O espaço recebeu investimentos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (Sict) e de empresas locais, totalizando R$ 500 mil

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) inaugurou, nesta quarta-feira, 6, a Biofábrica de Agentes Biológicos. O espaço está situado no bloco 60 e recebeu investimentos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (Sict) e de empresas locais que mantêm, ao longo de vários anos, projetos junto ao Laboratório de Entomologia da Unisc, totalizando R$ 500 mil.

Segundo o coordenador dos espaços, professor Andreas Köhler, a biofábrica usa processos biológicos para produção de agentes biológicos. No caso da Unisc, os produtos são insetos: sendo insetos para programas de controle biológico ou processos de bioconversão para produção de larvas de insetos para alimentação animal.

Na biofábrica são desenvolvidos projetos com apoio de empresas da região, principalmente, fumageiras como a BAT Brasil, JTI, Premium Tabacos, Alliance One, Universal Leaf Tabacos, CTA e China Brasil Tabacos. Também, com projetos que recebem verba do governo como o Inova RS, Techfuturo e, a partir de janeiro, o Inova Agro.

Presente na abertura da biofábrica, o diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, falou que a secretaria se preocupa muito em identificar quem são os atores da quádrupla hélice (Universidade, iniciativa privada, poder público e sociedade civil). “Quando a gente vê acontecendo, entendemos o que é a quádrupla hélice, como se articula e quais os resultados, e como as pessoas precisam trabalhar mais coletivamente, algo importante na inovação. E o professor Andreas e toda a sua equipe fazem isso aqui dentro e levam essa inovação para o mercado, isso é determinante e fundamental.”

Também presente no evento, a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, lembrou que a biofábrica sempre foi um sonho do professor Andreas, algo que vinha sendo trabalhado há muito tempo. “O professor tem a característica de se relacionar com empresas da região. Isso faz a diferença: uma pesquisa olhando a necessidade das empresas, da sociedade. Então, é um momento de celebrar uma construção de longo prazo.”

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

faixa