Organizado pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc – Mestrado e Doutorado (PPGL), Rosângela Gabriel, Rafael Eisinger Guimarães e Sabrine Amaral Martins Townsend, foi lançado o livro intitulado Alfabetização: interculturalidade, cognição e diversidade linguística.  A obra dá continuidade aos esforços empreendidos na realização das Jornadas Internacionais de Alfabetização ao constituir-se em um legado, uma memória estável das discussões realizadas e das contribuições das pesquisas para a criação de leitores e escritores mais aptos aos desafios da contemporaneidade.

A publicação ocorre por meio da Pontes  Editora, com o apoio da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (Fapergs), sendo constituída por 30 capítulos que aprofundam temas como as bases cognitivas da aprendizagem da leitura, os preditores da alfabetização, a implementação de práticas pedagógicas coerentes com os conhecimentos advindos das neurociências, das ciências da linguagem e da literatura, as novas linguagens e os novos gêneros decorrentes das novas tecnologias, a aprendizagem da leitura em contextos monolíngues e bilíngues.

O livro traz, ainda, a transcrição da roda de conversa intitulada Processos evolutivos e emergentes no desenvolvimento da literacia, com a participação dos professores José Morais e Régine Kolinsky, da Université Libre de Bruxelles, e a tradução das recomendações do júri da Conferência de Consenso realizada em Lyon, França, em 2016, coordenada pelo professor Jean Émile Gombert.

“Trata-se de uma obra rica, cuja leitura e análise lançam as bases para novas pesquisas e novas práticas pedagógicas, quiçá novas políticas públicas voltadas à educação para a leitura”, enfatizam os organizadores.

Para adquirir a obra, basta acessar o link: http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1587