Hellison Ivan Goecks

O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc, Hellison Ivan Goecks, foi premiado na modalidade Projeto Acadêmico do 8º Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura. O prêmio é uma iniciativa do Grupo Saint-Gobain e da AsBEA, que se uniram nessa edição a fim de reconhecer e premiar projetos de arquitetura que se destacaram na proposição de soluções para o conforto do ambiente, bem como a inovação, sustentabilidade, arquitetura, além mobilizar profissionais e estudantes que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição para o bem-estar dos usuários. O Prêmio ainda incentiva o uso de tecnologias e soluções inovadoras e a correta especificação de produtos e processos construtivos.

Autor do Projeto TR-3076 - Centro Educacional Gastronômico, Hellison explica que se trata de uma proposta apresentada para o seu trabalho final de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo, unindo sistemas construtivos racionalizados, soluções sustentáveis e características atemporais na edificação, temas alinhados com a proposta do concurso. “O prêmio, de relevância nacional, representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido no último ano e leva o nome da Universidade aos principais portais de comunicação sobre Arquitetura em nível nacional, demonstrando a importância do trabalho desenvolvido pelo corpo docente do curso”, enfatizou.

O professor Gustavo Garcia de Oliveira, que foi o orientador do projeto, destaca inicialmente a importância da empatia num processo de orientação cultivado há um bom tempo e fruto do laço de amizade e confiança com o orientando. Também menciona a relevância da proposta e do prêmio diante o contexto da sustentabilidade, o qual exige pensar o projeto de modo integrado e sistêmico, onde é necessário estabelecer uma visão holística do processo de tomada de decisão. “Nesse contexto, o projeto contemplou premissas de arquitetura bioclimática desde os primeiros traços como, por exemplo, a orientação ao sol, ao vento e a luz natural. Ao mesmo tempo, foram incluídos no projeto o controle efetivo da radiação solar, do reuso de água e de placas fotovoltaicas”, frisou.

Hellison Ivan Goecks