Desde o lançamento da Rede Sapiens, em novembro de 2019, o projeto recebeu 21 mil visitantes únicos em seu site e dezenas de trabalhos inscritos, representando 12 universidades gaúchas, entre instituições públicas e particulares. Ao total, foram mais de 150 pessoas envolvidas, entre mestres, doutores e seus orientadores.

Na tarde desta quarta-feira, dia 26 de maio, aconteceu a cerimônia de premiação on-line (https://youtu.be/EHPzncdBRrU), na qual foram revelados os 10 vencedores, com base no número de visualizações dos vídeos enviados. Entre os agraciados está Gleison de Souza Celente, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc (PPGTA), que ficou em 5º lugar, com o trabalho intitulado Uso combinado de microalgas e wetlands construídos com fluxo vertical como tratamento terciário descentralizado de efluente sanitário, orientado pelo professor Eduardo Alexis Lobo Alcayaga e co-orientado pelo professor Ênio Leandro Machado. Com 880 visualizações, o prêmio recebido foi de R$ 1.000 reais, mais 2 vagas para o curso para Gestão de Resultados, da Merithu Consultoria.

O evento contou com a presença de Alexandre Trevisan, CEO da uMov.me; Luís Lamb, secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS; Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, coordenador do Pacto Alegre, Artur Roberto Oliveira Gibbon, presidente da Reginp; e Rafael Roesler, diretor técnico-científico nomeado da Fapergs.“É um resultado muito importante que apresentamos hoje para dar visibilidade à produção acadêmica no Rio Grande do Sul. Eu acredito que essa união entre empresas e academia pode contribuir, e muito, com o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, reforça Lamb.

Com o objetivo de promover a tríade universidades-sociedade-mercado, a Rede Sapiens é uma iniciativa do Pacto Alegre, liderada pela uMov.me Arena. Possui curadoria da Fapergs e da Reginp, além do apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, de universidades, entidades e empresas.