Nesta sexta-feira, 9, o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Melo e Faro Ramos, visitou a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O convite de vir à Universidade surgiu da Câmara de Comércio Brasil –Portugal do estado gaúcho, através de seu presidente Marco Antônio Borba.

Borba é santa-cruzense e já conhece o trabalho desenvolvido pela Unisc no âmbito do desenvolvimento da região, com importantes iniciativas comunitárias e ambientes de inovação, por isso, incluiu a Universidade na agenda de visitas do Embaixador.

A acolhida oficial do Embaixador na Universidade ocorreu no Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc), com a presença de membros da Reitoria, Pró-Reitoria e Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII).

Além do Embaixador Luís Filipe Melo e Faro Ramos, estiveram presentes a Embaixatriz Maria Cristina de Araújo Lopes Ramos, a Vice-Cônsul Maria Filipa Carvalho da Silva Mendonça, o Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Marco Antônio Borba, e o Secretário adjunto representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin.

Durante a acolhida, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, apresentou o modelo de universidade comunitária, que é focado no desenvolvimento da sua região de atuação; as interações acadêmicas, científicas e culturais desenvolvidas pela Unisc; e as atuais aproximações da Universidade com Portugal, demonstrando o potencial para novas conexões.

“Nos sentimos muito honrados com esta visita, pois já possuímos inúmeras aproximações com Portugal, que possibilitam um grande aprofundamento na aprendizagem de nosso corpo docente, acadêmicos e bolsistas. E, claro, nos colocamos como parceiros para ampliar e estreitar esses laços tão positivos”, afirmou a reitora Carmen.

Segundo o Embaixador Luís Filipe Melo e Faro Ramos “é bom ver uma Universidade assim, com essa iniciativa e com essa vontade de inovar, realizar intercâmbios e evoluir. Fico muito satisfeito por saber que já existem tantas interações entre a Unisc e Portugal. Até mesmo porque Brasil e Portugal possuem uma comunhão única e singular, muito mais do que uma proximidade”. O Embaixador ainda reforçou que espera ser um facilitador para que a Unisc tenha novas oportunidades de estreitar relações com Portugal.

No momento, a reitora da Unisc também entregou uma carta oficial ao Embaixador, contendo as interações atuais da Unisc, no sentido de ampliar as colaborações com Portugal.

Interações entre Unisc e Portugal

- Mais de 270 estudantes de graduação estuaram em universidades parceiras através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PROMAI) desde 2008;

- 16 estudantes de Medicina realizaram estágios em hospitais de Portugal;

- 23 alunos se formaram em regime de Dupla Titulação em parceria com a Universidade do Minho (Programa de Mestrado e Doutorado em Direito);

- 6 alunos de Biologia participaram do Programa Licenciaturas Internacionais (PLI) da Capes, em parceria com a Universidade do Algarve;

- 12 professores Portugueses são membros do corpo editorial das revistas científicas da Unisc;

- Missão Comung com reitores gaúchos em 2017 (Porto, Lisboa e Leiria);

- 9 Viagens de estudo para Portugal: Comunicação- ESTA 2009 a 2015; Comunicação- Algarve 2018; Educação- Lisboa 2018;

- 6 Aulas Internacionais com participação de professores (durante a pandemia);

-55 professores da Unisc realizaram atividades acadêmicas e científicas em Portugal, desde 2015;

-56 professores de Portugal participaram de atividades acadêmicas e científicas na Unisc, desde 2015;

-10 Projetos de pesquisa conjuntos;

- 12 alunos da Unisc realizaram pesquisa doutoral em universidades portuguesas pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES) entre 2012 e 2020;

-Acordo de Cotutela com UMinho (Educação);

- Estágios Pós-doutorais de docentes da UNISC em Portugal;

-Inúmeras publicações conjuntas;

-Viagem Acadêmica de Gestão prevista para 2020, adiada para 2022.

Interações entre Unisc e Portugal

- 16 estudantes de Medicina realizaram estágios em hospitais de Portugal;

- Missão Comung com reitores gaúchos em 2017 (Porto, Lisboa e Leiria);

- 6 Aulas Internacionais com participação de professores (durante a pandemia);

-10 Projetos de pesquisa conjuntos;

-Acordo de Cotutela com UMinho (Educação);

- Estágios Pós-doutorais de docentes da UNISC em Portugal;

-Inúmeras publicações conjuntas;

-Viagem Acadêmica de Gestão prevista para 2020, adiada para 2022.