Nos dias 9 e 10 de novembro, estudantes das disciplinas de Gestão de Pessoas do curso de Administração e de Liderança e Coaching da Graduação Dinâmica, tiveram aula internacional, realizadas com professores do Departamento de Gestão e Economia da Escola de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal.

No primeiro dia, o professor António José Pinto Pedrosa ministrou aula sobre gestão, quando apresentou diversos dados sobre a gestão de pessoas em Portugal e a realidade e desafios enfrentados pelas empresas portuguesas, oportunizando aos alunos uma nova visão sobre o país do professor. Igualmente no segundo dia, a professora Neuza Manuel Pereira Ribeiro abordou a perspectiva portuguesa sobre o tema de Liderança e Coaching. A partir do aspecto conceitual sobre a Coaching, trouxe importantes reflexões sobre competências de um líder coach e suas características e importância. Também apresentou elementos da realidade do tema em Portugal, sobretudo no meio empresarial, assim como trouxe um caso prático no qual colaborou no desenvolvido numa empresa para evidenciar a melhora no processo de liderança quando ocorre a abordagem Coach.

De acordo com a professora das disciplinas, Letícia Schramm Arend, ter a oportunidade de trazer para a sala de aula on-line um professor de outro país proporciona novos aprendizados e permite compreender melhor outras realidades como a de Portugal com relação às pessoas nas organizações e como são aplicadas as ferramentas de gestão de pessoas. “Agradeço à Assessoria Internacional da Unisc por viabilizar essa oportunidade de grandes aprendizados para alunos e professores”, salientou.

A iniciativa foi fomentada pela Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII) que vem, ao longo de 2020, auxiliando em colaborações de docentes em aulas, tanto na Unisc quanto no exterior. “Vemos que o contexto da pandemia trouxe excelentes oportunidades de fortalecer de forma virtual laços com nossos parceiros de diferentes países e essas ações com o IPLeiria são um excelente exemplo que queremos ampliar ainda em 2021”, destacou a coordenadora da AAII, Cristiana Mueller.

O IPLeiria e a Unisc possuem Acordo de Cooperação desde 2017, sendo que essa foi a primeira iniciativa de mobilidade virtual docente no campo da Gestão entre as instituições desde a criação da parceria. Além disso, a Unisc   está contando com a participação de estudantes portugueses dessa instituição na oferta de Intercâmbios virtuais no segundo semestre de 2020 e espera poder ter novos alunos portugueses em 2021.