No dia 13 de outubro, ocorreu a primeira reunião da Mesa do Programa Inova RS - Região dos Vales, realizada no formato on-line. Estiveram presentes 96 participantes, dentre membros da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT-RS), membros dos comitês técnicos e estratégicos da região, gestores de inovação e tecnologia e membros da quádrupla hélice: representantes da sociedade civil organizada, setor empresarial, governamental e acadêmico.

Conduzida pela coordenadora do programa na Região dos Vales e professora da Unisc, Andréia Valim, a reunião também teve a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e do secretário-adjunto, Fernando Mattos. Na oportunidade, foi apresentado aos membros da mesa o objetivo do programa; os mapeamentos em que os comitês técnico e estratégico e os gestores de inovação e tecnologia se basearam para a construção da visão de futuro preliminar; e o papel dos representantes da Mesa.

Após a apresentação da visão de futuro preliminar, os membros discutiram sobre as áreas que acreditam ser portadoras de futuro. Além das áreas, os membros também debateram e votaram o marco temporal em que acreditam que a região possa se tornar referência em inovação e tecnologia e a referência geográfica que será alcançada. Por fim, definiu-se que, em 2030, a Região dos Vales será referência nacional de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços, abrindo novas oportunidades para cadeias adjacentes e buscando um constante desenvolvimento sustentável.

“O evento conseguiu reunir um grande número de lideranças das regiões do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari - sociedade civil organizada, empresas, universidades, governo - e as proposições foram muito ricas, no sentido de decisão das áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável das regiões, considerando a sua história e a evolução das potencialidades de cada uma”, pontuou a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

A próxima reunião ocorre no dia 24 de novembro para votação dos dois projetos prioritários para a região. Até lá, serão montados grupos de trabalhos para o planejamento dos projetos nas áreas definidas.  “Acredito que o aspecto principal foi a presença de inúmeras lideranças da região que representam a Quádrupla Hélice e que fazem a roda da inovação girar na nossa região. Ainda temos um caminho a percorrer quando consideramos tudo que uma região como a nossa pode desenvolver, mas não tenho dúvidas que nossa capacidade de entrega e comprometimento com questões de longo prazo vai fazer com que a nossa região seja destaque”, destacou o gestor do Vibee Unimed dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Rafael Zanatta.