Oito docentes da Unisc tiveram seus projetos aprovados no Edital 07/2021- Programa Pesquisador Gaúcho- PqG da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

O edital tem o objetivo de contemplar propostas que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado do Rio Grande do Sul, em qualquer área de estudo. Os projetos de pesquisa aprovados contemplam diferentes áreas do conhecimento e vão receber apoio financeiro para sua execução.

Conheça os docentes aprovados e seus projetos:

Éder da Silva Silveira, com “A política de ampliação das escolas de ensino médio de tempo integral no Brasil (2016-2024): narrativas de experiência e de resistência na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul”.

Ênio Leandro Machado, com “Sistema integrado de tratamento de esgotos e resíduos orgânicos urbanos de etes com wetlands construídos de configurações mistas com geração de bioenergia”.

Fabiana Marion Spengler, com “Ontem, hoje e amanhã: cartografia das políticas públicas brasileiras auto e heterocompositivas de acesso à justiça”.

Jane Dagmar Pollo Renner, com “Desenvolvimento de biofilmes com atividade antibacteriana e antifúngica para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS)”.

Mozart Linhares da Silva, com “Educação, biopolítica e produção da branquitude no Brasil”.

Rogério Leandro Lima da Silveira, com “Cidades médias, gestão territorial e desenvolvimento regional em regiões funcionais de planejamento do Rio Grande do Sul”.

Silvia Isabel Rech Franke, com “Uso de suplementos alimentares por adultos e idosos usuários de academias: hábitos de vida, de saúde e da prática de exercícios físicos e a relação com a composição nutricional, composição corporal, marcadores hepáticos e renais e instabilidade econômica”.

Valeriano Antonio Corbellini, com “Identificação e quantificação de cianobactérias e microcistina por FTIR e quimiometria supervisionada por métodos microbiológicos, moleculares, imunológicos e cromatográficos”.

Conheça os docentes aprovados e seus projetos: