AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental

GESTÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL

A área de Gestão e Tecnologia Ambiental visa preparar profissionais pesquisadores para lidar com problemas ambientais de forma proativa, através do conhecimento e do domínio de ferramentas de gestão e tecnologias voltadas ao meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável. Visa, assim, incentivar nos profissionais ideias inovadoras e de base tecnológica, voltadas não só para a solução prática, mas também para a prevenção de problemas ambientais, oriundos das atividades industriais ou da sociedade, uso sustentável de recursos naturais e uso de fontes alternativas de energia, entre outras inovações. A área contempla, ainda, o incentivo da adoção de boas práticas com ganhos econômicos e ambientais.

 

LINHAS DE PESQUISA

1. Tecnologias de Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias

Desenvolvimento da Gestão e Gerenciamento de processos para tratamento de águas de abastecimento e residuárias visando a redução dos impactos ambientais para potabilização e reuso, bem como a recuperação de energia e nutrientes associados ao balanço material e energético dos procedimentos, métodos e processos estudados.

2. Revalorização, Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos

Gerenciamento de resíduos sólidos auxiliando na tomada de decisões a partir da tecnologia com foco para a revalorização, tratamento e disposição dos resíduos. Visa aplicar e/ou desenvolver técnicas para a diminuição do impacto ambiental de resíduos sólidos além do desenvolvimento de ferramentas que possibilitem o diagnóstico e prognose da efetividade do gerenciamento ambiental de atividades antropogênicas.

3. Gestão e Manejo de Recursos Naturais

A linha de pesquisa “Gestão e Manejo de Recursos Naturais” apresenta como um dos seus principais focos de ação estudos de monitoramento ambiental em bacias hidrográficas, incluindo a preservação e conservação de ecossistemas, além das áreas da Ecotoxicologia e Agroecologia.

 

4. Microbiologia aplicada à Tecnologia Ambiental

Essa linha de pesquisa se destina ao estudo de biorremediação de água, ar ou solos e bioprospecção e caracterização de micro-organismos a partir de resíduos/ efluentes. Além disso, o desenvolvimento de processos e produtos, valorando resíduos, bem como, avaliando os processos biotecnológicos afim de minimizar os impactos ambientais.

MENU PRINCIPAL