AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Eles apresentaram projeto que visa o desenvolvimento de um sistema híbrido de tratamento de efluentes

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carlos Alexandre Lutterbeck e Ênio Leandro Machado, participaram de uma missão de estudos no estado de Goa, na Índia. Também integravam a equipe a professora do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Ufrgs, Lucia Helena Ribeiro Rodrigues. 

Aprovado na 5ª Chamada BRICS – STI, sob o título: Hybrid Non Sewered wastewater treatment system for safe discharge and reuse – HyWaTS, o projeto visa o desenvolvimento de um sistema híbrido de tratamento de efluentes que permita, além da liberação segura em corpos hídricos, a reutilização destes efluentes para diferentes finalidades. Integram o projeto a Unisc, a Ufrgs, o Instituto de Ciência e Tecnologia Birla, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim e a Universidade de KwaZulu-Natal. 

Os professores permaneceram por seis dias na cidade de Sancoale. Ao longo deste período, tiveram a oportunidade de apresentarem um pouco das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas junto ao PPGTA da Unisc e no IPH da Ufrgs, no Instituto de Ciência e Tecnologia Birla, em Goa. Também assistiram às apresentações dos trabalhos que vêm sendo realizados nas universidades indiana, chinesa e sul africana

Além disso, também ocorreram definições acerca de publicações conjuntas dos grupos de pesquisa. Também, a definição da data e local da próxima missão de estudos: de 18 a 27 de outubro, em Pequim, na China.

visita india

 

MENU PRINCIPAL