EVENTO ONLINE


X COLÓQUIO INTERNACIONAL LEITURA E COGNIÇÃO
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LEITURA, LITERATURA E MÍDIA
XXI SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS
I ENCONTRO PESQUISA EM INTERMIDIALIDADE
1st International Meeting of Researchers in Intermediality

(INTER)CONEXÕES EM TRANSFORMAÇÃO
Culturas, linguagens e mídias em um indizível mundo novo

Universidade de Santa Cruz do Sul
13 a 17 de setembro

A Universidade de Santa Cruz do Sul, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado dos cursos de Letras e de Comunicação Social tem a honra de convidar pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação a participarem dos eventos coordenados que se unem para discutir a leitura em uma perspectiva interdisciplinar, cuja temática é (INTER)CONEXÕES EM TRANSFORMAÇÃO: Culturas, linguagens e mídias em um indizível mundo novo.

OS EVENTOS:

O Colóquio Leitura e Cognição teve sua primeira edição em 2003, quando um grupo de professores da Universidade de Santa Cruz trabalhava na construção do projeto de Mestrado em Letras, com área de concentração homônima: Leitura e Cognição. O Colóquio vem sendo promovido desde então, a cada dois anos, e, em 2021, chega a sua décima edição, neste ano em que acontecem as primeiras Defesas de Tese de Doutorado, curso aprovado junto à Capes no ano de 2018.

O Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia é promovido pelo GENALIM - Grupo de Estudos sobre Narrativas Literárias e Midiáticas, ligado ao PPGL/Unisc. Sua primeira edição ocorreu em 2015, com o objetivo de agregar áreas do conhecimento que historicamente dialogam com a literatura, caso da Comunicação, Filosofia e Educação.

A Semana Acadêmica do Curso de Letras chega a sua vigésima primeira edição, reafirmando seu compromisso com a formação qualificada de profissionais que se ocupem com o mundo da linguagem, ensino de línguas e literaturas. Nesta edição, a Semana coloca-se como um pré-evento, quando estudantes de graduação e pós-graduação vão reunir-se para discutir os temas do evento e debater as obras dos conferencistas.

O I Encontro Internacional de Pesquisadores é promovido pelo Grupo de Pesquisa Intermídia (CNPq), coordenado pela Profa. Thaïs Diniz, da UFMG, e pelo GT Intermidialidade: Literaturas, Artes e Mídias (Anpoll), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de São João Del Rey. O objetivo do evento é reunir pesquisadores da Intermidialidade do Brasil e de outros países convidados para compartilharem suas perspectivas de pesquisa em torno da Intermidialidade.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para a reflexão conjunta e a articulação entre pesquisadores da área de Letras - Linguística e Literatura - e de suas interfaces, buscando mapear percursos traçados nas últimas décadas, assim como projetar novos caminhos para que a área continue contribuindo para o desenvolvimento educacional, científico e artístico.

PROMOÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Letras (UNISC)

Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e Curso de Letras (UNISC)

Curso de Comunicação Social (UNISC)