AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A crise energética e a poluição dos recursos hídricos estimulou pesquisadores de todas as áreas a buscarem por fontes de energias e tratamento de águas residuárias alternativas. Neste contexto, as tecnologias inovadoras baseadas nos conceitos de sistemas foto-bioeletroquímicos (FBESs, do inglês foto-bioelectrochemical systems) vêm ganhando destaque nos últimos anos. Estes sistemas usam biocatalisadores ativos, como microrganismos ou enzimas no seu processo a partir de diferentes fontes de águas residuárias, produzindo biocombustíveis limpos, como a bioeletricidade.

Diante disso, a mestranda do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA), Vanessa Rosana Ribeiro, realizou uma pesquisa de dissertação intitulada Uso de um sistema foto-bioeletroquímico para avaliação da geração de bioeletricidade e biorremediação empregando efluente urbano (sintético) e combinação de bactéria-microalga, sob a orientação das professoras Lisianne Brittes Benitez e Rosana de Cassia de Souza Schneider.

No estudo, a produção de bioeletricidade e a biorremediação de um efluente urbano sintético foi avaliada em um sistema MMFC de bancada. A eficiência eletrogênica das bactérias Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa nas câmaras anódicasbem como a biorremediação pelas microalgas Scenedesmus subspicatus e Pseudokirchneriella subcapitata nas câmaras catódicas foi testadaO sistema laboratorial foi capaz de gerar uma corrente de 560 mV. E as microalgas apresentaram resultados satisfatórios para a remoção de fósforo total e carbono orgânico total no efluente testado (p<0,05). Nos próximos trabalhos serão realizadas modificações no protótipo de laboratório para aumentar a produção de bioeletricidade bem como, melhorar o desempenho biorremediador do sistema.

A defesa ocorreu no dia 5 de março, em sessão virtual, tendo também na banca as professoras Maria Angélica Oliveira Linton (UFSM) e Tiele Medianeira Rizzetti (PPGTA).

 

MENU PRINCIPAL