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Pesquisadora também afirma a importância do professor revisitar suas práticas, narrativas e concepções de infância 

Dentro da programação da VI Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 30 de outubro, às 19h15, no Auditório do Memorial, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. A atividade integra a VI Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os cursos de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada Programa. 

Um dos estudos escolhidos tem como título “Docência e gesto pedagógico de educar crianças: ação de começar-se na vida pública da escola”, elaborado pela doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unisc, Márcia Vilma Murillo, com orientação da professora Sandra Regina Richter. 

“O tema da pesquisa surgiu a partir do encontro, na prática, com crianças que chegam da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada a partir do estudo bibliográfico relacionado às temáticas da tese, além da reflexão de diferentes propostas, tais como: entrevistas com famílias e crianças, rodas de conversas com crianças, conversas com professoras da Educação Infantil, observação de desenhos das crianças e do caderno de docência”, explica.

O tema, segundo a pesquisadora, ainda é pouco debatido, mas extremamente importante e necessário, tendo em vista que estamos falando das marcas que esses momentos de travessias podem deixar nas crianças. “Chegar à escola “grande”, transitar por um espaço junto com estudantes mais velhos, reconhecer esse espaço geográfico da escola para muito além da sala da Educação Infantil, se apropriarem deste outro funcionamento de uma escola de Ensino Fundamental, sem contar os começos relacionados à vida escolar formal. O encontro às propostas formais de alfabetização, assim como a tudo que está relacionado a esse universo: cadernos, materiais individuais de sua responsabilidade, o gosto por conhecer as letras, os números, aprender a ler e escrever, enfim, ampliar sua própria noção de mundo”, fala.

Na conclusão da tese, constata-se que a chegada das crianças ao Ensino Fundamental não deve ser compreendida unicamente como o momento de alfabetização formal, mas como uma experiência complexa de iniciação no mundo comum, que envolve corpo, linguagem, relações e sensibilidades. A pesquisa ainda evidencia que a hegemonia da alfabetização como principal ação pedagógica nesta etapa, restringe o sentido educativo da escola, desconsiderando outras aprendizagens igualmente formadoras. A autora propõe um alargamento da compreensão de alfabetizar, entendendo-a como processo existencial de leitura do mundo, e não apenas da palavra.

As constatações também destacam que crianças e adultos compartilham o ato de começar-se a cada novo encontro. Assim, a docência é vista como um movimento permanente de autoformação e reflexão crítica, no qual o professor precisa revisitar suas práticas, narrativas e concepções de infância. Também a necessidade de formações docentes contínuas e situadas, ocorrendo principalmente no contexto da escola, como espaço de pesquisa, escuta e invenção pedagógica. A escola é reconhecida como lugar de formação recíproca, onde se entrelaçam as experiências de professores e crianças.

“Por fim, o trabalho reafirma a educação como ato de resistência à padronização, um espaço de pluralidade, sensibilidade e esperança, em que alfabetizar é também humanizar — um gesto ético e político de compromisso com o mundo que partilhamos.” 

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Educação. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

> Devido à limitação de espaço físico, solicitamos que os interessados em participar presencialmente da Mostra da PGSS, preencham o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO até 27 de outubro - vagas limitadas

Márcia Vilma Murillo Divulgação

Márcia Vilma Murillo

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Pesquisadora também afirma a importância do professor revisitar suas práticas, narrativas e concepções de infância 

Dentro da programação da VI Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 30 de outubro, às 19h15, no Auditório do Memorial, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. A atividade integra a VI Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os cursos de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada Programa. 

Um dos estudos escolhidos tem como título “Docência e gesto pedagógico de educar crianças: ação de começar-se na vida pública da escola”, elaborado pela doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unisc, Márcia Vilma Murillo, com orientação da professora Sandra Regina Richter. 

“O tema da pesquisa surgiu a partir do encontro, na prática, com crianças que chegam da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada a partir do estudo bibliográfico relacionado às temáticas da tese, além da reflexão de diferentes propostas, tais como: entrevistas com famílias e crianças, rodas de conversas com crianças, conversas com professoras da Educação Infantil, observação de desenhos das crianças e do caderno de docência”, explica.

O tema, segundo a pesquisadora, ainda é pouco debatido, mas extremamente importante e necessário, tendo em vista que estamos falando das marcas que esses momentos de travessias podem deixar nas crianças. “Chegar à escola “grande”, transitar por um espaço junto com estudantes mais velhos, reconhecer esse espaço geográfico da escola para muito além da sala da Educação Infantil, se apropriarem deste outro funcionamento de uma escola de Ensino Fundamental, sem contar os começos relacionados à vida escolar formal. O encontro às propostas formais de alfabetização, assim como a tudo que está relacionado a esse universo: cadernos, materiais individuais de sua responsabilidade, o gosto por conhecer as letras, os números, aprender a ler e escrever, enfim, ampliar sua própria noção de mundo”, fala.

Na conclusão da tese, constata-se que a chegada das crianças ao Ensino Fundamental não deve ser compreendida unicamente como o momento de alfabetização formal, mas como uma experiência complexa de iniciação no mundo comum, que envolve corpo, linguagem, relações e sensibilidades. A pesquisa ainda evidencia que a hegemonia da alfabetização como principal ação pedagógica nesta etapa, restringe o sentido educativo da escola, desconsiderando outras aprendizagens igualmente formadoras. A autora propõe um alargamento da compreensão de alfabetizar, entendendo-a como processo existencial de leitura do mundo, e não apenas da palavra.

As constatações também destacam que crianças e adultos compartilham o ato de começar-se a cada novo encontro. Assim, a docência é vista como um movimento permanente de autoformação e reflexão crítica, no qual o professor precisa revisitar suas práticas, narrativas e concepções de infância. Também a necessidade de formações docentes contínuas e situadas, ocorrendo principalmente no contexto da escola, como espaço de pesquisa, escuta e invenção pedagógica. A escola é reconhecida como lugar de formação recíproca, onde se entrelaçam as experiências de professores e crianças.

“Por fim, o trabalho reafirma a educação como ato de resistência à padronização, um espaço de pluralidade, sensibilidade e esperança, em que alfabetizar é também humanizar — um gesto ético e político de compromisso com o mundo que partilhamos.” 

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Educação. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

> Devido à limitação de espaço físico, solicitamos que os interessados em participar presencialmente da Mostra da PGSS, preencham o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO até 27 de outubro - vagas limitadas

Márcia Vilma Murillo Divulgação

Márcia Vilma Murillo

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