A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Mariana Portela de Assis, participou do 8º Congresso Internacional em Saúde: Determinantes sociais, tecnológicos e ambientais em saúde, promovido pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), de 18 a 21 de maio. Na oportunidade, apresentou, de forma on-line, o trabalho intitulado Perfil sociodemográfico de agricultores do sul do Brasil expostos a agrotóxicos e diagnosticados com neoplasias hematológicas, que foi premiado entre cerca de 980 trabalhos como um dos cinco de destaque do evento.

O objetivo do estudo foi analisar a relação entre as variáveis do perfil sociodemográfico de agricultores expostos a agrotóxicos com a presença de neoplasias hematológicas e com resultados parciais de sua dissertação de mestrado do mesmo PPGPS. A pesquisa foi orientada pela professora Suzane Beatriz Frantz Krug e co-orientada pela professora Hildegard Hedwig Pohl, com a colaboração de Taila Francieli da Silva, Marcela Lange e Patrik Nepomuceno.

Para a doutoranda, a participação no congresso foi de suma importância para a divulgação dos resultados de sua pesquisa, sendo esse, um momento de interação com diferentes temas relacionados com a saúde. “Além disso, ter o trabalho entre os destaques do evento demonstra a relevância do tema abordado e é motivação para continuação da pesquisa”, frisou.