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Pesquisa

Catálogo de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa

Definição

Linguagem, Experiência Intercultural e Educação

A educação como experiência de ensinar e aprender na criação de si e do mundo. Estudos de diferentes dimensões da linguagem, das tecnologias e da interculturalidade no campo da educação, considerando a inseparabilidade do imaginar e do viver as escolas e demais contextos educativos.

Arquitetura e habilidade

 

Estudos voltados à qualificação dos espaços arquitetônicos e edificações em relação às necessidades específicas de seus usuários tais como ergonomia, acessibilidade, conforto ambiental, sustentabilidade, técnicas-construtivas e organização físico funcional.

Biodinâmica humana

Aborda o contexto da atenção à saúde do indivíduo de populações, compreendendo métodos de avaliação clínica, marcadores genéticos, nutricionais, bioquímicos e atividade física. Estuda a atenção a agravos hipocinéticos, crônico-degenerativos e a reabilitação, visando à promoção da saúde.

Biodiversidade vegetal, animal, de fungos e de microorganismos

Estudo sobre a biodiversidade de plantas, animais, fungos, microorganismos incluindo estudos morfológicos, anatômicos, taxonômicos, de sistema e ecologia.

Biologia celular, molecular e biotecnologia

Estudo e análise de microorganismos e suas interações com o ser humano e o meio ambiente. Melhoramento genético de microorganismos de interesse industrial e na área médica e estudo da variabilidade normal e patológica do genoma humano.

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Desenvolve tecnologias para produção, conservação e aplicação na indústria de alimentos e acompanha o controle de qualidade de matérias primas e alimentos processados.

Ciência e Tecnologia de Materiais

Estuda os processos de produção, controle de qualidade, desenvolvimento de tecnologias envolvendo materiais e reciclagem de plásticos, bem como os processos de produção, o desenvolvimento de novos produtos e novos materiais e seus compostos, visando o controle de qualidade e o desenvolvimento de novas metodologias.

Constitucionalismo Contemporâneo

Busca compreender o fenômeno constitucional em seu aspecto de consolidação jurídica de garantias próprias de uma sociedade automativa complexa, em razão da pluralidade normativa que lhe é própria.

Construção de conhecimento

Promoção de pesquisa e construção do conhecimento no paradigma da auto-organização e inseparabilidade conhecer/ser.

Desenvolvimento e Integração Regional

Análise dos diferentes processos econômicos e organizacionais da integração regional, manifestos nos diferentes sistemas regionais de produção e inovação, tais como as redes regionais, os consórcios regionais de prestação de serviços, os sistemas regionais de educação, as redes de cidades e/ou aglomerados urbanos, as economias de aglomeração, enfim, os diferentes arranjos regionais de produção e inovação, determinantes das diferentes dinâmicas de organização social do desenvolvimento regional.

Desenvolvimento Sustentável, Rural e Agrobusiness

Estuda os complexos agroindustriais, análise e proposição de processos de desenvolvimento sustentável.

 

Desenvolvimento, Ordenamento territorial e Meio Ambiente

Abordagem dos processos de ordenamento territorial na promoção do desenvolvimento regional, análise dos arranjos territoriais.

Dimensões Instrumentais das Políticas Públicas

Focada em uma perspectiva instrumental, baseada nos diferentes mecanismos jurídicos e sociais à disposição do poder público e da sociedade no sentido de se garantir e viabilizar a implementação dessas políticas públicas.

Direitos Humanos

Abordagem de temas que envolvam o Estado, o Direito, os Direitos Humanos e Fundamentais, e a Democracia na perspectiva global.

Diversidade e Políticas Públicas

Pretende trabalhar o tema das Políticas Públicas a partir de uma perspectivas voltada para os seus aspectos materiais, caracterizados por diferentes áreas que demandam ações em termos de políticas públicas.

Educação, trabalho e emancipação

Estudos sobre as relações entre trabalho e educação na perspectiva da emancipação humana e suas interfaces sociológicas e filosóficas, envolvendo o domínio da filosofia da ação e do conhecimento, bem como da história da ética e do pensamento utópico.

Educação ameríndia, princípio biocêntrico e movimento sociais

Estudos da aprendizagem constituída com as linguagens e práticas culturais dos movimentos sociais, grupos, organizações cooperativas e comunitárias, que contemplem a perspectiva de uma educação biocêntrica que cultiva a formação de vínculos no processo de conhecimento tendo a vida como referência central.

Educação, cultura e produção de sujeitos

Estudos sobre a cultura e produção de sujeitos, a partir da problematização referentes à identidade diferença, relações de saber-poder e estratégias biopolíticas no campo da educação, contemplando, em uma perspectiva interdisciplinar, temáticas relativas à saúde, assistência social, relações étnico raciais, relações de gênero e sexualidade, infância, inclusão, espacialidades, currículo, políticas públicas e formação de professores.

Educação em saúde

 

Envolve estudos sobre a formação inicial, continuada e permanente dos profissionais da saúde em interface com as atividades hospitalares. Corroborando com os objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Profissionais da Saúde, esta linha de pesquisa tem como objetivos investigar estratégias que desenvolvam: o processo contínuo de aprender a aprender, resgatando os conhecimentos prévios, fomentando a curiosidade e a formulação de perguntas, bem como a busca de respostas cientificamente articuladas; a autonomia de aprendizado e a percepção da necessidade da educação/formação permanente e educação continuada, a partir da mediação dos professores e profissionais dos serviços de saúde, especialmente do hospital; a interprofissionalidade como característica fundamental da formação em saúde, a partir da reflexão sobre a própria prática e a interlocução qualificada com equipe multiprofissional e interdisciplinar; técnicas de simulação (em ambientes protegidos), no intuito de criar novas técnicas de cunho profissional e organizacional, bem como novos suportes pedagógicos para a aprendizagem cooperativa e colaborativa.

Ensino, educação e formação de professores

Promoção e estudo do professor em seu contexto de trabalho e a trajetória profissional.

Engenharia Elétrica

Estudos e pesquisas voltados às áreas de abrangência da engenharia elétrica visando a criação, a otimização e o desenvolvimento tecnológico de produtos, sistemas e processos nos campos: da automação de sistemas elétricos; da automação predial, residencial e industrial; da medição e monitoramento de sistemas elétricos; do gerenciamento, condicionamento e qualidade da energia elétrica; da eficiência energética; da iluminação elétrica; das máquinas elétricas, acionamentos e comandos; das instalações elétricas; da proteção contra descargas atmosféricas; da geração eólica e fotovoltaica de energia elétrica; da eletrônica; da microeletrônica; da eletrônica de potência; da manutenção industrial elétrica e da eletrotécnica.

Epistemologia lógica e cognição

Investigação da lógica clássica e não-clássica, polivalente e institucionalista, as ciências cognitivas e a filosofia da mente.

Estado, Instituições e Democracia

Enfoca o estudo das capacidades institucionais em seus vários níveis, de tomar iniciativa, mediar e regular os processos de gestão do território. Analisa conflitos, tensões e produção de consensos entre poder público e agentes sociais.

Estilo de vida e saúde da família, do escolar e do trabalhador

Aborda o contexto sociocultural de vida do indivíduo e de populações, onde se dão as relações humanas e se estabelecem as situações de risco e vulnerabilidade. Inclui sob a ótica de aspectos epidemiológicos e de educação em saúde, a nutrição, a saúde mental, a atividade física e o lazer, em especial, no âmbito da família, da escola, do trabalho, visando a promoção da saúde.

Estrutura e Dinâmica Organizacional

Desenvolve estudos relacionados à estrutura, à dinâmica organizacional e dos elementos internos e externos das organizações, atinentes aos seus objetivos, metas e indicadores de avaliação.

Estudos literários e midiáticos

Congrega as pesquisas de professores das áreas de Literatura, Filosofia, Educação e Comunicação. São projetos que se situam no campo mais amplo das teorias literárias e estéticas, mas voltam-se, de forma mais específica, para os temas das narrativas, dos estudos de literatura em sala de aula e dos estudos literários em torno de autores, temáticas ou historiografia literária, bem como das interfaces entre literatura e mídia. Considerando, ainda, a perspectiva inter/transdisciplinar do Programa e o seu foco na leitura e na Educação Básica, a linha se alicerça em uma sólida formação teórica voltada para questões aplicadas. Assim, a linha de pesquisa “Estudos literários e midiáticos” se define a partir de propostas de projetos de caráter hermenêutico, crítico e histórico que discutem a violência, a memória, a autobiografia e a autoficção, as questões de gênero e identidade, as narrativas midiáticas, a leitura e a hiperleitura, predominantemente de forma inter/transdisciplinar. Ao lado desses indicativos, há outros projetos de natureza transdisciplinar que contemplam as teorias da complexidade e as auto- narrativas. Nessa linha condensam-se pesquisas em desenvolvimento no Mestrado, que apresentam uma relação mais estreita com a visão epistemológica associada às narrativas.

Estudos linguísticos e cognição

Propõe-se a discutir e problematizar a dupla face dos estudos da leitura - a representada pela corrente das ciências naturais e a representada pelas ciências sociais. De um lado, trata de analisar e discutir os modelos de funcionamento cerebral existentes e, de outro, busca delinear pesquisas inter-relacionando fenômenos linguísticos e enunciativos a fenômenos de ordem cognitiva e cultural. Nessa ótica, o estudo da cognição é entendido como via de acesso e compreensão do sujeito, a partir do qual discute-se seu lugar na sociedade contemporânea. Busca-se explicar a gênese interacional da significação, considerando a representação simbólica e as manifestações culturais, bem como as formas de convivência criadas pelos grupos humanos ao longo de sua evolução, tendo em vista as possibilidades e restrições da mente humana. Assim, nessa linha, pretende-se problematizar, analisar e testar, sempre que possível, alternativas teóricas e hipóteses que forneçam subsídios para a formulação de mecanismos explicativos que englobem linguagem, cognição e contexto cultural. Portanto, a natureza interdisciplinar da Linguística, perspectiva predominante nessa linha de pesquisa, dialoga com outras disciplinas, tais como biologia, antropologia, psicologia cognitiva, psicanálise, história, no estudo de uma vasta gama de fenômenos. Participam dessa linha professores com formação em Linguística, Psicologia Cognitiva, Filosofia e Educação.

Estudos de mediação em leitura

A linha busca reunir pesquisas que investiguem processos de mediação do conhecimento envolvendo a linguagem, em suas diferentes expressões e a Educação Básica. O intuito é evidenciar as implicações educacionais da experiência de ler ao reconhecer que os mecanismos de compreensão e atribuição de sentido que tanto derivam, quanto redimensionam a interação entre sujeitos e deles com o mundo em uma relação mediada por artefatos culturais, sendo o mais evidente a própria linguagem. O foco desta linha, portanto, é a leitura de diferentes gêneros, que pode ser entendida tanto em sentido amplo (como a maneira de compreender e de interpretar a multimodalidade presente nas várias linguagens), quanto em sentido estrito (habilidade de decodificar um código, como o alfabético, condição sine qua non para a compreensão leitora).

Genética humana

Estudo de polimorfismos relacionados a doenças crônico-degenerativas e avaliação de genotoxicidade. Estudo da variabilidade normal e patológica do genoma humano.

Gerontologia social

Pesquisas sobre o envelhecimento tanto na área de saúde física quanto mental e social. Promoção de estudo e discussão do lugar que ocupam os indivíduos da terceira idade na sociedade contemporânea. Relação das políticas públicas e as iniciativas sociais para este setor e as diversas formas de construção e representação da terceira idade como identidade.

Gestão de processos Industriais

Abordagem de soluções avançadas na gestão dos processos industriais como: sistema de manufatura aditiva, lean e green, visando a competitividade, inovação e tecnologias limpas. Aplicação da gestão nas áreas de conhecimento, de indicadores de performance e da sustentabilidade com base na Triple botton line. Atuação em melhorias de processos industriais e tomada de decisão com foco no desenvolvimento de ferramentas, sistemas e ambientes computacionais que realizem prognósticos, gestão de sistemas sustentáveis, gestão do ciclo de vida de produtos e de serviços, aprendizagem organizacional. Utilização dos conhecimentos de gestão de processos, gestão do conhecimento, inteligência artificial, algoritmos de otimização em processos industriais que tenham como requisito qualidade e produtividade, desenvolvimento de produtos e cadeias de suprimentos dentre outros. Envolve um conjunto de temas modernos de reconhecido saber do ponto de vista da gestão industrial e da tomada de decisão em cenários e/ou sistemas complexos.

Gestão Estratégica de Marketing

Contempla estudos sobre o comportamento do consumidor, métodos de análise e a formulação de políticas e o desenvolvimento da estratégia e a gestão de marketing nas organizações em suas diversas perspectivas. As principais áreas temáticas são: gestão de marketing, comportamento do consumidor, marketing de relacionamento e marketing eletrônico.

Gestão Estratégica de Operações e Relações Inter organizacionais

Está fundamentada em estudos de investigação científica que buscam o estabelecimento de uma interface entre todas as áreas funcionais das organizações de forma integrativa. As principais áreas temáticas desta linha de pesquisa são: gestão estratégica, gestão de operações, logística e cadeia de suprimentos, estratégias tecnológicas, gestão da inovação e aglomerações produtivas.

Gestão e Manejo de Recursos Naturais

A linha de pesquisa “Gestão e Manejo de Recursos Naturais” apresenta como um dos seus principais focos de ação estudos de monitoramento ambiental em bacias hidrográficas, incluindo a preservação e conservação de ecossistemas, além das áreas da Ecotoxicologia e Agroecologia.

História, cultura e sociedade

Investigação da história nas suas dimensões social, cultural, política e econômica.

Inovação e Tecnologia em Sistemas e Processos Industriais

Estudos de formas inovadoras para melhoria de sistemas e processos industriais, o desenvolvimento e utilização de tecnologias modernas que impactam na agregação de valor para organizações. Promoção e fomento da otimização de recursos e auxílio na identificação de maneiras inovadoras para concepção de novos produtos, processos e serviços. Desenvolvimento de novas formas de buscar soluções frente às demandas exigidas por meio da aplicação da tecnologia e de abordagens como design thinking e design science research. Combinação de conhecimentos das engenharias, negócios e computação, como por exemplo: inteligência artificial, simulação, ciência dos dados, processamento de imagens, sistemas embarcados, pesquisa operacional, modelos de negócios para a inovação, dentre outras.

Limnologia

Estudo de monitoramento biológico (físico, químico e biológico), bioindicadores, ecotoxicologia, controle biológico e tecnologias de prevenção e remediação da poluição.

Linguagens, infância e educação

Estudo das linguagens na educação da infância como ação narrativa que adere corpo, experiência e mundo.

Microbiologia aplicada à Tecnologia Ambiental

Essa linha de pesquisa se destina ao estudo de biorremediação de água, ar ou solos e bioprospecção e caracterização de micro-organismos a partir de resíduos/ efluentes. Além disso, o desenvolvimento de processos e produtos, valorando resíduos, bem como, avaliando os processos biotecnológicos afim de minimizar os impactos ambientais.

Novas metodologias e sistemas de inteligência artificial no apoio do processo de ensino aprendizado

Desenvolvimento de sistemas de ensino-aprendizagem que utilizem técnicas de inteligência artificial, estudo e análise de estilos cognitivos relacionados ao processo de raciocínio humano e automatização para um sistema tutor inteligente.

Novas técnicas, metodologias e materiais aplicados à saúde

Estudo de novas técnicas, tecnologias, materiais, metodologias visando ao aperfeiçoamento na assistência ao indivíduo e à coletividade e/ou inovações em diagnósticos e tratamentos de saúde.

Oleoquímica

Envolve estudos sobre extração e caracterização quali-quantitativa de óleos vegetais essenciais e não-essenciais. Estudo de processos de biotransformação  de óleos vegetais.

Organizações, Mercado e Desenvolvimento

Dedica-se à análise da atividade produtiva regional com destaque para agentes e organizações sociais e econômicas, formas de cooperação e conflitos, configurados em distintos modos de organização da produção e do mercado.

Patrimônio Cultural

Estudos que envolve os bens de natureza material e imaterial que constituem o patrimônio cultural brasileiro, especialmente os modos de criar, fazer e viver; as obras, os objetos, os documentos e as edificações; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico e arqueológico.

Políticas Públicas de Inclusão social

Busca delimitar as condições e possibilidades de gestão dos interesses públicos a partir da construção de políticas de inclusão social e participação política da cidadania.

Práticas clínicas contemporâneas, políticas públicas e saúde mental

Desenvolvimento de pesquisas e tecnologias clínicas, voltadas para intervenções em contextos em que são implementadas políticas públicas no campo da saúde mental.  Elaboração de diagnósticos, ferramentas e intervenções ​​em que os processos de saúde e de adoecimento se façam presentes.

Práticas sociais, organizações e cultura

Pesquisas​ voltadas para o desenvolvimento de ​ferramentas e tecnologias, dispositivos de investigação e programas de intervenção para resolução de problemas ligados às organizações e comunidades nos diferentes contextos culturais. Problematiza as ações e as intervenções institucionais e coletivas numa perspectiva social.

Processos Cognitivos e Textualização

Estudo da interação entre os processos cognitivos e culturais, em especial os linguísticos, envolvidos na construção de sentidos a partir da leitura.

Processos narrativos, comunicacionais e poéticos

Investigação dos processos de conhecimento e de sentido inerentes à leitura de textos de natureza literária e comunicacional. Contempla o estudo de produções escritas, imagéticas, sonoras  e hipertextuais.

Psicologia e desenvolvimento humano

Promoção e investigação das transformações biopsicossociais na vida dos sujeitos nos mais variados aspectos do seu desenvolvimento.

Reabilitação em saúde e suas interfaces

Avaliação da influência da abordagem interdisciplinar em indivíduos com distúrbios cardiovasculares, respiratórios e/ou metabólicos e a sua inter-relação com os aspectos físico-funcionais, nutricionais, psicológicos e farmacológicos destes indivíduos. Análise das alterações fisiopatológicas que estão envolvidas nos distúrbios cardiovasculares, respiratórios e/ou metabólicos. Estudos do aumento da morbi-mortalidade em decorrência das doenças crônico-degenerativas e sua relação com a elevação da expectativa de vida da população brasileira e mundial.

Reciclagem, Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos

Organiza ações voltadas para a reciclagem, o tratamento e a disposição de resíduos sólidos.

 

Redes e Organização Territorial

Análise e compreensão da dinâmica de constituição e funcionamento das redes técnicas e redes de empresas e sua relação com a organização do território; aprofundar a reflexão teórica e metodológica sobre o uso do conceito de rede na análise espacial e na organização da gestão territorial.

Revalorização, Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos

Gerenciamento de resíduos sólidos auxiliando na tomada de decisões a partir da tecnologia com foco para a revalorização, tratamento e disposição dos resíduos. Visa aplicar e/ou desenvolver técnicas para a diminuição do impacto ambiental de resíduos sólidos além do desenvolvimento de ferramentas que possibilitem o diagnóstico e prognose da efetividade do gerenciamento ambiental de atividades antropogênicas.

Robótica aplicada à Educação

Desenvolve protótipos funcionais de robôs aplicados ao ensino e à pesquisa.

Saúde Coletiva

Estudo de aspectos, além dos tratados pelas ciências naturais, envolvidos na configuração dos padrões coletivos de morbi-mortalidade e das formas sociais de organização e cuidados em saúde.

Sistemas de computação

Implementação de sistemas computacionais para o suporte ao desenvolvimento e desempenho dos sistemas de computação.

Sistemas embarcados e Microeletrônica

Desenvolve trabalhos com computação reconfigurável, configuração de dados, microeletrônica e sistemas embarcados.

Sociedade, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional

Aborda os processos sociais, culturais e políticos do desenvolvimento regional, articulando seus objetos em torno da configuração dos espaços público e privado, com ênfase nas políticas públicas, bem como nas formas de capital cultural e social.

Tecnologia Analítica de Processos Industriais

Desenvolvimento de tecnologias para a aquisição de informações quantitativas e qualitativas sobre processos químicos, físicos e biológicos, para monitorar, controlar e otimizar sua eficiência no uso de energia, tempo e matéria-prima, contribuindo para a sustentabilidade de processos industriais. Utilização de ferramentas analíticas e de tratamento de dados, bem como princípios das tecnologias limpas de produção.

Tecnologias de prevenção e remediação da poluição

Envolve os princípios de desenvolvimento sustentável, tecnologias limpas e ecologia dos setores produtivos, ocupando-se de etapas de prevenção e remediação com menor uso de energia e insumos.

Tecnologias de Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias

Desenvolvimento da Gestão e Gerenciamento de processos para tratamento de águas de abastecimento e residuárias visando a redução dos impactos ambientais para potabilização e reuso, bem como a recuperação de energia e nutrientes associados ao balanço material e energético dos procedimentos, métodos e processos estudados.

Tecnologias em saúde e segurança do paciente

Tem como objetivo estudos de avaliação e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a segurança dos pacientes, comprometendo-se com a  assistência à saúde de qualidade e segurança, oportunizando, assim, espaço na instituição hospitalar e na universidade para a conscientização sobre a dimensão dos problemas e das falhas assistenciais, buscando intervenções eficazes. Também, promover o uso do conhecimento técnico-científico atualizado no processo de gestão de tecnologias em saúde. Na esfera das tecnologias serão abordados todos os eixos: tecnologias duras, leve-duras e leves. As tecnologias duras estão relacionadas aos equipamentos e dispositivos, já as tecnologias  leve-duras compreendem todos os saberes bem estruturados e definidos do processo de saúde-doença  e, as tecnologias leves são o processo de trabalho vivo dos profissional de saúde com o paciente, no estabelecimento do vínculo entre profissional de saúde e paciente. Assim, a linha de pesquisa busca desenvolver e testar tecnologias duras, leve-duras e leves com o enfoque na qualidade da assistência e na segurança do paciente; desenvolver estudos de avaliação econômica das tecnologias duras, leve-duras e leves com foco na melhor forma de se empregar os recursos financeiros para se obter o maior benefício aos pacientes;  e, usar a ciência de dados a partir de prontuário eletrônico para propor melhorias nos processos de trabalho, segurança do paciente e na gestão.

Território, Planejamento e Sustentabilidade

Abrange um conjunto de temas relacionados à compreensão da dinâmica territorial, considerando as diferentes escalas de ação e de análise dos processos socio espaciais, a diversidade histórico-cultural do território, as estratégias e os instrumentos de gestão e de planejamento territorial, nas distintas dimensões de sustentabilidade envolvidas.

Texto, subjetividade e memória

Articulação da leitura e processos cognitivos, relacionando-a com a subjetividade e a memória, através dos vínculos com o auto conhecimento, o imaginário, a emoção e os resgates de leitura.

Vigilância em Saúde

Aborda o contexto da vigilância, epidemiológica, sanitária e saúde do trabalhador, capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde dos indivíduos e das populações e intervir nos problemas sanitários, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços, visando à promoção da saúde.

Zoologia

Estudo sobre Biologia, Ecologia e Biodiversidade.

 

 

 

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