O trabalho intitulado Nível de estresse e instabilidade genômica em células bucais esfoliadas de praticantes de academia de Madrid, Espanhaapresentado na Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia 2020 da Unisc, pela graduanda de nutrição Eduarda Castilhos, recebeu o prêmio destaque na categoria Pesquisa Ciências Biológicas e Saúde.

O estudo faz parte do projeto perfil de frequentadores de academias, coordenado pela professora Silvia Isabel Rech Franke com a colaboração internacional da Universidade Politécnica de Madrid e do professor Pedro José Benito Peinado. A coleta dos dados foi realizada em três centros de fitness de Madrid, entre maio e julho de 2019, pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Diene da Silva Schlickmann, e pela graduanda de Biomedicina, Gabriela Cristina Uebel.

O projeto contou, ainda, com a participação da mestranda do PPGPS, Caroline dos Santos, dos bolsistas de iniciação científica do Laboratório de Nutrição Experimental, Thalia Gama da Silva e Renato Weber Colombelli, e da doutora Patrícia Molz, egressa do PPGPS.

A professora Silvia destaca que esse trabalho apresenta dados importantes e que, por meio dos resultados da pesquisa, é possível realizar estratégias voltadas à saúde e bem-estar dos praticantes de academia. “Além disso, uma pesquisa internacional promove a integração entre as universidades e a aproxima os pesquisadores que compartilham informações e ideias para potencializar e atingir a qualidade e visibilidade das pesquisas científicas”, salientou.

Eduarda Castilhos

Eduarda Castilhos