AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental

Controle da Poluição Atmosférica

Atividades: Ensaios de tratabilidade de emissões atmosféricas; desenvolvimento de métodos e processos de tratamento; caracterização da qualidade do ar; ensaios com materiais cerâmicos para a redução de Carbono na atmosfera.

Equipamentos: Sistema de transferência gás-líquido; Sistemas de remoção de materiais em suspensão: ciclone; câmara tipo bag; filtros com feltros; lavador de gases tipo Venturi e tipo Cortina de Água; Sistema para stripping de carbono orgânico volátil; amostradores de grande volume de material particulado e gases; determinador de CO, CO2, O3, SO2.

 


Vista parcial dos equipamentos do laboratório

Tratamento de Águas e Efluentes

Atividades: ensaios de tratabilidade de águas e efluentes; e desenvolvimento de métodos e processos de tratamento.

Equipamentos: reator de digestão anaeróbica, tipo UASB, sistema para testes de coagulação/floculação em jarros; osmose reversa, sistema de lodos ativados em duplo estágio, fotorreator com mediação natural e artificial; coagulador/floculador/decantador; respirômetro; sistemas de digestão para DQO; tensiômetro e fotômetro multipropósito codificado para determinação de íons e parâmetros gerais de qualidade de águas e efluentes, entre outros.

 

 

Sistema de Tratamento de Água e Efluentes por Osmose Reversa

 

 

Planta de Tratamento de Resíduos Sólidos

Atividades: Ensaios de tratabilidade; desenvolvimento de métodos e processos de tratamento, reaproveitamento, reciclagem e materiais compósitos.

Equipamentos: Sistemas em escala de bancada: máquina de lixiviação tipo roll over; Sistema de biodigestão para sólidos; Sistemas para adensamento e secagem (leitos de secagem em alvenaria e filtro prensa); Flotação (Convencional e por Ar dissolvido); Destilação; Britagem, Moagem; Classificação Granulométrica; hidrapulper e prensa de placas paralelas com aquecimento, entre outras.


Extrusora marca SEIBT

 


Foto da Máquina Universal

Análise de Águas e Efluentes

Atividades: Análises físico-químicas em água, para verificação de potabilidade, balneabilidade, registro comercial, efluentes industriais e domésticos, controle de qualidade de água de processo industrial, de irrigação e para piscicultura.

Equipamentos: Bomba de vácuo, capela de exaustão com lavador de gases, medidor de oxigênio dissolvido, agitador magnético, termorreator, estufa de esterilização, bateria de extração de Sebelin, pHmetro de sonda, condutivímetro, medidor de vazão, indicador digital de pressão, pHmetro de íons seletivos, turbidímetro, espectrofotômetro, mufla, estufa para DBO, entre outros.

 

Laboratório de Análise de Águas e Efluentes

Limnologia

Atividades: Ensaios de ecotoxicologia e caracterização de sedimentos.

Equipamentos: Microscópios Zeiss e Incubadora para procriação.

 

Microscópio Zeiss

Centro de excelência em produtos e processos oleoquímicos e biotecnológicos

Atividades: Estudo do processo de transformação de óleos visando à substituição de derivados de petróleo por produtos ecologicamente mais corretos. Produção de biocombustíveis a partir de culturas oleaginosas regionais. Testes com biodiesel, produção de biolubrificantes e outros produtos derivados de óleos vegetais e que sejam mais limpos.

Equipamentos: Equipamentos de análise e produção de biocombustíveis e outros produtos oleoquímicos.

Fenômenos de Transporte

Atividades: Ensaios para medida de transferência de calor e massa.

Equipamentos: Injetores de plug poroso com coluna em acrílico e tubo Venturi com sistema de recirculação; Trocadores de calor; Medidores digitais de pressão, entre outros.

Sala de Estudos

A infra-estrutura administrativa do PPGTA, bem como as Salas de Aulas e de Estudos está alocada no Campus de Santa Cruz do Sul, bloco 53, no 2º e 4º andar. 

Hidrologia

Equipamentos: Estufa termostatizada para secagem; Câmara de germinação tipo B.O.D.; Destilador de água; Deionizador de água; Capela de exaustão; Balança analítica; Turbidímetro; Oxímetro; pHmetro; Condutivímetro (de mão e de bancada); Fluorímetro; Espectrofotômetro; Geladeira.

Atividades: Análises físico-químicas da água (especialmente Bacia Hidrográfica do Rio Pardo); suporte aos trabalhos de campo de Ecologia do curso de Ciências Biológicas.

 

Espectroscopia Orgânica

Atividades: Análise de óleos e biocombustíveis; análise de biomassa e de micro-organismos, análise de diversos produtos desenvolvidos nas pesquisas, bem como tratamento quimiométrico dos espectros, buscando tecnologias rápidas e limpas de análise, sem destruição da amostra.

Equipamentos: Espectrômetro Nicolet; Espectrômetro NIR Perkin Elmer.

Absorção Atômica e Fotometria

Atividades: Análise de componentes inorgânicos em águas, solo e efluentes.

Equipamentos: Espectrômetro de absorção atômica (Shimadzu). Fotômetro de chama Micronal, espectrômetro UV/vis, Digestor por micro-ondas.

Atividades: Análise de amostras ambientais de águas, solo e efluentes; análise de amostras de biocombustíveis e óleos e de diversos produtos desenvolvidos nas pesquisas.

Equipamentos: Cromatógrafo a gás com espectrometria de massas Shimadzu; HPLC com arranjo de diodos Shimadzu; CG FID Varian, Cromatógrafo de íons.

Atividades: incorporação de resíduos em material cerâmico, preparação de materiais nanoestruturados, avaliação de compatibilidade ambiental.

Equipamentos: maromba, mufla, forno (até 1300C); equipamento para ensaio de lixiviação, moinho de bolas, misturador, balança analítica.

Estação de Tratamento de Efluente

Reserva Particular de Patrimônio Natural

MENU PRINCIPAL