Os estudantes do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais da Unisc (SPI), João Victor Kothe e Michele Kremer Sott, fizeram mestrado em regime de dupla titulação na Universidad del Quindío da Colômbia (UniQuindío), na cidade de Armênia.

Em uma estadia que durou 10 meses, os mestrandos tiveram a oportunidade de expandir conhecimento e aprimorar os estudos em suas pesquisas. A dissertação de João Victor Kothe é sobre Indústrias Simbióticas, com foco no compartilhamento de subprodutos em um setor cafeteiro. Sua experiência não poderia ser mais enriquecedora, nesse sentido, João reforça que estudar em uma universidade em outro país possibilitou agregar ainda mais conhecimento em sua formação. “Além de todas as vantagens para a carreira profissional, poder compartilhar culturas e vivenciar realidades de outro país acarretou ainda mais em um ganho no âmbito pessoal", declarou.

Michele Kremer Sott, também durante esse período, se aprofundou em seus estudos. Sua pesquisa no mestrado aborda questões relacionadas à agricultura de precisão e agricultura 4.0, na qual explora o potencial das tecnologias emergentes para o aumento da produtividade e promoção da sustentabilidade no agronegócio, “Durante o período foi possível conhecer e estudar em profundidade a adoção tecnológica na produção cafeeira, importante setor para as economias do Brasil e Colômbia. Alguns dos resultados da pesquisa já foram publicados em revistas internacionais de alto fator de impacto", salientou.

E assim como João Victor, Michele teve uma experiência transformadora nessa estadia que durou 10 meses, para ela a possibilidade de vivenciar a cultura da Colômbia e conhecer novos lugares e pessoas abriu uma nova visão de mundo. “A experiência foi incrível. O período de intercâmbio possibilitou vivenciar a cultura da Colômbia, conhecer lugares e pessoas de diversas nacionalidades, além de proporcionar uma nova visão sobre o mundo e um autoconhecimento indescritível”, frisou.

João Victor Kothe

Michele Kremer Sott