Ferramenta auxilia na identificação e classificação de Lesões por Pressão

O NITT Unisc encaminhou o registro do aplicativo HeLPP junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), desenvolvido para auxiliar profissionais e estudantes da saúde na identificação e na classificação de Lesões por Pressão. O programa trabalha com o processamento em nuvem para classificar as imagens enviadas pelo usuário, contando com recurso de aprendizado automático por meio de feedback do profissional. Os autores são os professores Rejane Frozza, Ivan Luis Suptitz (Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação), Janine Koepp (Departamento de Ciências da Saúde e Liane Mählmann Kipper (Departamento de Ciências, Humanidades e Educação) e o acadêmico Guilherme Felipe Seibert (curso de Ciência da Computação).

Para a professora Janine Koepp, as Lesões por Pressão são um desafio diário na prática assistencial pela sua complexidade e também por estar relacionado ao aumento das comorbidades dos pacientes. “Dessa forma, os profissionais de saúde necessitam de uma ferramenta que lhes permita acesso rápido e científico para esclarecimento de dúvidas e tomada de decisão, sendo que o HeLPP atende essas demandas”, destacou. “Estamos vivendo uma verdadeira revolução promovida pelos avanços nas áreas da Inteligência Artificial. Por isso mesmo, acredito que é imprescindível desenvolver aplicações de boa usabilidade, possibilitando ao usuário final fácil acesso a essas tecnologias”, disse o professor Ivan Luis Suptitz.

A professora Rejane Frozza lembrou que promover uma interação prática do usuário com o sistema computacional é um desafio que também agrega a Inteligência Artificial. “Nesse sentido, este aplicativo envolve o usuário no processo de tomada de decisão e de aprendizado da solução inteligente desenvolvida”, frisou. De sua parte, a professora Liane Mählmann Kipper revelou que a experiência de trabalhar de forma multidisciplinar foi muito produtiva e desafiadora, por que atualmente para gerar inovação é necessário trabalhar de forma colaborativa e entre as fronteiras do conhecimento. “Isso é muito bom, mas desafia os profissionais a saírem da sua zona de conforto para buscar a criação de novas tecnologias para beneficiar e qualificar o trabalho humano. No caso do app HeLPP, ele vem para auxiliar de forma inteligente a tomada de decisão de profissionais da saúde no tratamento de lesões por pressão”, ressaltou.

Já o acadêmico Guilherme Felipe Seibert pontou que o trabalho foi de grande importância sob vários aspectos. “Foi uma um processo que me possibilitou compreender o sistema de aprendizagem de máquina e os principais algoritmos utilizados nas Redes Neurais Artificiais para o reconhecimento de padrões, bem como a utilização de técnicas de Processamento de Imagem, fundamentais para a realização deste trabalho”, revelou.

Mais informações sobre o aplicativo,  que em breve estará disponível para download, estão disponíveis em: https://www.unisc.br/sites/nitt/tecnologia/helpp/.Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT, pelo fone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1600, bloco 16, do Campus de Santa Cruz do Sul.

Ferramenta auxilia na identificação e classificação de Lesões por Pressão