Felipe Nopes

Da esquerda para direita: Jones Schaefer, Ismael Baierle, Elpídio Nara, João Furtado e Leandro Fava

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) encaminhou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o pedido de registro do software que auxilia na análise da resolução de Métodos de Decisão Multicritérios diversos, denominado MONNA. Trata-se de um programa que utiliza a resolução do método Fuzzy-Moora e agrega em sua interface a Rede Neural Artificial (RNA) Multilayer Perceptron. Através da RNA, pode ser feito um teste das estruturas de decisão (árvore de níveis de decisão) modeladas pelo decisor, avaliando se a quantidade de variáveis escolhidas e de níveis de variáveis está realizada de modo satisfatório.

software foi criado pelo coordenador e pelo coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) – Mestrado, professores Elpídio Oscar Benitez Nara e João Carlos Furtado, respectivamente; pelos alunos do PPGSPI, Jones Luís Schaefer e Leandro Pinto Fava; e pelo egresso do PPGSPI, Ismael Cristofer Baierle. A ideia surgiu por meio do projeto de pesquisa Tomada de decisão gerencial com enfoque em teoria dos conjuntos nebulosos (fuzzy sets) e lógica nebulosa (fuzzy logic): integração fuzzy e da dissertação de Schaefer, intitulada Mensuração da competitividade de micro e pequenas empresas. “É muito gratificante participar de um processo que nasce com uma ideia e tem todo um desenvolvimento, precisando ser lapidado e ajustado para que se torne compreensível e útil acadêmica e organizacionalmente”, pondera Schaefer.

Segundo Fava, o projeto é um patrimônio para a Unisc. “O processo de registro do software é muito importante para a definição da titularidade do mesmo, além de ser relevante para o mestrado em SPI e para o nosso currículo Lattes. Embora o MONNA seja de código aberto sob a licença GPLv3, que permite que o programa seja utilizado e alterado conforme as regras dessa licença, o registro garante aos seus autores quem são os verdadeiros idealizadores do software, evitando, assim, alguma forma de mau uso ou de apropriação indevida sobre o seu código fonte original”, explica.

Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT/Unisc pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou pessoalmente na sala 1603, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.

Felipe Nopes