As ações de internacionalização do Programa em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA) vem ao longo dos anos se intensificando e, mesmo no período de Pandemia, tem como meta a aproximação com pesquisadores estrangeiros. No dia 25 de setembro, a doutoranda Núbia Weber Freitas defendeu sua tese intitulada Avaliação do estado ecológico de sistemas lóticos subtropicais e temperados brasileiros para determinação de sítios de referência na Bacia Hidrográfica do Arroio Andréas, Município de Vera Cruz, RS, Brasil, sob a orientação do professor Eduardo Lobo Alcayaga. A sessão virtual contou com a participação de uma banca externa 100% internacional, integrada pelos professores Martha Lucia Palacios Peñaranda, da Universidade Autónoma del Occidente (Cali-Colômbia), e Pablo Castillejo, da Universidade De Las Américas (Quito-Equador), além dos professores do PPGTA, Tiele Medianeira Rizzetti e Rosana de Cassia de Souza Schneider.

Nas palavras da ex-aluna, agora doutora em Tecnologia Ambiental, Núbia Cristina Weber Freitas, a internacionalização vem ampliar e consolidar os objetivos do programa, integralizando a pesquisa de maneira fundamental para a Universidade em uma dimensão intercultural. “Ser contemplada com uma banca internacional proporcionou uma troca de conhecimentos e oportunidades com imensos ganhos pessoais e à pesquisa, conectando novas tecnologias de interesse ao desenvolvimento nacional e internacional. Enfatizo a satisfação de fazer parte do PPGTA, onde obtive a qualificação de Mestre e Doutora, orientada por um corpo docente capacitado, referência nacional e internacional em Tecnologias Ambientais”, salientou.

Como a Internacionalização é um processo que envolve o desenvolvimento institucional, científico e cultural por meio da ação cooperada, o professor Lobo destaca que uma das principais contribuições à internacionalização do PPGTA é a ampliação do compartilhamento de conhecimentos sobre questões do meio ambiente entendido como tema global. “O caráter universal do conhecimento e da difusão do saber por meio do avanço de tecnologias, característico da internacionalização, demonstra o novo caminho do ensino superior sem fronteiras que tem como base de apoio a criação de ações cooperadas, como é o caso da constituição de bancas para dissertações e teses da Pós-graduação”, ressaltou.

“O PPGTA, ciente da importância e comprometimento com o desenvolvimento regional, coloca-se mais uma vez na vanguarda das ações que envolvem a gestão e manejo ambiental, no sentido de contribuir significativamente para a consolidação, expansão e internacionalização do conhecimento científico e tecnológico do Estado e do País, contribuição entendida como um processo contínuo de busca da melhoria da qualidade de vida da população e a proteção do meio ambiente”, acrescentou o professor Lobo.