AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A atividade foi direcionada a estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Marista São Luís

No dia 30 de maio, o Grupo de Pesquisa em Limnologia do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental PPGTA) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) ministrou uma palestra sobre “Biodiversidade do Cinturão Verde: Fauna e Flora e principais desafios”. A atividade foi direcionada a estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Marista São Luís. A palestra fez parte das atividades da Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, com o tema “O nosso Cinturão Verde e Qualidade de Vida”

O Cinturão Verde (CV) é um fragmento florestal urbano com uma área de 465 hectares, que contorna ao norte e leste da cidade de Santa Cruz do Sul, formando um extenso corredor ecológico de indiscutível importância e beleza. Esta área abriga uma significativa biodiversidade de fauna e flora nativas da Mata Atlântica, caracterizando um dos mais expressivos serviços ecossistêmicos de suporte que o CV oferece à comunidade santa-cruzense. 

A ideia principal é mostrar à comunidade escolar, com uma linguagem simples, as belezas escondidas no CV, a flora e fauna, para que sejam conhecidas, apreciadas e entendidas, de tal forma que as pessoas incorporem o CV à cidade, que se sintam parte integrante do mesmo, e sejam capazes de visualizar os inúmeros serviços ecossistêmicos que oferece como, por exemplo, regulação do clima, controle de alagamentos, manutenção da diversidade biológica e genética de espécies, formação de corredor ecológico e fornecimento de água doce, por meio das nascentes presentes no local. 

Segundo o professor Eduardo Lobo Alcayaga, este é, também, o papel estratégico da extensão universitária da Unisc, qual seja compartilhar o conhecimento científico junto à comunidade escolar santa-cruzense, promovendo o desenvolvimento social com sustentabilidade ambiental, buscando despertar a criticidade nos estudantes, construindo caminhos e saberes.

ambiental

Da direta para esquerda, professor Eduardo Lobo Alcayaga, coordenador do grupo de pesquisa e orientador; Marcos Schroeder, aluno de mestrado do PPGTA; Patrik Wiesel e Bruno Deprá, alunos de doutorado do PPGTA; e o diretor do Colégio São Luís, Ney Cesar Morsch

MENU PRINCIPAL