Fotos: Patrícia Klamt

Um protocolo de atividade conjunta foi assinado entre o Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT/VRP) e a Embrapa durante a Expoagro Afubra. O objetivo é oferecer cursos de qualificação aos agricultores familiares do Vale do Rio Pardo e do Centro-Serra, visando à produção de alimentos.

O convênio foi firmado com a presença do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke; do chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Nailton Pilon; e do pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc e coordenador institucional do CVT/VRP, professor Angelo Hoff.

Entre os objetivos do protocolo está a implantação de uma rede de apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul, com ações práticas a serem conduzidas a partir da parceria entre pesquisa, desenvolvimento e extensão, seguindo a realidade de cada local. As partes pretendem atuar nas áreas de fruticultura, olericultura e produção de grãos, contribuindo para a diversificação produtiva sustentável e o desenvolvimento social e econômico da agricultura familiar.

Hoff destacou o ato como histórico para o CVT/VRP. “A Embrapa empresta ao CVT sua expertise e sua marca, que é fundamental para a organização do trabalho do Centro. Trata-se de uma aliança de alto quilate, pois a Embrapa é reconhecida no mundo por seu trabalho de vanguarda na tecnologia para a agricultura. É um selo de qualidade para o nosso CVT”, comemorou.

Segundo Hoff, na lista são mais de 40 cursos nas cinco áreas de atuação do CVT, que podem ser disponibilizados para os agricultores familiares. “A partir de agora, iremos finalizar o cronograma de cursos, viabilizar a vinda dos técnicos da Embrapa para o CVT e mobilizar os agricultores por áreas temáticas, conforme o curso, o interesse e a demanda”, explicou o professor.

Um dos protagonistas para a formalização deste acordo é o chefe da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, Clenio Pilon, que é o elo do CVT com a rede da Embrapa em todo o País. “Ele fará a articulação com todos os embrapeanos do Brasil para que possam auxiliar nos cursos, capacitações de vanguarda aqui no Vale do Rio Pardo. A rede da Embrapa é formada por 46 unidades em todo o País”, observou Hoff.

Alinhamento

O secretário do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, destacou que a parceria com a Embrapa será muito importante para o Vale do Rio Pardo. Ele citou que uma das estratégias do ministério é trabalhar em regiões onde as instituições estejam alinhadas, e o CVT é uma prova disso. “A Unisc é uma das instituições fundamentais para o desenvolvimento regional e, portanto, tem todas as condições de ser a interveniente nas atividades do CVT. Quando era prefeito em Rio Pardo, fui um dos responsáveis por buscar essa parceria para a implantação do CVT junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O Ministério da Agricultura e a secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo estarão sempre à disposição para ser parceiras nestas ações da região”, assegurou Schwanke.

Já Pilon ressaltou que o CVT serve de espaço de formação, mas ressaltou que o agricultor deve sair dos cursos em condições de aplicar as novidades. “E as formas de experimentar isso serão por meio de unidades demonstrativas nas propriedades dos agricultores. O CVT também é um espaço para que a região esteja em sintonia e debata condições para que se desenvolva, com ações de curto, médio e longo prazos”, apontou.

Cursos

Entre as atividades planejadas para o CVT/VRP estão o atendimento às famílias rurais, com um conjunto de ações de extensão. Estão previstos cursos nas áreas de Boas práticas de produção primária de olericulturas, piscicultura e fruticultura; Dietas e melhoramento genético da produção de leite; Boas práticas de beneficiamento de alimentos de origem vegetal e animal; o de Gestão da unidade de produção familiar, associativismo e cooperativismo; e o de Produção orgânica, agroecológica e certificação.

Estrutura do CVT VRP é usada para dois eventos

Durante a Expoagro Afubra, a estrutura do CVT/VRP foi usada para dois eventos. Um deles foi o encontro das Cooperativas Escolares do Vale do Rio Pardo, promovido pelo Sicredi, que reuniu os estudantes para a realização de tarefas objetivando potencializar a liderança. As cooperativas escolares participantes foram: Semeando Sonhos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maurício Cardoso, de Herveiras; Verde Vale, da EMEF Nero Pereira de Freitas, de Vale Verde; Sol do Amanhã, da EMEF Francisco de Borba Filho, e Feito a Mãos, da EMEF José de Anchieta, ambas de Passo do Sobrado; e Brotando da Terra, da EMEF Guararapes, de Sinimbu.

O outro evento de grande porte recebido pelo CVT/VRP foi o programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação (Arise), trazido pela JTI para a região, que apresentou seus resultados dentro da programação da Expoagro. As prefeituras de Arroio do Tigre, Sobradinho, Ibarama e Lagoa Bonita do Sul receberam os resumos das atividades de educação no campo. Nesses resumos está a nova metodologia de ensino, que muda a forma como os professores abordam a educação no campo. A prática do trabalho infantil nas propriedades virou conteúdo permanente. Ao todo, mais de 4 mil alunos foram atendidos e, agora, servirão de referência ao programa.

Fotos: Patrícia Klamt

Alinhamento