Alunos participaram de estudo realizado pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e coordenado pela nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Santa Cruz, Carolina Testa Antunes

No último dia 9, o Hospital Santa Cruz (HSC) participou, pelo sétimo ano consecutivo, do NutritionDay, programa científico mundial que visa à conscientização da desnutrição associada à doença nas instituições de saúde e à melhora da qualidade dos cuidados nutricionais. No HSC o estudo é realizado pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e coordenado pela nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética da Instituição, Carolina Testa Antunes, com a participação de residentes de Nutrição e de estagiários do Curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

O NutritionDay Worldwide, que no Brasil também é chamado de nutriDia Brasil, é uma auditoria que tem como objetivo avaliar, durante um único dia, a forma como os cuidados de nutrição são prestados em vários hospitais em todo o mundo. A participação é gratuita e permite que as instituições de saúde monitorem e avaliem anualmente seus cuidados nutricionais. No HSC, o estudo contempla a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a ala de internação São Francisco.

“A pesquisa responde a questionários sobre os cuidados nutricionais individuais e o estado nutricional real dos pacientes”, explica Carolina. “A informação reunida pode ajudar o nosso hospital a melhorar os cuidados nutricionais, assim como constituir a base de projetos, independentes de controle de qualidade”, acrescenta a nutricionista.

Ao final, cada instituição participante recebe um relatório abrangente apresentando seus resultados como um instantâneo em comparação com unidades semelhantes em todo o mundo. “As instituições e os pacientes se beneficiam da ação, já que uma recuperação mais rápida reduz custos e melhora ainda mais a qualidade de vida dos pacientes”, conclui Carolina.

Ao todo, o NutritionDay envolve 71 países e mais de 300 mil pacientes e residentes. Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas no site www.nutritionday.org

nutrição

Texto: Luciano de Pellegrini Maynart Pereira/assessoria de imprensa HSC