Atualmente, os problemas ambientais crescem em consonância com o avanço industrial, gerando inúmeros problemas para a sociedade. É neste contexto que a Tecnologia Ambiental age enquanto ferramenta de prevenção e de solução na busca por um desenvolvimento sustentável.

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Unisc apresenta uma abordagem interdisciplinar de inovação científica e tecnológica, que contribui para o crescimento profissional e pessoal do estudante, bem como para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Ao longo do Programa são desenvolvidas habilidades tecnológicas e científicas para formar profissionais capazes de prevenir e resolver problemas ambientais que afetam a qualidade ambiental e a vida da sociedade, colaborando fortemente com o desenvolvimento regional. O profissional também desenvolve sua capacidade de gerar conhecimentos para uso nos sistemas de gestão ambiental.

Outro diferencial do Mestrado e do Doutorado em Tecnologia Ambiental da Unisc são as inúmeras oportunidades de internacionalização, através de convênios firmados com Instituições de Ensino Superior de países como Equador, Áustria, Chile, Colômbia, Alemanha, Argentina e Chile.

Por que investir na formação continuada?

Proteger o meio ambiente e a vida humana, em paralelo com o desenvolvimento econômico e social, é algo complexo. Para criar soluções e ações preventivas nesse ramo são necessários conhecimentos multidisciplinares. O PPGTA garante tais conhecimentos através de um corpo docente qualificado, com diferentes especializações, além de todas as trocas que são proporcionadas por meio da interação entre os colegas.

Ao longo das aulas é possível aprender da teoria à prática, desenvolvendo sistemas, tecnologias limpas ou soluções. A infraestrutura da Unisc facilita na boa aprendizagem, pois conta com mais de 20 laboratórios especializados nos mais diversos segmentos, com equipamentos modernos, para uso dos estudantes.

Linhas de Pesquisa

O PPGTA apresenta área de concentração em Gestão e Tecnologia Ambiental, voltada a preparar profissionais e pesquisadores para lidar com problemas ambientais de forma proativa, através do conhecimento e do domínio de ferramentas de gestão e tecnologias. Também é contemplada a adoção de boas práticas como forma de ganhos econômicos e ambientais.

A partir desta área de concentração, se desdobram as seguintes linhas de pesquisa: “Tecnologias de Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias”; “Revalorização, Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos e Emissões Atmosféricas”; “Gestão e Manejo de Recursos Naturais”; e “Microbiologia aplicada à Tecnologia Ambiental”.  Conheça mais sobre cada uma em https://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-e-doutorado-em-tecnologia-ambiental/area-de-concentracao

Inscrições Abertas para o Processo Seletivo
Para se inscrever no Processo Seletivo, basta acessar o site unisc.br/ppgta  até o dia 17 de novembro.

Saiba mais: unisc.br/ppgta

Por que investir na formação continuada?

Linhas de Pesquisa

Inscrições Abertas para o Processo Seletivo