura, promover a inserção qualificada e planejada dos licenciados no cotidiano das escolas públicas, além de integrar a educação superior com a educação básica.

Durante o evento, o pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor José Schneider, destacou a importância dos programas para a Universidade. “São ações de extrema relevância, uma vez que, por meio delas, a Instituição cumpre seu compromisso de atuação para o desenvolvimento da região”, salientou.  De sua parte, o coordenador institucional do PIBID, Eder da Silva Silveira, lembrou do planejamento que foi feito para a implantação das atividades. “O cumprimento dos editais da Capes foi um trabalho intenso que iniciou em março e envolveu toda a Universidade, isso para garantir a nossa habilitação nesses dois programas tão significativos”, comentou. Já o coordenador institucional do Residência Pedagógica, Rudimar Serpa de Abreu, disse ser motivo de alegria poder compartilhar a aprovação dos dois programas. “É interessante ressaltar que, juntas, essas duas propostas irão disponibilizar um total de 204 bolsas, beneficiando 174 estudantes das licenciaturas, nove professores da universidade e 21 professores das 19 escolas das redes públicas”, salientou.

O PIBID atuará nas seguintes escolas: Alfredo Kliemann, Duque de Caxias, Ernesto Alves, Estado de Goiás, Felippe Jacobs, Frederico Assmann, Menino Deus, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário, Petituba, Sagrada Família, São Canísio, Vera Cruz e Willy Carlos Frohlich. Já o Residência Pedagógica será implantado nas escolas Bom Jesus, Estado de Goiás, Professor Luiz Dourado e Santa Cruz.

*Publicado por Josemar Santos

Eder da Silva Silveira (E) Rudimar Serpa de Abreu