AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental

SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO

Título: AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA DAS ETAPAS PRODUTIVAS AGRÍCOLAS PARA INVENTÁRIO DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DE ESTUFAS DE SECAGEM DE TABACO (NICOTIANA TABACUM)

Apresentadora: Ana Letícia Zappe

Resumo:

A avaliação de ciclo de vida (ACV) é uma abordagem utilizada para quantificar os impactos ambientais decorrentes de um sistema produtivo. No trabalho desenvolvido pelo grupo de estudos do programa de pós-graduação em tecnologia ambiental (doutorado), a abordagem da ACV é utilizada como premissa para mensurar os impactos ambientais potenciais da cadeia produtiva de tabaco, utilizando um “balanço de massa”, ou seja, contabilizando as entradas e saídas de cada etapa produtiva agrícola, no que tange o plantio de mudas, lavoura, secagem e beneficiamento. Ainda, a abordagem de ACV permite a elaboração de políticas públicas e o desenho de estratégias, atuando na proposta que os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável preconizam. Assim, é de suma importância que a universidade esteja atenta e atue de forma colaborativa com empresas e a comunidade. O tabaco é a commodity agrícola responsável por mover a economia do Vale do Taquari e Rio Pardo, exigindo consistência e dados robustos e consistentes para debates, logo, a ciência e a tecnologia desenvolvida na universidade auxiliam tais aspectos e promovem o desenvolvimento.



 

Equipe do PPGTA participa de simpósio em Minas Gerais

 

Divulgação

 

Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, participaram do 4º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). Durante o evento, os integrantes do PPGTA apresentaram trabalhos.

Sugira sua divulgação

 


PPGTA promove ação alusiva ao Dia do Cooperativismo

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA) promoveu uma ação alusiva ao Dia do Cooperativismo. O encontro ocorreu em 6 de julho, na Praça da Matriz, em Rio Pardo, por meio do projeto de pesquisa Práticas de P+L e a utilização da ferramenta ACV para as organizações, coordenado pelo professor Jorge André Ribas Moraes e integrado por demais docentes e discentes do PPGTA. O evento consistiu em uma atividade de integração entre as cooperativas Coparroz, Sicredi, Cocamarp, Cotriba e Unimed.

 

 



PPGTA da Unisc convida escolas para ação ambiental

 

No contexto da educação ambiental, a atmosfera, muitas vezes, não é foco de atividades estratégicas, sendo a preocupação com o solo e com a água mais visada nas campanhas e nas ações de mitigação. Neste sentido, o Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Unisc está participando das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, por meio de uma mobilização da Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate à poluição do ar.

Uma equipe do PPGTA se dispõe a ir às escolas e realizar uma tarefa de sensibilização e de discussão sobre este problema ambiental, para que mais cidadãos tenham consciência de suas ações frente ao meio ambiente e revejam suas atitudes atuais e futuras perante a qualidade do ar que respiramos.

As escolas podem solicitar ao PPGTA a participação na ação, que compreende uma breve palestra e um momento de discussão sobre o tema, juntamente com a distribuição de mudas de árvores, para qualquer nível da educação básica. As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de junho, pelo e-mail ppgta@unisc.br. As vagas são limitadas.

 

Grupo de pesquisa em Quimiometria da Unisc participa de workshop em Salvador (BA)

Adilson Ben da Costa
Adilson Ben da Costa
 

O Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc esteve presente na 10ª edição do Workshop de Quimiometria, realizado de 22 a 25 de abril, em Salvador, na Universidade Federal da Bahia. Os principais temas do evento trataram sobre Planejamento experimental, Análise multivariada, Calibração multivariada e Imagens digitais. Na oportunidade, o professor do Departamento de Biologia e Farmácia, Adilson Ben da Costa, apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo junto ao Programas de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) e em Tecnologia Ambiental (PPGTA). Também ministrou um minicurso sobre aquisição e modelagem de imagens digitais em química e uma palestra sobre Desenvolvimento de aplicativos gratuitos para análise de imagens para quimiometria.

Além disso,   foi apresentado um trabalho sobre aplicações práticas do aplicativo PhotoMetrix em processos industriais, desenvolvidos em parceria com o Instituto de Química da Ufrgs, trabalho esse criado pela doutoranda Fernanda Böck (e colaboradores) do PPG em Química da Ufrgs e egressa do curso de Química e do PPGSPI da Unisc. “A participação e a colaboração em eventos desse tipo é fundamental para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na Instituição, especialmente em momentos de escassez de investimentos em pesquisa, bem como para atualização e prospecção de novas parcerias na pesquisa”, salientou o professor Adilson.

Atualmente, o Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc é desenvolvedor do aplicativo PhotoMetrix (www.photmetrix.com.br), registrado pelos professores Gilson Augusto Helfer (Departamento de Computação) e Adilson Ben da Costa, que conta com usuários de diversos países.

 



15/04/2019 às 09h 32min

Divulgação

 

Neste semestre, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe um intercambista da Colômbia, que está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado. Duberly Mosquera Restrepo, 38 anos, chegou ao município neste mês e deve ficar até setembro.

Na Unisc, o estudante está desenvolvendo pesquisas ligadas ao Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências Ambientais, do qual faz parte, composto pela Universidad del Valle, Universidad del Cauca e Universidad Tecnológica de Pereira, localizadas na Região Andina da Colômbia. Duberly conta com uma bolsa de pesquisa obtida junto ao Colciencias (instituto colombiano de apoio à pesquisa) e à Universidad del Cauca. A temática desenvolvida se enquadra na área ambiental e trata sobre Avaliação do risco ecológico associado ao uso de agrotóxicos sobre a qualidade da água na Bacia do Rio Dagua, Colômbia. Após a pesquisa no Brasil, Duberly deve voltar ao seu país de origem, onde entregará a tese em novembro.

O intercâmbio foi possível em virtude do Convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural entre a Universidad del Valle e a Unisc, assinado em 2014, e que apresenta como um dos seus principais objetivos a promoção do intercâmbio de pesquisadores e estudantes de ambas as instituições, bem como a elaboração de projetos de pesquisa em conjunto, visando à obtenção de recursos financeiros internacionais.

Iniciando as aulas de português e ainda se adaptando ao novo país, o intercambista conta que foi bem recebido em Santa Cruz. “É uma cidade muito bonita, organizada, com muitas árvores. As pessoas são amáveis e, se preciso de ajuda, elas me auxiliam”, ressalta.

 

Estudos

Além de participar como discente nas disciplinas do PPGTA que estão acontecendo neste primeiro semestre, Duberly está trabalhando com taxonomia de macroinvertebrados bentônicos indicadores da qualidade da água, coletados no Rio Dagua, na Colômbia, e com amostras obtidas em rios locais. As atividades são realizadas no Laboratório de Zoologia da Unisc, sob orientação do professor do PPGTA, Andreas Köhler.

Concomitantemente, o estudante trabalha na análise estatística e multivariada dos dados da sua tese de doutorado, no Laboratório de Limnologia da universidade, orientado pelo professor Eduardo Lobo Alcayaga, também do PPGTA. Conforme o docente, um dos objetivos do intercâmbio de Duberly é publicar, pelo menos, dois artigos científicos sobre a pesquisa em revistas internacionais. Além disso, a atividade busca ampliar as relações internacionais da Unisc com as instituições colombianas.

A participação de Duberly no estágio acadêmico se constitui na primeira oportunidade concreta de intercâmbio de alunos de doutorado entre ambas as universidades, chancelando a importância da internacionalização como instrumento de desenvolvimento institucional, científico e cultural, ampliando o conhecimento sobre questões do meio ambiente entendido como tema global. Segundo o professor Alcayaga, “o caráter universal do conhecimento, por meio do avanço de tecnologias, demonstra o novo caminho do ensino superior sem fronteiras, que tem como base de apoio a criação de redes de cooperação interinstitucional e internacional, como é o caso da atuação da Universidad del Valle e a Unisc”, observa.

 


28/03/2019 às 11h 17min

DEFESA DE DISSERTAÇÃO 

 
 
 
27/03/2019 às 10h 21min

DEFESA DE DISSERTAÇÃO 

 
 

08/03/2019 às 14h 37min

DEFESAS DE DISSERTAÇÃO 2019


 
06/03/2019 às 09h 53min

DEFESAS DE DISSERTAÇÃO 2019

 
01/03/2019 às 14h 48min
 

Resultado Edital Nº 01/2019 - PROPPG/UNISC

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - PDSE - 2018/2019

 
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado informa que após reunião da comissão de bolsas e análise dos documentos exigidos no edital PDSE, foi homologada a candidatura do discente Rafael Martins da Silva, considerando-o apto para os devidos encaminhamentos.

 


25/02/2019 às 15h 52min

DEFESAS DE DISSERTAÇÃO 2019

 


31/07/2018 às 15h 19min

Resultado Edital PNPD/CAPES - PPGTA/UNISC

Resultado processo seletivo de candidatos à bolsa de Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES, para o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC:

Tiele Medianeira Rizzetti (selecionada)

Fábio dos Santos Grasel (1º suplente)

Guilherme Luiz Scheffler (2º suplente)


09/07/2018 às 14h 23min

EDITAL DE SELEÇÃO PNPD/CAPES - PPGTA/UNISC

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul, divulga o EDITAL PNPD/CAPES para o processo de seleção de um bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES, conforme instituído pela Portaria da CAPES Nº 86, de 3 de julho de 2013.

O período de inscrição é de 09 a 27 de julho de 2018.

Edital (Clique aqui)


14/05/2018 às 15h 53min

PPGTA inscreve para aluno especial

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, está com inscrições abertas, até o dia 25 de maio, para os interessados em cursar uma disciplina na modalidade aluno especial.

Há possibilidade de ingresso nas disciplinas Microbiologia Aplicada (quinta-feira/noite), Reciclagem e Tratamento de Resíduos Sólidos (sexta-feira/manhã) e Análise de Dados Ambientais (sexta-feira/tarde). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo aproveitá-la em caso de ingresso regular no programa. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.

Os interessados devem procurar a secretaria do PPGTA, na sala 5342, bloco 53, para preencher o requerimento de solicitação como aluno especial, ou acessar a página do programa em www.unisc.br. As aulas do segundo trimestre iniciam no dia 21 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7545.


21/12/2017 às 09h 53min

Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental – inscrições abertas seleção complementar 2018

            O programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado, da UNISC, estará com as inscrições abertas para seleção complementar, no período de 26/12/2017 a 09/02/2018. Os novos alunos ingressarão na primeira quinzena de março de 2018.

            As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ppgta. No site também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, vagas, bibliografia recomendada, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.

            Mais informações na Secretaria do PPGTA, pelo telefone (51) 3717-7545 ou pelo e-mail ppgta@unisc.br.


01/12/2017 às 20h 30min

Vimos informar abaixo a lista dos selecionados no Processo Seletivo do Doutorado - Turma 2018, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado: 

SELECIONADOS PPGTA TURMA 2018 - DOUTORADO

1.      Ana Paula Bandeira de Oliveira

2.      Andre Luiz Emmel Silva – Bolsa mod. II

3.      Barbara Meier da Costa

4.      Elias Dresch

5.      Gustavo Stolzenberg Colares – Bolsa mod. I

6.      Marcondes Mafaciolli Pacheco – Bolsa mod. II

7.      Mauricio Henrique Lenz

 


01/12/2017 às 20h 30min

Vimos informar abaixo a lista dos selecionados no Processo Seletivo do Mestrado - Turma 2018, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:

SELECIONADOS PPGTA TURMA 2018 - MESTRADO

1.      Adriana Bee

2.      Alex Lima Zanotelli

3.      Aurélio de Oliveira Ramos

4.      Bruna Bauer de Vargas

5.      Bruno Deprá

6.      Evandro da Rosa Silveira

7.      Fabricio Weiss – bolsa mod II.

8.      Fagner Pereira da Silva – bolsa mod. I

9.      Felipe Marrero Nunes

10.  Fernanda Hardeminck

11.  Helena Gabriela Wilges – bolsa mod. II

12.  Leonardo Biscaglia

13.  Luana Bertolo Y Castro

14.  Maria Fernanda Royer

15.  Mateus da Silva Szarblewski – bolsa mod. II

16.  Maurício Eidt Labres

17.  Morgana Pereira da Costa

18.  Murilo Neumann

19.  Naira Dell Osbel – bolsa mod. I

20.  Patrik Gustavo Wiesel

21.  Raquel Figueiredo de Oliveira

22.  Robson Schneider – bolsa mod. II

23.  Rosecler Ribeiro

24.  Vitória Hartmann



19/09/2017 às 14h 00min

PPGTA inscreve para aluno especial

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, está com inscrições abertas, até o dia 2 de outubro, para os interessados em cursar uma disciplina na modalidade aluno especial.

Há possibilidade de ingresso nas disciplinas Análise de Dados Ambientais (sexta-feira/manhã) e Controle da Poluição Atmosférica (sexta-feira/tarde). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo aproveitá-la em caso de ingresso regular no programa. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.

Os interessados devem procurar a secretaria do PPGTA, na sala 5342, bloco 53, para preencher o requerimento de solicitação como aluno especial, ou acessar a página do programa em www.unisc.br. As aulas do terceiro trimestre iniciam no dia 20 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7545.

*Publicado por Felipe Nopes

 

01/09/2017 às 09h 12min

Doutorado em Tecnologia Ambiental – inscrições abertas seleção 2018

            O programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental – Doutorado, da UNISC, está com as inscrições abertas no período de 04/09/17 a 03/11/17.

            As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ppgta. No site também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, vagas, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.

           

Cronograma da seleção:

ETAPA

PERÍODO

LOCAL

 

Inscrições*

4/9 a 03/11/17

www.unisc.br/ppgta

 

 

Apresentação do pré-projeto

21 e 22/11/17

Manhã e tarde

Local a definir

 

Divulgação dos selecionados

01/12/17

Secretaria do Programa

e www.unisc.br/ppgta

 

 

Matrícula – 1º chamada

13 e 14/12/17

Pela internet ou na Central de Atendimento, bloco 5, sala 513

 

Início das aulas

01/03/2018

Bloco 53

 

 

            *Detalhes sobre inscrição estão em www.unisc.br/ppgta

 

Mais informações na Secretaria do Doutorado, pelo telefone (51) 3717-7545 ou pelo e-mail ppgta@unisc.br.

 

01/09/2017 às 09h 12min

Mestrado em Tecnologia Ambiental – inscrições abertas seleção 2018

            O programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado, da UNISC, está com as inscrições abertas no período de 04/09/17 a 03/11/17.

            As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ppgta. No site também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, vagas, bibliografia recomendada, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.

           

Cronograma da seleção:

ETAPA

PERÍODO

LOCAL

 

Inscrições*

4/9 a 03/11/17

www.unisc.br/ppgta

 

 

Prova escrita, de caráter eliminatório.

20/11/17 – segunda-feira

18h30min às 21h

Local a definir

 

Entrevista

20/11/17– manhã e tarde

Horário a agendar na secretaria do programa

 

Divulgação dos selecionados

01/12/17

Secretaria do Programa

e www.unisc.br/ppgta

 

 

Matrícula – 1º chamada

13 e 14/12/17

Pela internet ou na Central de Atendimento, bloco 5, sala 513

 

Início das aulas

01/03/2018

Bloco 53

 

 

            *Detalhes sobre inscrição estão em www.unisc.br/ppgta

 

Mais informações na Secretaria do Mestrado, pelo telefone (51) 3717-7545 ou pelo e-mail ppgta@unisc.br.

 
07/06/2017 às 09h 25min

Mestrando e docente do PPGTA participam de simpósio

Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado esteve representado no 3º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos pelo mestrando Gustavo Stolzenberg Colares e pelo professor Ênio Leandro Machado. A dupla foi selecionada e realizou, no evento, a apresentação de dois trabalhos: um na categoria oral e outro na categoria pôster. O simpósio, ocorrido de 23 a 26 de maio, na cidade de Campo Grande (MS), contou com presenças ilustres, como o professor Marcos von Sperling, referência mundial no tratamento e reuso de águas residuárias.

Também participaram do evento professores, profissionais e estudantes de todo o Brasil e do exterior, que compartilharam conhecimentos e experiências internacionais, com tecnologias aplicadas, por exemplo, na Dinamarca e na África do Sul. Além de apresentações em pôster e palestras, o simpósio proporcionou, ainda, mesas-redondas com interessantes discussões e questionamentos, visando, principalmente, mudanças no panorama do Saneamento Básico no Brasil, com foco nas tecnologias de tratamento descentralizado de efluentes sanitários, tais como os Wetlands construídos, tema da dissertação dos alunos do PPGTA, Gustavo Colares e Gleison de Souza Celente. 

*Publicado por Felipe Nopes

 
30/05/2017 às 14h 12min

Professor do PPGTA participa de evento científico na Europa

De 7 a 11 de maio, o pós-doutorando e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc (PPGTA), Carlos Alexandre Lutterbeck, participou de 27° encontro anual da Sociedade de Toxicologia Ambiental e Química (SETAC Europa), em Bruxelas (Bélgica). Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1979, para fornecer um fórum para indivíduos e instituições envolvidos na avaliação de riscos ecológicos e do ciclo de vida, na fabricação e distribuição de produtos químicos, na gestão e regulação de recursos naturais, bem como no estudo, análise e solução de problemas ambientais.

O 27° congresso debateu sobre o tema A qualidade ambiental através da colaboração transdisciplinar. No evento, o pesquisador da Unisc teve a oportunidade de representar o PPGTA com a apresentação de quatro trabalhos.

Além da participação no congresso, o professor também aproveitou a passagem pela Europa para realizar visitas técnicas, visando estreitar laços e buscar atividades de cooperação internacional com instituições de pesquisa. Lutterbeck visitou o Institute of Sustainable and Environmental Chemistry da Universidade de Lüneburg, na Alemanha, que é coordenado pelo professor Klaus Kümmerer, referência mundial no tema Fármacos no meio ambiente. O pesquisador realizou, ainda, uma visita ao Departamento de Ecologia Aplicada da Faculdade de Ciências Ambientais da Universidade Checa de Ciências da Vida (Czech University of Life Sciences Prague -CULS), onde teve um encontro com o professor Jan Vymazal, referência mundial sobre o tema wetlands construídos.

*Publicado Josemar Santos

 

11/05/2017 às 09h 55min

PPGTA inscreve para aluno especial

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc – Mestrado e Doutorado (PPGTA) inscreve para aluno especial no período de 15 à 29 de maio.

Há possibilidade de ingresso nas seguintes disciplinas: Projeto de Aterros (quinta-feira à noite); Biorremediação (sexta-feira à tarde); e Tecnologias limpas (sexta-feira pela manhã). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo aproveitá-la em caso de ingresso regular no Programa. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.

Os interessados devem procurar a secretaria do Programa, na sala 5342, bloco 53, para preencher um requerimento de solicitação como aluno especial, ou acessar o link

http://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-e-doutorado-em-tecnologia-ambiental/aluno-especial-ppgta

 

As aulas do segundo trimestre iniciam no dia 22 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717 7545.

 
10/04/2017 às 11h 36min

 

 

24/03/2017 às 10h 21min

PPGTA recebe visitantes do Equador e México

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado, professores Lourdes Kist e Jorge André Moraes, receberam nesta quinta-feira, dia 23 de março, a professora da Universidade Internacional SEK de Quito, no Equador (Uisek), Susana Chamorro, e o estudante de Mestrado em Ciências do Mar e Limnologia da Universidade Nacional Autonoma de México (UNAM), Victor Salinas Camarillo. A vinda da professora Susana teve como objetivo um estágio de curta duração no Laboratório de Limnologia da Unisc. Já o estudante Victor está cursando disciplina do Mestrado no PPGTA da Unisc, na qualidade de intercambista, ambos sob a orientação do professor Eduardo Lobo.

A coordenação do PPGTA reforçou a importância da vinda destes profissionais, no momento em que o PPGTA está buscando consolidar a internacionalização.

*Publicado por Josemar Santos.

 
 
16/01/2017 às 10h 23min

Aula inaugural

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado, recebeu no dia 23 de fevereiro de 2017 o doutor em Engenharia Ambiental, Fábio de Farias Neves, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e supervisor do Laboratório de Cultivo e Biotecnologia de Algas. O professor Fábio participou de uma banca de mestrado e palestrou na Aula Inaugural do PPGTA, com o tema Microalgas: Aspectos Ambientais e Biotecnológicos. O convidado destacou em sua fala aspectos práticos sobre a utilização de microalgas para a biorremediação de efluentes, para obtenção de bioprodutos de alto valor agregado. Além disso, também enfatizou empresas que produzem microalgas no Brasil e no exterior.

 

16/01/2017 às 09h 53min

PPGTA abre inscrições para Aluno Especial

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc – Mestrado e Doutorado (PPGTA) está com inscrições abertas, até o dia 10 de fevereiro, para os interessados em cursar uma disciplina na modalidade aluno especial

Há possibilidade de ingresso nas seguintes disciplinas: Avaliação de Impactos Ambientais (quinta-feira à noite); Fenômenos de Transporte Avançados (sexta-feira pela manhã); Gestão e Tecnologia Ambiental (sexta-feira à tarde). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo aproveitá-la em caso de ingresso regular no Programa. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.

Os interessados devem procurar a secretaria do Programa, na sala 5342, bloco 53, para preencher um requerimento de solicitação como aluno especial, ou acessar o linkhttp://www.unisc.br/portal/pt/cursos/mestrado/mestrado-e-doutorado-em-tecnologia-ambiental/aluno-especial.html

As aulas do primeiro trimestre iniciam no dia 23 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717 7545.

 

26/12/2016 às 09h 53min

PPGTA realiza seleção complementar

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGTA), está com as inscrições abertas para seleção complementar para Mestrado e Doutorado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de fevereiro pelo site www.unisc.br/ppgta, onde também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, bibliografia recomendada, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa, pelo telefone (51) 3717-7545 ou pelo e-mail ppgta@unisc.br.

*Publicado por Josemar Santos

 

05/12/2016 às 15h 53min

Vimos informar abaixo a lista dos selecionados no Processo Seletivo do Doutorado - Turma 2017, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:

SELECIONADOS PPGTA TURMA 2017 - DOUTORADO

  1. Camila Crauss
  2. Daniela da Costa e Silva
  3. Eduarda Torres Amaral
  4. Elizandro Oliveira Silveira
  5. Fábio Franzosi
  6. Giovanni Lanzarini
  7. Luiz Henrique Rauber Rodrigues
  8. Maiara Priscilla de Souza
  9. Rafael Martins da Silva
  10. Rodrigo Augusto Klamt

 

SUPLENTES

Raul de Mello Peters

Luciana Rodrigues Nogueira

*Lista dos selecionados em ordem alfabética.

*Selecionados como bolsista estão sendo contatados.

Salientamos que a matrícula dos selecionados acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2016.

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado.

 

30/11/2016 às 09h 13min

Vimos informar abaixo a lista dos selecionados da Seleção do Mestrado Turma 2017, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:

SELECIONADOS PPGTA TURMA 2017 - MESTRADO

SELECIONADOS

1. Andreza Przygodzinski Cardoso

2. Cleberton Diego Bianchini

3. Daiane Cristina de Moura

4. Eliana Betina Werlang

5. Éverton Unfer Pezerico

6. Fernanda Beuren

7. Fernando Poli

8. Guilherme Goncalves Silva

9. Gustavo Ferrari

10. Jéssica Severo Ferreira

11. Leonardo Santos Ribeiro

12. Maurício Francisco Daltoé

13. Priscila Fernandes de Oliveira

14. Valeria Boettcher

15. Weslley Ribeiro Nardes

16. Yúri Giovane Kappenberg

 

SUPLENTES

1. Lucas Schmidt Goecks

2. Felipe Martins Matos Santos

3. Aline Willms

4. Camila Silva da Silva

 

*Lista em ordem alfabética.

*Selecionados como bolsista estão sendo contatados.

Salientamos que a matrícula dos selecionados acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2016.

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Douorado.

 

11/10/2016 às 15h 16min

Professor Lobo participa de evento científico em Luxemburgo

O professor Eduardo Lobo Alcayaga, do Departamento de Biologia e Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental (Mestrado e Doutorado) da UNISC, participou de 08 a 21 de setembro de 2016 do 35º Colóquio da Associação de Diatomólogos de Língua Francesa (ADLaF - 2016), na cidade de Belvoux, Luxemburgo, e de uma visita técnica no LIST (Luxembourg Institute of Science and Technology) donde teve a oportunidade de discutir com seus pares resultados de estudos taxonômicos e ecológicos de amostras de diatomáceas coletadas em rios do sul do Brasil, bem como a preparação de artigos científicos para publicação em revistas especializadas.

No ADLaF 2016, o professor Lobo teve a oportunidade de apresentar  dois trabalhos científicos, “Développement de l’Indice Trophique de Qualité de l’Eau (ITQE) pour les systèmes lotiques brésiliens tempérés subtropicaux”, dos autores Eduardo A. Lobo, Marilia Schuch, Carla Giselda Heinrich, Adilson Ben da Costa e Adriana Düpont, da UNISC, e dos pesquisadores Carlos Eduardo Wetzel e Luc Ector do LIST, e “Diatomées épilithiques tolérantes à la contamination fécale dans le Lac Guaíba, RS, une région subtropicale dans le sud du Brésil” dos autores Saionara Eliane Salomoni da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Lezilda C. Torgan do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS, e Eduardo A. Lobo da UNISC.

Durante o Colóquio, um grupo de pesquisadores aproveitou a ocasião para registrar numa fotografia, abaixo, um momento importante para a ciência que estuda as diatomáceas, uma vez que o evento contou com a participação do Prof. Dr. Horst Lange-Bertalot, renomado cientista Alemão que iniciou seu trabalho com diatomáceas em 1974, no Instituto de Botânica da Universidade Goethe, Frankfurt, em distintas áreas como taxonomia, sistemática e ecologia, incluindo biogeografia e paleoecologia. Com centenas de artigos e livros publicados, com especial destaque para os quatro volumes da “Flora Diatomológica da Europa”, Dr. Lange-Bertalot tem sido, e continua sendo, referência internacional para o estudo das diatomáceas no Mundo.

 

 
22/09/2016 às 14h 10min

PPGTA inscreve para aluno especial

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, está com inscrições abertas, até o dia 7 de outubro, para os interessados em cursar uma disciplina na modalidade de aluno especial.

Há possibilidade de ingresso nas disciplinas Controle da Poluição Atmosférica (sexta-feira pela manhã) e Toxicologia Ambiental (sexta-feira à tarde). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo aproveitá-la em caso de ingresso regular no Programa. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.

Os interessados devem procurar a secretaria do Programa, na sala 5342, bloco 53, para preencher um requerimento de solicitação como aluno especial, ou acessar o link www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-e-doutorado-em-tecnologia-ambiental/aluno-especial-ppgta.

As aulas do terceiro trimestre iniciam no dia 28 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7545.

*Publicado por Felipe Nopes

 
14/09/2016 às 14h 09min

FAPERGS divulga escolhidos do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) divulgou nesta terça-feira (13) os destaques da pesquisa científica gaúcha. Criado para reconhecer o trabalho dos pesquisadores na área científica e tecnológica, o prêmio vai agraciar 10 cientistas com relevantes contribuições. A premiação também tem o objetivo de mostrar a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento do Estado.

Nesta 6ª edição, serão contempladas seis áreas do conhecimento na modalidade Pesquisador Destaque: Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química.

Além das categorias Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa e Pesquisador na Indústria, o Prêmio tem uma categoria alusiva ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela UNESCO para celebrar em 2016, a busca de soluções inovadoras para a sociedade conviver de forma mais sustentável.

Cerimônia

A solenidade de premiação será realizada no dia 6 de outubro de 2016, às 20 horas e 30 minutos, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Confira os escolhidos:

- Pesquisador Destaque:

Engenharia- Ademir José Zattera (UCS)

Física e Astronomia- Thaisa Storchi Bergmann (UFRGS)

Geociências- Farid Chemale Junior (UNISINOS)

Matemática, Estatística e Computação- Manuel Menezes de Oliveira Neto (UFRGS)

Interdisciplinar- João Batista Teixeira da Rocha (UFSM)

Química- Nilo Zanatta (UFSM)

- Pesquisador Jovem Inovador:

Bruna Coelho de Andrade (Empresa Quatro G P&D)

- Pesquisador na Empresa:

Gustavo Roth (Empresa Quatro G P&D)

- Pesquisador na Indústria:

José Luiz Bozzetto (Empresa BCM Engenharia LTDA)

- Destaque Especial ao Ano Internacional do Entendimento Global:

Jair Putzke (UNISC)

 

Fonte: Asscom/Fapergs

 
 
05/09/2016 às 13h 45min

PPGTA desenvolverá pesquisa em parceria com universidade da Alemanha

 PPGTA desenvolverá pesquisa em parceria com universidade da Alemanha

No início do mês agosto deste ano, Carlos Alexandre Lutterbeck iniciou suas atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc. Quando o pesquisador, que possui graduação em Ciências Biológicas, realizou mestrado na Unisc, o mesmo foi orientado pelo professor Ênio Leandro Machado, e desenvolveu um estudo tendo como foco de pesquisas o tratamento e a detoxificação de efluentes hospitalares através de processos oxidativos avançados. O trabalho de mestrado resultou na publicação de um artigo científico em periódico de reconhecida excelência.

No ano de 2011, o então mestre Carlos Alexandre Lutterbeck foi contemplado com uma bolsa de estudos do CNPq para a realização do doutorado no exterior, junto ao Instituto de Química Ambiental e Sustentabilidade da Universidade de Lüneburg (Leuphana Universität Lüneburg), Alemanha, sob a orientação do professor Klaus Kümmerer. Em outubro de 2015, defendeu com êxito a sua tese denominada Environmental Fate of Selected Anticancer Drugs: Photodegradation, Biodegradation and Toxicity of Cyclophosphamide, 5-Fluorouracil, Methotrexate and Imatinib e obteve assim, o título de doutor em Ciências Naturais (Dr. rer. nat.).

O trabalho de doutorado foi desenvolvido em parceria com a Unisc, quando foram desenvolvidas atividades ao longo de um ano. As atividades foram supervisionadas pelo professor Ênio Leandro Machado, que também foi co-orientador da tese. Ao longo de pouco mais de três anos e meio, a parceria Leuphana/Unisc resultou na publicação de seis artigos científicos em peródicos de reconhecida excelência (Chemosphere, Science of the Total Environment e Environmental Pollution), bem como na publicação de um capítulo de livro.

Além disso, diversos pôsteres foram apresentados em eventos científicos internacionais de reconhecida grandeza, realizados nas cidades de Barcelona (Espanha), Vancouver (Canadá), Edimburgo (Escócia), Nashville (Estados Unidos), Atenas (Grécia) e Nimês (França).

 

*Publicado por Josemar Santos

 
 
30/08/2016 às 15h 07min

Seleção Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental - Turma 2017

 

Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental tem inscrições abertas

 

O programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado, da UNISC, está com inscrições abertas. A seleção será feita em novembro de 2016 e os novos alunos ingressarão em fevereiro de 2017. O período de inscrições da seleção começa no dia 01 de setembro até 08 de novembro de 2016.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ppgta. No site também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, vagas, bibliografia recomendada, documentação necessária para inscrição, valores, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.

Mais informações na Secretaria do Mestrado, pelo telefone (51) 3717-7545.

 

04/08/2016 às 15h 14min

Projetos em andamento em nossa Instituição

É com orgulho que divulgamos o vídeo elaborado em parceria entre PMT/VRP, ITUNISC, TecnoUnisc, PROPPG e ASSCOM, sobre alguns dos projetos em andamento em nossa Instituição.

 

 
22/06/2016 às 08h 55min

Resultado seleção complementar doutorado

Lista dos selecionados da Seleção Complementar do Doutorado 2016, realizada em junho de 2016, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:

SELECIONADOS POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

  1. Nilmar Azevedo de Melo
  2. Ana Leticia Zappe
  3. Elizandro Oliveira Silveira
  4. Jocelene Soares
  5. Ana Paula Vestena Cassol
  6. Nájila Souza da Rocha
  7. Thamires Klein de Souza
  8. Janaína Wohlenberg
  9. Thomas Muller Schmidt
  10. Luiz Henrique Rauber Rodrigues

 

Salientamos que a matrícula dos selecionados acontecerá no dia 29 de junho de 2016.

 

Atenciosamente,

Coordenação PPGTA

 

 
31/05/2016 às 16h 50min

SELEÇÃO COMPLEMENTAR DOUTORADO

 

Doutorado em Tecnologia Ambiental – Seleção Complementar Doutorado 2016

 

O programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental – Doutorado, da UNISC, estará com as inscrições abertas no período de 01/06/16 a 15/06/16.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ppgta. No site também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, vagas, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.

 

Período de inscrição: 01/06 – 15/06

Seleção: 20/06

Divulgação selecionados: 22/06

Matrícula: 29/06

Vagas: 2 (1 com bolsa e 1 sem bolsa)

 

Mais informações na Secretaria do Programa, pelo telefone (51) 3717-7545 ou pelo e-mailppgta@unisc.br.

 
12/05/2016 às 09h 11min

Inscrições Aluno Especial

INSCRIÇÕES ABERTAS:

ALUNO ESPECIAL – MESTRADO E DOUTORADO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, da Universidade de Santa Cruz do Sul – PPGTA/UNISC abre na segunda-feira as inscrições para os interessados em cursar uma disciplina na modalidade ALUNO ESPECIAL. A inscrição podem  ser feitas de 16 à 31 de maio de 2016.

Há possibilidade de ingresso nas disciplinas: Tratamento de Águas Residuárias (quinta-feira à noite); Recuperação de Áreas Degradadas (quinta-feira à tarde); Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos (sexta-feira à tarde) e Microbiologia Aplicada (sexta-feira pela manhã). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo, também, aproveitá-la em caso de ingresso no Programa na próxima seleção. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.

Para inscrição é necessário apresentar:

Mestrado

*Cópia do RG, CPF;

*Histórico escolar e diploma da graduação;

*Curriculum Lattes.

Doutorado

*Cópia do RG, CPF;

*Diploma Mestrado;

*Curriculum Lattes.

Os interessados devem procurar a Secretaria do Mestrado, na sala 5342, do Bloco 53, do campus da UNISC, para preencher um requerimento de solicitação como aluno especial ou acessar o site do Programa, www.unisc.br/ppgta, no link Aluno Especial. Após a aprovação do requerimento, a coordenação do PPGTA entrará em contato com o aluno para comunicar o parecer e a data da matrícula.

As aulas do segundo trimestre iniciam no dia 30 de junho de 2016. Mais informações pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717 7545.

 
 
18/03/2016 às 17h 15min

Painel debate tecnologia ambiental e qualidade de vida

Painel debate tecnologia ambiental e qualidade de vida

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGTA) realizou nesta quinta-feira, dia 17 de março, o painel Tecnologia Ambiental e qualidade de vida: novos desafios. A atividade ocorreu na sala 5328, bloco 53 e foi ministrada pelo doutor em Engenharia Civil Hidráulica e Saneamento e coordenador da área Engenharias I da Capes, Eduardo Cleto Pires; e pela mestre em Ecologia e representante da Abes-RS, Rosele de Felippe Wittée Neetzow. O evento foi alusivo aos 10 anos do PPGTA e também integrou o cronograma de inauguração do curso de Doutorado em Tecnologia Ambiental. (Na foto da esquerda para a direita: a coordenadora do PPGTA, Rosana Schneider, e os palestrantes Eduardo Pires e Rosele Neetzow).

*Josemar Santos (Imprensa/Unisc).

 
 
17/03/2016 às 14h 15min

Professor da Unisc é contemplado com bolsa do CNPq

Professor da Unisc é contemplado com bolsa do CNPq

O Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) divulgou os resultados das Bolsas de Produtividade em Pesquisa 2016 (PQ) e, entre os contemplados, está o professor do Departamento de Biologia e Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado (PPGTA) da Unisc, Eduardo Lobo Alcayaga. O CNPq concede as bolsas PQ para interessados de todas as áreas do conhecimento, desde que atendam aos critérios dos Comitês de Assessoramento, com o objetivo de destacar o pesquisador e valorizar sua produção científica.

A bolsa, implementada em março de 2016, terá uma duração de 36 meses. O professor Lobo foi classificado na área das Ciências Ambientais, com o projeto Avaliação da eficiência da implantação de áreas de preservação de recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Arroio Andréas, RS, Brasil, estabelecida através do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), utilizando programas de monitoramento ambiental: modelo de sustentabilidade socioeconômica e ambiental, vinculado ao PPGTA.

O PSA está sendo executado pela Unisc, decorrente de uma parceria estabelecida com a empresa Universal Leaf Tabacos e a Fundación Altadis (entidade sem fins lucrativos pertencente ao Grupo Imperial Tobacco), que assinaram, em 2011, convênio para a execução do projeto Protetor das Águas na sub-bacia do Arroio Andréas, a ser desenvolvido num período de seis anos (2011- 2016). O objetivo é proteger as nascentes e as áreas ripárias da referida Bacia, garantindo a preservação dos recursos hídricos mediante o pagamento aos agricultores de pequenas propriedades pelo fornecimento de serviços ambientais de proteção das nascentes que se situam em suas propriedades.

O Protetor das Águas conta ainda com o apoio do município de Vera Cruz, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Comitê Pardo), do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A partir de 2017, Vera Cruz assume na sua totalidade o PSA, por meio do Projeto de Lei Municipal nº 137/2015, que pretende instituir a Política Municipal de PSA com a criação do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais e do Fundo Municipal de PSA.

Neste contexto, a pesquisa atrelada à bolsa PQ visa avaliar a eficiência da implantação dessas áreas de preservação de recursos hídricos, estabelecidas através do PSA, utilizando programas de monitoramento ambiental (variáveis físicas, químicas e biológicas), no período 2016/2019. Segundo o professor Lobo, a proposta é inédita para o sul do Brasil.

“Cientes da importância e do comprometimento com o desenvolvimento regional, a Unisc, em parceria com o projeto Protetor das Águas, coloca-se na vanguarda das ações que envolvem o gerenciamento dos recursos hídricos e sua biodiversidade, no sentido de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento científico e tecnológico da região e do País. Essa contribuição é entendida como um processo contínuo de busca da melhoria da qualidade de vida da população e de proteção ao meio ambiente”, destaca o docente.

*Felipe Nopes (Imprensa/Unisc)

 
 
11/03/2016 às 09h 24min

Convite do Painel comemorativo aos 10 anos do Mestrado e ao início das atividades do doutorado em Tecnologia Ambiental

Convite do Painel comemorativo aos 10 anos do Mestrado e ao início das atividades do doutorado em Tecnologia Ambiental

 

 
17/02/2016 às 15h 44min

Selecionados Mestrado - Seleção Complementar 2016

Santa Cruz do Sul, 17 de fevereiro de 2016.

Vimos informar abaixo a lista dos selecionados da Seleção Complementar do Mestrado 2016, realizada em fevereiro de 2016, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:

SELECIONADOS

* Gustavo Colares

* Juliana Medeiros

* Ricardo Boettcher

Salientamos que a matrícula dos selecionados acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2016.

Atenciosamente,

Profª. Drª. Rosana de Cassia de Souza Schneider

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Douorado.

MENU PRINCIPAL