A Unisc promoveu, no dia 6 de maio, na sala 101, bloco 1, o 4º Workshop Mediação de Conflitos: uma experiência viva, com o tema O papel do terceiro. O evento trouxe ao debate os conflitos sociais atuais e analisou o papel do terceiro juiz, mediador, árbitro e professor na sua administração e resolução.

A mesa de abertura contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, que representou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; da juíza de Direito, Josiane Caleffi Estivalet; do subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da Unisc, André Viana Custódio; e da advogada, professora do Departamento de Direito da Unisc e líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos, Fabiana Marion Spengler.

“Vemos aqui, na prática, a articulação das três dimensões que compõem a Universidade, que são o ensino, a pesquisa acadêmica e a extensão”, apontou Hoff. “Podemos dizer que o terceiro é aquele que pode auxiliar ou decidir os conflitos, como no magistrado, quando falamos da jurisdição, e também aquele que permite o diálogo entre as partes envolvidas no conflito”, explicou Fabiana.

Os palestrantes foram a mediadora de conflitos, psicóloga clínica e psicoterapeuta de casal e família, Marilene Marodin; o juiz de Direito da Comarca de Santa Cruz do Sul, André Luis de Moraes Pinto; o árbitro e advogado em arbitragens, Ricardo Borges Ranzolin; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da Unijuí, Maiquel Wermuth; e a professora Fabiana Marion Spengler.

A promoção foi do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos e do Projeto de Extensão em Mediação, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da Unisc; do Departamento de Direito; e da coordenação do curso de Direito da Unisc.