Em solenidade transmitida desde a sala 1002 da Unisc, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 15 de setembro, a programação do X Colóquio Internacional Leitura e Cognição, do IV Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia, da XXI Semana Acadêmica de Letras e do I Encontro Pesquisa em Intermidialidade (1st International Meeting of Researchers in Intermediality). O evento totalmente on-line se estende até esta sexta-feira, 17 de setembro, reunindo pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, para discutir a leitura em uma perspectiva interdisciplinar. Organizado por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado (PPGL) e dos cursos de Letras e de Comunicação Social, o Colóquio tem como tema (Inter)conexões em transformação: culturas, linguagens e mídias em um indizível mundo novo.

Durante a solenidade, a coordenadora do Colóquio, professora Ana Cláudia Munari Domingos, agradeceu o empenho de colaboradores e a participação de representantes de diversos países. “Para além do debate acadêmico, o evento conta com atividades que trazem contribuições relevantes para o campo da linguagem, reforçando a importância de se pensar a comunicação, a leitura e a educação”, disse.

De sua parte, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc (PPGL), professora Rosângela Gabriel, fez um histórico sobre a criação do PPGL e do Colóquio que é realizado a cada dois anos, entrelaçado ao curso de Letras. “A cada edição, o colóquio deixa um legado, seja por meio da página on-line, dos cadernos de resumos e dos livros e revistas organizados a partir dos trabalhos apresentados, permitindo, assim, que toda a comunidade possa comungar da alegria de compartilhar conhecimentos, projetos e experiências”, salientou.

Já o vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, destacou a relevância do evento, que conta com a participação de diversos países. “A nossa instituição de caráter comunitário tem dois pilares fundamentais, sendo a cooperação em todas as comunidades onde nós atuamos e, principalmente, a qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão. Assim sendo, não há nenhuma dúvida que esse evento a cada edição qualifica cada vez mais o nosso ensino, à medida que envolve estudantes de pós-graduação e da graduação para o compartilhamento de conhecimentos”, enfatizou.

Após a abertura, que também teve a participação do coordenador do curso de Letras da Unisc, professor Carlos Renê Ayres, ocorreu a conferência ministrada pela professora Lúcia Santaella, com o tema As ciberlinguagens do contemporâneo. A atividade foi mediada pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Fabiana Quatrin Piccinin.

A programação completa está disponível no site: https://www.unisc.br/site/coloquio2021/