Internacional AcessibilidadeAcessibilidade

Serviços Comunitários

A Fisiounisc, nome designado à Clínica Escola de Fisioterapia da UNISC, vinculada ao Curso de Fisioterapia, é um dos mais modernos centros de reabilitação física do país. Planejada e construída para atender os pacientes da comunidade local e regional com a maior comodidade e acessibilidade possível, através da utilização dos modernos recursos físicos disponíveis na área de Fisioterapia, em salas climatizadas. Sua área física é de 983 m2, assim distribuídos:

  • Recepção e sala de espera;
  • 2 Consultórios para avaliação fisioterapêutica;
  • 1 Sala de orientação de estágio;
  • 1 Sala de Fisioterapia Pediátrica;
  • 1 Sala para os estagiários;
  • Setor de Cinesioterapia;
  • Setor de Mecanoterapia;
  • Setor de Hidroterapia ( piscina aquecida e turbilhão)
  • 2 Salas para Projetos de Extensão;
  • Setor de Eletroterapia e Parafina;
  • 3 Conjuntos de sanitários acessíveis.

 

A Fisiounisc está preparada para prestar atendimentos fisioterapêuticos àqueles indivíduos que apresentam alguma alteração funcional em 11 especialidades, são elas: ortopedia, traumatologia, neurologia adulto e infantil, pediatria, amputados, reumatologia, dermatofuncional, cardiovascular, pneumologia e uroginecologia. Estes acontecem nos turnos manhã, tarde e noite.

Abriga importantes projetos de extensão, atividades de práticas independentes e práticas assistidas das disciplinas que compõe a matriz curricular do Curso de Fisioterapia.

Atualmente são oferecidos os seguintes projetos de extensão:

  1. Atenção Fisioterapêutica Integral à Saúde Mulher. Responsáveis:  Claudia Maria Schuh e Profa Ana Cristina Sudbrack
  2. Serviço de Reabilitação Física. Responsáveis: Profa. Angela Cristina Ferreira da Silva e Prof Rafael Kniphoff da Silva
  3. Oficinas de Saúde na Hidroterapia. Responsável: Patrícia Oliveira Roveda

Apresentamos a equipe de professores fisioterapeutas orientadores/supervisores de estágio supervisionado da Fisiounisc:

Angela Cristina Ferreira da Silva

Ana Cristina Sudbrack

Claudia Maria Schuh

Paula Bianchetti

Patrícia Oliveira Roveda

Rafael Kniphoff da Silva

Valéria Neves Kroeff Mayer

 

Equipe de apoio:

     Técnico administrativo: Samoel Elias Iserhardt

Estagiarias funcionárias: Julia Rocha Cardoso  e Vivian Rubert Puntel

Bolsistas: Patrícia  Xavier oliveira e  Renata Limberger Schuck

 

Através da Fisiounisc, o Curso de Fisioterapia presta um importante serviço à comunidade macrorregional, proporcionando melhora da qualidade de vida da população por ela assistida, o que reafirma o compromisso da Unisc como Instituição Comunitária. 

 

Informações para 2018/2:

            A inscrição para 2018/2 será aberta a partir do dia 10 de julho, podendo ser pessoalmente ou pelo fone: 3717-7538 com a escolha prévia do turno. A prioridade são crianças/adolescentes até 15 anos e as especialidades citadas acima.

Para realização dos atendimentos existe uma taxa de avaliação, a qual, deverá ser consultada junto à recepção.

 Horário de atendimento: 07:30hs as 21:30hs    

     

Comunidade na Clínica Fisiounisc: Uso da Fisioterapia Aquática

 

Professora Msc. Patrícia Oliveira Roveda

 

            A clínica escola de Fisioterapia da UNISC – Fisiounisc, vem há 18 anos oferecendo serviços de qualidade à comunidade local e regional. Dentre as diversas possibilidades de prevenção, tratamento e reabilitação na Fisioterapia menciona-se a Fisioterapia Aquática (FA).  A FA é realizada em piscina bem aquecida (32 a 36ºC), uma das diferenças de piscinas utilizadas para natação e outras modalidades aquáticas, as quais tem menor temperatura, além de adaptações arquitetônicas (escada  e rampa com corrimão e barras), as quais oferecem maior conforto, acessibilidade e segurança aos pacientes.

            A FA é destinada para pessoas/pacientes de diferentes faixas etárias (da pediatria à geriatria) que apresentam diferentes diagnósticos de origem neurológica,  reumática, ortopédica, traumatológica, desportiva, respiratória, cardíaca, oncológica e ginecológica, sendo que nosso curso vem, ao longo dos anos, ofertando este atendimento à comunidade de modo a presenciar e acompanhar a evolução e o progresso de centenas de pacientes. 

            Vários são os benefícios alcançados neste meio diferenciado, através das propriedades físicas e fisiológicas da água aquecida, citamos: alívio de dor, redução do espasmo muscular, modulação de tônus muscular, melhora de amplitude de movimentos articulares, reeducação precoce da marcha, treino de equilíbrio, fortalecimento muscular, melhora da qualidade do sono e de vida, dentre outros. 

            Como funciona nosso serviço: os pacientes se inscrevem na Fisiounisc nos períodos determinados, são selecionados de acordo com as vagas e tipo de patologia, agenda-se a avaliação fisioterapêutica onde se investiga as necessidades de cada pessoa, assim como as possíveis contraindicações da imersão e de certas condutas. Após avaliação, os estagiários de final de curso, junto aos professores fisioterapeutas traçam metas e condutas específicas a cada caso e inicia-se o tratamento.

            É com alegria e gratidão que na trajetória do Curso temos acompanhado a melhora e as pequenas e grandes conquistas de um enorme contingente de pacientes por nós acompanhados, o que é fundamental para a qualidade de vida do próprio paciente, assim como enriquece muito a formação acadêmica de nossos alunos, futuros fisioterapeutas, pois cada sessão e todo o processo de recuperação propicia um enorme aprendizado teórico-prático acadêmico e profissional.

            Além do setor de hidroterapia oferecer vagas no estágio supervisionado, também existe a disciplina chamada Fisioterapia Aquática no sexto semestre e a possibilidade de participação da comunidade em Projetos de Extensão e pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso que ocorrem na piscina sob orientação docente.

 

 

MENU PRINCIPAL